Buscar

Pesquisa Educação Especial 2020 2 UNIRIO CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

7. Essa questão diz respeito a uma atividade de pesquisa, que deverá ser realizada e postada na plataforma, junto com sua AD2 , segundo as orientações na página seguinte. (até 2 pontos)
OBS: A pesquisa a seguir poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, considerando até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade (até 2 pontos) será considerado na AP2.
 
UNIRIO
Pesquisa da AD2 2020.2
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela Corrêa
	Nome: Maria da Conceição silva
	Matrícula: 20216080072
	Polo: Volta Redonda 
	Cidade que reside: Volta Redonda 
ATENÇÃO
A atividade abaixo é referente a uma pesquisa que complementa a sua AD2 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data de 18/10/2020 e postada na plataforma, junto com as respostas da AD2. A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade de pesquisa será considerado na AP2.
PESQUISA
Selecione 2(duas) matérias de jornal ou revista, de anos recentes (de 2018 até agora), que aborde algum dos temas da disciplina de Educação Especial, a partir da 8ª semana do cronograma (inclusive). Após a escolha das matérias e a leitura das mesmas, escreva 2 textos (um texto para cada matéria selecionada) de, no máximo, 20 linhas cada, comentando o material escolhido sem, contudo, reproduzi-lo. 
Devem constar, também, nos textos elaborados de cada artigo escolhido:
1. O motivo da escolha do artigo. (no máximo 2 linhas).
2. A partir do material didático da disciplina, qual é a aula ou as aulas pertinentes aos temas escolhidos. (no máximo 3 linhas).
3. Seu texto e comentários (no máximo 20 linhas).
4. Autor, título do artigo, data da publicação e página. Se for jornal ou revista, deve constar o título do Jornal e/ou da revista.
ATENÇÃO
· Para a formatação, utilize fonte Arial, tamanho 11 e espaço simples.
· Cópia das matérias escolhidas ou os links (endereços eletrônicos dos documentos) onde eles foram selecionados. 
· Não se esqueça de preencher o quadro de identificação acima, com seu nome, Polo e a cidade em que reside.
Não esqueça: Você terá até 23:55hs, de 18/10/2020, para postar a AD2 (EE) junto com a pesquisa. Para evitar surpresas, não deixe para última hora.
_____________________________________________________________________________
Texto I
1. O motivo da escolha do artigo entender os processos de crescimento e desenvolvimento físico da vida da criança e das ações que podem auxiliar àquelas que apresentam déficits.
2. Aula 12 estimulação precoce. Aulas pertinentes 10 prevenção às deficiências. Aula 11 ações preventivas
3. Seu texto e comentários (no máximo 20 linhas). Estimulação precoce
4. Por Unimed Teresina, jornal o globo G1. Fisioterapeuta ensina como manter estímulos em crianças com atrasos no desenvolvimento motor. Data: 24/06/2020 
A estimulação precoce não tem objetivo de transformar crianças com necessidades especiais em crianças normais, mas prevenir ou remediar precocemente os desvios do desenvolvimento infantil, sendo que nos primeiros anos de vida busca proporcionar a criança experiências significativas para alcançar o pleno desenvolvimento no processo evolutivo, sendo seu proposito e prevenir, detectar, compensando suas deficiências e seus efeitos. Por isso e relevante que seja nos primeiros anos para ter um acompanhamento mais adequando o quanto antes, para assim poder minimizar seus efeitos posteriores. Esse processo envolve métodos como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia com auxilio da família que é fundamental. A estimulação precoce tem como objetivo estimular movimentos que fortaleçam o sensório - motor. Como a reportagem mostra. A estimulação precoce é muito importante para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com atrasos. Devido o isolamento da pandemia da Covid-19, crianças com necessidades especiais não estão sendo acompanhada devidamente por profissionais especializados. Os familiares que estão auxiliando neste momento difícil. Os profissionais responsáveis alerta que neste período não pode deixar essas crianças sem estímulos neste momento os familiares se tornem fundamental para manter a rotina dos exercícios facilitando assim o desenvolvimento da criança, aproveitando a oportunidade para ficar mais próximo dos filhos. Mesmo que a criança tenha algum problema no sistema nervoso ela deve ser estimulada para que possa desenvolver suas habilidades, conseguindo assim a independência e melhora da convivência e compreensão com a família e sociedade.
https://g1.globo.com/pi/piaui/especial-publicitario/unimed-teresina/sos-unimed/noticia/2020/06/24/fisioterapeuta-ensina-como-manter-estimulos-em-criancas-com-atrasos-no-desenvolvimento-motor.ghtml >14/10/2020.
Texto II 
1. A escolha deste artigo foi leis no Brasil que regulamentam a libra que foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira
2. Aula 20 O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência auditiva Aulas pertinentes aula. 10: prevenções às deficiências. 
3. Educandos com deficiência auditiva
4. Carol Prado e Rodrigo Ortega, Jornal o Globo G1. Conheça a libras, língua de sinais, sua origem no Brasil e em que pé está sua aplicação Data 03/01/2019. 
A surdez pode ser genética, ou as ambientais, ocorridas ainda no útero como a rubéola materna, citomegalovírus ou a sífilis que causam surdez neurosssensoria. A prevenção é importante para evitar a surdez por causa ambiental, por meio de acompanhamento à gestante, vacinação em bebês. A libra foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril. Os alunos surdos no momento da sua alfabetização irão se servir da Língua de Sinais (L1) para o aprendizado da escrita da (L2). Eles produzem textos relacionando a produção escrita (gráfico-visual) e a Língua de Sinais (espacial-visual). A reportagem destaca que o atendimento educacional para alunos surdos deve garantir, além de professores qualificados, outros profissionais desde a educação infantil até o ensino superior como os instrutores e monitores de Libras e os intérpretes. Esta garantia se pauta no respeito à língua materna dos surdos e sua identidade, bem como o estabelecimento de medidas que assegurem sua inclusão social. A reportagem refere o atendimento por profissionais capacitados em libras na rede de serviços do SUS e empresas que detêm concessão de serviços públicos de assistência à saúde apoio e capacitação desses profissionais. São orientadas a promover ações integradas na área da educação no atendimento fonoaudiólogo às crianças, adolescentes e jovens matriculados no ensino básico. Em 2016, a Ancine publicou uma instrução normativa para regulamentar a acessibilidade visual e auditiva na distribuição e exibição de filmes no país. A reportagem relata que em alguns lugares que os direitos não são atendidos. A legislação obriga, mas nem sempre é cumprida.
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/01/03/conheca-a-libras-lingua-de-sinais-sua-origem-no-brasil-e-em-que-pe-esta-sua-aplicacao.ghtml >14/10/2020.

Outros materiais