Buscar

ANACASSIA_100%_PPP1_GESTÃO_DE_CADEIA_DE_SUPRIMENTOS

Prévia do material em texto

Parada para a Prática – Aula 01
Ana Siuta: Tentativa 1
Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Leia o trecho a seguir:
 
"Os novos arranjos são caracterizados por um grau elevado de outsourcing, contratos de longo prazo, acordos integrativos, coprodução de componentes, troca de ativos específicos, transferência de informações e suporte [...]. Eles também modificam o relacionamento das montadoras com os de autopeças."
SACOMANO NETO, M.; PIRES, S. R. I. Medição de desempenho em cadeias de suprimentos: um estudo na indústria automobilística. Gest. Prod., v. 19, n. 4, p. 733-746, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n4/a06v19n4>. Acesso em: 28/08/2019.
 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do abastecimento da cadeia de suprimentos e dos seus benefícios, uma parte importante nesse processe se refere aos:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	stakeholders, por pertencerem à parte interessada ou interveniente no negócio.
	
		b) 
	clientes, uma vez que com eles ocorre a relação de troca e acordos.
	
		c) 
	fornecedores, pois com eles ocorre a troca de informações e o relacionamento a montante da cadeia.
	
		d) 
	funcionários, porque eles fazem parte da cadeia de suprimentos.
	
		e) 
	concorrentes, já que eles se relacionam ao mercado competitivo.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Leia o trecho a seguir:
 
"As empresas transnacionais que tiverem a coragem de adotar a visão [...] das cadeias de abastecimento globais poderão obter economias de abrangência, escala e velocidade, fatores-chave para a liderança mundial. Os acontecimentos mundiais estão forçando as empresas a considerar os méritos de processos de tal abrangência.
SOUZA, G. D.; CARVALHO, M. S. M. V.; LIBOEIRO, M. A. A. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. RAP, Rio de Janeiro, v. 40, n. 4, p. 699-729, jul./ago. 2006.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n4/31602.pdf Acesso em 29.08.2019.
 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do planejamento, pode-se dizer que ele:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	amplia todas as metas da empresa e aos planos táticos que ela possui.
	
		b) 
	liga-se às atividades de execução direta das ações diárias da empresa.
	
		c) 
	associa-se na obtenção de informações para conhecer os fatores e atividade para alcançar os resultados.
	
		d) 
	analisa as ameaças e as oportunidades do mercado para favorecer o desempenho da logística.
	
		e) 
	entende os concorrentes bem como as ações, ajudando a empresa alcançar os seus objetivos.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o texto a seguir:
 
"As empresas convivem atualmente com o aumento da concorrência global que exige a adoção de estratégias competitivas que reduzam custos, tempos de entrega, estoques e preços ao mesmo tempo que aumentem a customização dos produtos, a flexibilidade organizacional e a agilidade da produção e distribuição. Neste contexto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, denominado Supply Chain Management (SCM), assume importância estratégica. Apesar dos diversos benefícios associados ao SCM, sua implementação não é fácil, implicando em grandes desafios às empresas, tanto internos quanto externos."
CARNEIRO, T. C. J.; ARAUJO, C. A. S. Desafios na implantação do supply chain management. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ENEGEP, 2003, p. 5.  Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0112_0164.pdf>. Acesso em: 20/08/2019.
 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da implementação de uma cadeia de suprimentos, sabe-se que isso não é um processo fácil, pois envolve benefícios e desafios as empresas, ao assumir riscos e oportunidades no negócio. Assim, tendo como base os desafios, os riscos e as oportunidades da empresa, é correto afirmar que:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	as empresas enfrentam dificuldades ao aumentar a indisponibilidade de produtos no mercado.
	
		b) 
	um dos desafios da cadeia de suprimentos é produzir menos que a demanda de produtos requer.
	
		c) 
	uma das oportunidades da cadeia de suprimentos é a quebra de qualidade dos produtos ao atender uma demanda maior que o esperado.
	
		d) 
	os riscos e as oportunidades enfrentados na cadeia de suprimentos são desafios que tendem reduzir a sua capacidade de operacionalizar no mercado.
	
		e) 
	um dos riscos de uma cadeia de suprimentos corresponde à perda de informação que tende a gerar a indisponibilidade do produto na cadeia.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o texto a seguir:
 
"Quando pode-se dizer que uma cadeia de suprimentos é eficiente? Ou eficaz? Voltando às clássicas definições de eficácia e eficiência, uma cadeia eficaz seria aquela que atinge o seu objetivo fundamental e o conceito de eficiência refere-se à relação entre recursos utilizados e resultados alcançados. No caso de um produto de consumo, o consumidor final é o elo final da cadeia que tem como outros elementos o varejista, um possível intermediário atacadista e o fabricante. O conceito poderia incluir ainda os fornecedores deste fabricante."
BRITO, E. P. Z.; BRITO, L. A. L. A Busca de Eficiência nas Cadeias de Suprimento de Produtos de Consumo: uma Perspectiva Alternativa. ANPAD, Maringá, v. 54, n. 3, p. 17-18, 2019. <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2003-gol-1821.pdf>. Acesso em:19/08/2019.
 
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente que a eficiência e a eficácia são dois conceitos essenciais para o gerenciamento da cadeia de suprimentos atingir os seus objetivos e obter melhores resultados. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de eficiência e eficácia.
 
I. A eficácia corresponde ao modo como a cadeia de suprimentos destina o produto ao consumidor final.
II. A eficiência é a forma de usar as quantidades de recursos para alcançar o objetivo da organização.
III. A eficácia tem foco nos resultados organizacionais visando atender às necessidades dos clientes.
IV. A eficiência centraliza-se nas atividades pós-consumo dos clientes ao receber os produtos.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	I, II e IV.
	
		b) 
	I, II e III.
	
		c) 
	II, III e IV.
	
		d) 
	I e II.
	
		e) 
	II e III.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o texto a seguir:
 
"O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como dificuldades de implementação."
GOMES, L. C.; KLIEMANN N. F. J. Métodos colaborativos na gestão de cadeias de suprimentos: desafios de implementação. Rev. Adm. Empres., São Paulo, v. 55, n. 5, p. 563-577, out.  2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902015000500563&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  18/08/2019.
 
Os relacionamentos colaborativos na cadeia de suprimentos tendem a melhorar o desempenho entre os atores da cadeia. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os relacionamentos colaborativos são classificados em alianças e parcerias.
Porque:
II. As alianças ocorrem de forma independente e as parcerias ocorrem de forma complementar aos processos de negócio.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposiçãofalsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I. 
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Enviar Questionário0 de 5 perguntas salvas

Continue navegando