Buscar

PCC 8° SEMESTRE_revisado_170920

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
EDUCAÇÃO FÍSICA GRADUAÇÃO PLENA 
 
 
CLAUDIO JOSE EVANGELISTA DE ANDRADE
RA:171647-6
  
 
 
 
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
8° SEMESTRE
 
 
 
 
 
SOROCABA 
2020 
 
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
EDUCAÇÃO FÍSICA GRADUAÇÃO PLENA
OITAVO SEMESTRE
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Educação Fisica Graduação Plena, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina para Postagem do Trabalho de Pratica Como Componente Curricular (PCC)
Atividade Proposta :
Desenvolver um evento relacionado à Ginástica Rítmica. Deve elaborar todo o cronograma do evento, desde os preparativos anteriores ao evento, até a premiação (se houver). Não é necessário que haja o evento; essa atividade envolve apenas o planejamento dele.
Após e término da organização, você deverá:
a) Relatar detalhadamente todo o evento, desde a fase anterior (convite as equipes, recepção das ginastas, etc..) até o final dele (após o encerramento).
A idealização do evento começou com a criação de um grupo de simpatizantes com vontade de disseminar o esporte na região. Esse grupo formado por 6 pessoas, começou a pensar e a construir o evento cerca de 1 ano antes de seu acontecimento e, principalmente, qual mensagem esse primeiro evento na região passaria, em especial, para os jovens. Pois bem, um planejamento começou a ser realizado e com ele, um cronograma de atividades foi montado. O evento foi marcado para o dia 29/11, com inicio as 09hs da manhã, tendo como objetivo ser realizado em um só dia mesmo. O evento foi chamado de 1º. Festival de Ginastica Rítmica de Sorocaba e Região. Para esse primeiro evento, não pensou-se em uma competição entre grupos mas, simplesmente em apresentações de grupos, para que a arte e o esporte fossem divulgados. Equipes foram incentivadas a se inscreverem, e pensou-se também em grupos especiais de idosos e portadores de necessidades especiais. A divulgação foi realizada por meio das redes sociais e a distribuição de cartazes nas escolas e clubes. Essa divulgação ocorreu cerca de 3 meses antes da data do evento. Como não se tratou de uma competição, para todos os participantes, foi distribuída uma medalha de participação. Contamos também com patrocinadores que ofereceram brindes e estes foram sorteados entre a plateia, durante todo o dia do evento. Também contamos com generosos patrocinadores que forneceram alimentação principal e lanches aos participantes. Tivemos 10 grupos inscritos, que já, concidentemente, estavam dispostos em categorias e idades adequadas. Tivemos outros participantes que se inscreveram individualmente e conseguimos criar outros 5 grupos distintos, de acordo com suas idades e habilidades. Dentre esses 5 grupos criados, 1 deles foi formado com idosos e ainda outros 2 com portadores de necessidades especiais, de acordo com suas habilidades. No total tivemos 15 grupos inscritos composto por 75 “atletas”. O evento iniciou as 09hs e encerrou-se as 13:30hs, com grande sucesso. Estiveram presentes no centro esportivo, cerca de 300 pessoas na plateia, que estavam bem animadas e comprometidas com o evento, incentivando e aplaudindo a cada apresentação.Foram distribuídos entre a plateia, folders que tinham como objetivo divulgar o esporte (ginastica rítmica) bem como estimular entre sua realização entre a população. Como mencionamos, os atletas receberam atenção especial, tendo um local para descanso e preparação, tendo uma mesa farta com frutas e agua e, no final, tendo a disposição o buffet para almoço. A comissão entende que o evento foi um sucesso e que atingiu seu objetivo.
b) Você tem alguns participantes pertencentes ao grupo de “populações especiais. Maria é cardiopata, tem 40 anos e adoraria participar do evento. João é idoso (74 anos) e também gostaria de participar. Jaime é obeso e seu maior sonho é participar de um evento como esse. Como você incluiria esses participantes no seu evento?
Como dito, a comissão idealizadora, desde o inicio pensou nessa em como incluir essa importante parcela da população, sejam os idosos, sejam os portadores de necessidades especiais, com atenção ainda para os obesos. Nesse quesito, um grupo especial de idosos foi montado e treinado por profissional capacitado, respeitando suas capacidades, e sua apresentação foi um sucesso. Para esses, utilizamos somente dois dos equipamentos principais – a bola e a fita. Esse grupo foi misto, composto de mulheres e homens. Sr. João, idoso de 74 anos, merece destaque. Aplicado, se deu muito bem com o manejo da bola. Sra. Maria, não é idosa, mas conta com uma cardiopatia grave. Incluímos Maria em outro grupo, com pessoas que apresentavam problemas idênticos. Esse grupo também foi treinado e se apresentou muito bem. O destaque de sua apresentação foi o manejo do arco.
Há ainda um outro grupo que foi montado e treinado – o dos cadeirantes – também composto por homens e mulheres, se saíram muito bem com o manejo do arco.
Como pode observar, a comissão não se ateve, nesse primeiro momento e primeiro festival, em estabelecer regras rígidas de competição e nem utilizar o manual da confederação principal para apresentações dos equipamentos. O objetivo era o de simplesmente divulgar e disseminar o esporte Ginastica Ritmica na região.
c) As equipes de Ginastica Rítmica que você convidou para o seu evento possuem seus planos alimentares controlados. Considerando esse público e a disciplina de Nutrição Aplicada ao Esporte, quais são os principais macronutrientes que as atletas devem consumir e o porquê? Lembre-se das características do treinamento de Ginastica Rítmica para responder. Explique e justifique sua resposta.
Embora cada atleta deva ter seu plano alimentar individualizado, em razão, principalmente, do biótipo, recomenda-se, de forma geral, uma alimentação que leve em consideração os percentuais entre os três grupos alimentares de macrunutrientes, a saber, de 40% para carboidratos, 30% para proteínas, e 30% para gorduras. Deve-se considerar em qual momento a ingesta de um ou outro macro, dependendo do momento do treino e sua intensidade. Assim, poderá incrementar a ingestão de carboidratos para antes de um treino intenso, afim de fornecer energia necessário para sua realização e, logo após, incrementar com proteínas e gorduras, afim de promover recuperação muscular.
d) Considerando a disciplina Psicologia Aplicada ao Esporte e a fim de minimizar o estresse do evento e da sobrecarga de treinamento, quais os elementos importantes a serem trabalhados nas atletas de Ginastica Rítmica? Explique
A psicologia do esporte não é um tratamento. O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente. 
As emoções durante uma competição podem contribuir para a excitação, mobilização e euforia ou para a frustração, raiva e decepção. As emoções são tremendamente poderosas, para o bom e para o mau, podem prejudicar a performance depois do atleta as ter sentido, ou pelo contrário, potenciar o seu desempenho. Algumas das técnicas mais utilizadas no treinamento psicológico incluem: controle de ansiedade, estabelecimento de metas, mentalização (visualização) e a autofala. Quando usadas corretamente e treinadas regularmente são essas técnicas que caracterizam um atleta com “força mental”.

Continue navegando