Buscar

ética na saude 10

Prévia do material em texto

1.
		Em vigor desde 2014, a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada, tem como objetivo:
	
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de abandono e negligência praticada por pais ou cuidadores.
	
	
	garantir a educação de crianças e adolescentes, prevista por lei, evitando que sejam vítimas da evasão escolar.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas do trabalho infantil.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que  sejam vítimas de violência doméstica praticada por pais ou cuidadores.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de discriminação racial por parte de educadores.
	
Explicação:
Em vigor desde 2014, a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada tem como objetivo  garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que ele sejam vítimas de violência doméstica praticada por pais ou cuidadores. Lei da Palmada é o nome informal da lei nº 13.010/2014 que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes no Brasil. Também conhecida por Lei do Menino Bernardo, a Lei da Palmada define como castigo físico qualquer tipo de ação punitiva em que seja aplicado o uso da força física, resultando em sofrimento e lesão corporal. Já o tratamento degradante e cruel estaria relacionado com o ato de humilhar, ridicularizar ou ameaçar gravemente a criança ou o adolescente.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na perspectiva ética e humanizada do atendimento na área da saúde, é um dos direitos do paciente:
	
	
	
	ser atendido pela equipe disponível no local, mesmo que não haja profissional qualificado da área de saúde, com vistas a manter as metas de atendimento institucional.
	
	
	requerer ao profissional da instituição que não faça o Prontuário de seu caso.
	
	
	manter-se em fila de espera para atendimento, aguardando o tempo necessário para a realização de cirurgias e procedimentos específicos ao seu adoecimento.
	
	
	receber do funcionário adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.
	
	
	escolher a equipe médica pela qual deseja ser atendido.
	
Explicação:
Na perspectiva ética e humanizada do atendimento na área da saúde, é um dos direitos do paciente receber do funcionário adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar. São outros direitos do paciente: identificar o profissional por  crachá preenchido com nome completo, função e cargo; consultas marcadas, antecipadamente, de forma que o tempo de espera não ultrapasse 30 minutos; ter seu prontuário médico elaborado de forma legível, podendo consultá-lo a qualquer momento.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Lucas é gestor de uma unidade hospitalar e ele tem que lidar com muitas negociações e conflitos simultaneamente, que vão desde problemas de pessoal a problemas financeiros. Ele quer investir na humanização hospitalar, mas vem enfrentando dificuldades. Diante do exposto, é correto afirmar, que Lucas:
	
	
	
	Precisa investir na humanização das próprias relações institucionais.
	
	
	Deve investir estritamente nas relações com seus fornecedores.
	
	
	Deve investir estritamente nas relações com seu pessoal administrativo.
	
	
	Precisa investir somente nas relações com a equipe de saúde.
	
	
	Precisa investir somente nas relações com os pacientes.
	
Explicação:
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é complexo, pois relaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, cordialidade, ética e principalmente a comunicação. Logo, faz-se necessário conhecer e entender o comportamento humano dentro das organizações e compreender a importância da socialização dentro do trabalho, visto que o grande desafio para o ser humano é conciliar a ternura, a cordialidade, e o cuidado à sua ocupação. (CARDOSO; SILVA, 2014).
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marque a opção correta:
	
	
	
	As crianças em situação de rua não apresentam grandes demandas de atendimento em função da violência, pois as mesmas aprendem a enfrentar melhor essas situações quando comparadas às crianças que possuem uma casa;
	
	
	Os estudos sobre violência contra o idoso são muito antigos, tendo início na década de 30, quando já se reconhecia além da violência física, também a negligência e exploração dos mesmos;
	
	
	O Estatuto da Criança e Adolescente é flexível quanto às agressões físicas por parte dos pais, tendo em vista que alguns consideram tapas como recursos terapêuticos;
	
	
	O Estatuto do Idoso não torna obrigatória a comunicação por parte dos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de abusos sofridos por idosos, deixando essa denúncia ser facultativa, para não expor o profissional;
	
	
	O termo abuso, com o avançar dos estudos de violência contra os idosos, tem sua concepção ampliada, indo além de violência física, entrando a questão da negligência, omissão, abandono e ações que causam danos sociais, financeiros e psicológicos;
	
Explicação:
Diante do avanço dos estudos sobre violências sofridas por idosos, a partir da década de 70, entende-se que é violento abandonar ou negligenciar idosos, assim como é reconhecida a exploração financeira como um grande problema. Também os danos sociais e psicológicos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marcos é um profissional de saúde preocupado com a humanização da unidade hospitalar em que atua. Para ele um trabalho bem sucedido depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. Marcos está:
	
	
	
	Correto, pois estes dois aspectos são essenciais na humanização em saúde.
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade técnica do profissional.
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	
	Errado, pois os dois aspectos valorizados por ele não tem qualquer relação com a humanização em saúde.
	
	
	Correto, pois sua intenção é positiva, embora os dois aspectos apresentados por ele para um trabalho bem sucedido não tem qualquer fundamento para a humanização hospitalar.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É fundamental que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais de lidar com estas situações. Isso implica em:
	
	
	
	Depreciação dos serviços de saúde públicos e privados em função da baixa qualidade dos serviços prestados em detrimento dos relacionamentos pessoais.
	
	
	Piora da qualidade dos serviços prestados em saúde, uma vez que a tarefa da assistência em saúde não requer relacionamentos interpessoais.
	
	
	Profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes.
	
	
	Investimento no retrocesso da saúde que desqualifica os procedimentos em detrimento da humanização em saúde.
	
	
	Aprimoramento da abordagem técnica e científica e de uma visão mais cartesiana do ser humano.
	
Explicação:
Lidar com os pacientes de uma maneira holística, o que inclui o emocional, permite melhora no atendimento e consequentes benefícios para o paciente.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contraa criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I e II
	
	
	III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A abordagem contemporânea da saúde visa uma concepção mais global do ser humano, compreendendo a pessoa como um todo integrado. A atenção aos aspectos subjetivos da doença é um dos critérios do(a):
	
	
	
	Base do hospitalocentrismo
	
	
	Valorização do modelo antigo de medicina
	
	
	Validação da medicina somática
	
	
	Entendimento da multidisicplinaridade
	
	
	humanização do ambiente hospitalar
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando