Buscar

AV2 - Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

As formas de organização do trabalho foi radicalmente modificada na primeira metade do século XX. Essa transformação, em partes, foi levada a cabo graças ao modo taylorista e fordista de produção, que teve como características:
 
[...] produção em massa, por meio da linha de montagem e de produtos homogêneos; através do controle dos tempos e movimentos pelo cronômetro taylorista e da produção em série fordista; pela existência do trabalho parcelar e pela fragmentação das funções [..] (ANTUNES, 2011, p. 24-25)
 
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?:Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2011
 
No que se refere à forma de organização do trabalho nos modelos fordista e taylorista, é possível dizer que:
Escolha uma:
a. O operário, assim como o artesão, tinha ciência de todos os processos na criação e execução de uma mercadoria.
b. Gerou riqueza para os grandes empresários, bem como para os trabalhadores em um contexto de ascensão da economia.
c. A inserção de novas tecnologias nas indústrias permitiram a produção em larga escala e a utilização cada vez menor de mão-de-obra.
d. O controle de tempo e movimentos foi maléfico para o operário, que além disso, sofria com salários abaixo da média.
e. Houve uma separação entre elaboração e execução do trabalho, isso quer dizer que o operário distanciava-se da criação e ficava restrito à execução. 
Pagés et al. (2006, p.163) considera que “o exercício do poder não consiste em ordenar, tomar decisões, mas em delimitar o campo, estruturar o espaço na qual são tomadas as decisões.” Dessa forma, entende-se que o exercício do poder é uma forma de constituição da organização, sendo que uma das suas fontes é a autoridade formal.
 
PAGÈS, M. et al. O poder nas organizações. Trad. Maria Cecília PereiraTavares e Sônia SimasSavatti. São Paulo: Atlas, 2006
 
Assim, é característica da autoridade formal:
Escolha uma:
a. O poder que consegue ordenar as incumbências que cada sujeito, capaz de organizar os indivíduos conforme suas habilidades.
b. O poder conquistado de acordo com as competências do indivíduo em organizar a empresa e organizar todos os processos.
c. O poder imposto a todos os indivíduos, especialmente aqueles que ocupam cargos inferiores e devem obediência irrestrita.
d. O poder estabelecido por meio do diálogo, por meio do qual se reconhece a autoridade em uma conversa democrática.
e. O poder reconhecido e legitimado por todos os envolvidos, podendo ser amparado pelo carisma, pela tradição ou pela lei. 
O comportamento ético de uma organização impacta muito nas tomadas de decisões e no futuro desta. Mesmo assim, por vezes, um ente de uma organização, ao tomar uma decisão eticamente questionável, justifica-se dizendo que o ato não é ilegal, que é de interesse de todos ou mesmo que a instituição acobertará o comportamento. (SILVA, 2005)
 
SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2005.
 
Sobre a importância das boas práticas corporativas, é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Maximiza a produção a curto prazo, porque a ética se traduz na eficácia da produção.
b. Causa o aumento número de fornecedores, pois estes vão ter a certeza que terão o retorno esperado.
c. Obstrui os processos da organização, causando danos materiais e queda na produção.
d. Melhora a aptidão dos funcionários, que percebem as boas práticas dos chefes e fazem o mesmo.
e. Contribui para a longevidade da empresa, com base em recomendações objetivas. 
Nos atuais o ser humano tem estabelecido um relação predatória com relação à natureza. A produção e o consumo exacerbado tem sido a principal característica de nossos tempos e isso tem uma íntima ligação em como o ser humano constituiu seus modos de sobrevivência desde os primórdios. Neste sentido, torna-se fundamental compreender qual a dinâmica entre homem e natureza e como o trabalho se desenvolveu a partir disso.
 
Sobre a relação do ser humano com a natureza e o teor do trabalho, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O trabalho se caracteriza pela transformação da natureza, assim está além simples coleta dos elementos dela. 
b. Os seres humanos adotaram o trabalho de forma opcional para criar uma alternativa para a apropriação dos recursos naturais.
c. A natureza produz excedentes naturalmente, portanto, o trabalho consiste em se apropriar dos excedentes.
d. A transformação dos elementos da natureza, durante a história humana, foi prejudicial ao desenvolvimento da espécie.
e. Ainda que o exercício do trabalho modifique a natureza, a própria natureza humana ao exercer o trabalho permanece intacta.
A articulação entre a mentalidade empresarial com as questões sociais é recente no Brasil. As primeiras associações são nascentes da década de 1960. Após um turbulento período de ditadura militar, outras formas de organização mais influentes começaram a surgir na década de 1980, como foi o caso do FIDES – Fundação Instituto Empresarial. (FILHO, 2012).
 
FILHO, C. A. et al. Ética, transparência e sustentabilidade. In: MARQUES, V. L FILHO, C. A. (Orgs). Responsabilidade social conceitos e práticas: construindo o caminho para a sustentabilidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012, p. 18-38.
 
O FIDES tinha como meta:
Escolha uma:
a. Trazer um aspecto mais humano às empresas, as integrando com a sociedade, também tentava fazer balanços sociais entre as empresas. 
b. Trazer um novo nicho de mercado para as empresas brasileiras, após o recrudescimento do regime militar frente aos movimentos sociais.
c. Apresentar novas tendências de mercado à nível mundial, fazendo com que as empresas brasileiras fossem mais competitivas.
d. Ser a primeira organização que visava a responsabilidade social, com o fim único de humanizar as empresas e cuidar das demandas econômicas.
e. Trazer inovação vindo de experiências em terras estrangeiras com as metas de responsabilidade social e humanização dos lucros.
De acordo com Montana e Charnov (2006), Milton Friedman defende que são aspectos essenciais dentro uma organização a boa gestão dos recursos disponíveis, bem como a atuação dentro da legalidade.
 
MONTANA, P; CHARNOV, B. H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
 
Sendo assim, a visão de Friedman sobre como uma organização pode ajudar a comunidade em que está inserida, entende que:
Escolha uma:
a. Ao empregar o maior número de pessoas possível, a empresa contribui para a economia local e para a ocupação destas pessoas.
b. Ao gerar empregos e gerar produtos, as empresas contribuem para a ascensão social dos pobres, movimentando a economia.
c. Ao fazer uma boa gestão dos recursos disponíveis, a empresa, consequentemente, contribui para a preservação ambiental.
d. Ao conseguir o máximo de lucro, ao gerar empregos e ao pagar altos salários, uma empresa já beneficia a sociedade. 
e. Ao tratar os funcionários, clientes e meio ambiente com respeito e seguir as normas ambientais, a empresa beneficia a sociedade.
Leia o trecho que se segue:
 
“Uma competição como diria Singer (2002), que faz com que as empresas satisfaçam a sociedade pelo melhor preço, que a melhor lucre e seja considerada ganhadora. Porquanto, do outro lado, ficam os perdedores, trazendo seus efeitos sociais. Tudo isso explica que o capitalismo produz desigualdades, vantagens e desvantagens, produzindo ao longo dos anos, sociedades profundamente desiguais”. (STRUETT, 2019, p. 54)
 
Com base nisso, o capitalismo produz desigualdade porque:
Escolha uma:
a. Produziu o emprego pleno na atualidade, mas a desigualdade é fruto da vontade individual de pessoas que não desejam se qualidade e ingressar no mercado.
b. Não foi desenvolvido em todos os lugares do planeta, quando isso acontecer o capitalismo não produzirá mais desigualdade.
c. Está em uma crise pontual, nunca antes vista na história, mas sua visão de futuro é fornecer igualdade de recursos para todos na sociedade.
d. É fundamentado na concepçãodo compartilhamento, assim quem não possui condições de sobreviver é ajudado pelo governo e entidades de caridade.
e. É baseado na ideia de propriedade individual, separando a sociedade entre aqueles que detém o capital e aqueles que precisam vender sua força de trabalho. 
Leia o texto abaixo:
 
Os impactos da degradação ambiental estão prejudicando as vidas das pessoas. Condições climáticas extremas, desastres naturais mais frequentes e severos e o colapso dos ecossistemas estão causando uma maior insegurança alimentar e estão agravando seriamente a segurança e a saúde das pessoas, forçando muitas comunidades a sofrer com pobreza, deslocamento e desigualdades crescentes.
 
Mudanças climáticas ameaçam progresso no desenvolvimento sustentável. Nações Unidas Brasil, 09 de julho de 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/mudancas-climaticas-ameacam-progresso-no-desenvolvimento-sustentavel-diz-novo-relatorio-da-onu/ Acesso em: 15/07/19.
 
Sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável analise as seguintes afirmações:
 
I. O desenvolvimento sustentável depende dos países mais pobres, que por terem maior contingente populacional, precisam repensar suas práticas de produção e consumo.
II. Os países mais desenvolvidos devem prezar por políticas de criação e distribuição da riqueza, pela conservação e recuperação de áreas deterioradas, pela reciclagem e uso inteligente de energia.
III. O desenvolvimento sustentável visa garantir o abastecimento das necessidades das pessoas no presente, mas também busca a garantia que as gerações futuras possam fazer o mesmo.
IV. A causa principal da desigualdade social é a falta de um ambiente natural para que as pessoas possam ter acesso a alimentos de qualidade e tenham o que se chama de segurança alimentar.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I e III, apenas
c.  II e III, apenas. 
d. I e II, apenas.
e. I e IV, apenas.

Continue navegando