Buscar

ESTUDAR PROVA DE PSICOLOGIA SOCIAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?
São conjunto de explicações, de crenças e ideias que são partilhadas e aceitas coletivamente numa determinada sociedade e que é o produto das interações sociais, aparecendo frequentemente associada ao conhecimento do senso comum e fazendo parte do processo de interação social, permitindo aos membros de um grupo se comunicar e se compreenderem. 
Apoia-se nos processos de ancoragem e objetivação. O primeiro se ocupa de inserir o fenômeno não familiar em uma rede de categorias e imagens familiares, de modo a que ele possa ser interpretado, enquanto... ...o segundo tem por objetivo transformar o que é abstrato em algo concreto e que pode ser assim, tocado.
Hegemônicas: compartilhadas por todos os membros de um grupo altamente estruturado (um partido, uma nação, etc.) sem terem sido produzidas pelo grupo.
Emancipadas: são compartilhadas por membros de diferentes grupos que estão em contato.
Controversas: são geradas a partir do conflito entre os grupos.
02 - LINGUAGEM
A linguagem é a principal ferramenta tanto para a formação individual quanto para a formação social. Através da linguagem, o indivíduo concebe e transmitem conhecimentos, valores, princípios, vontades, atitudes, etc. para o seu grupo e/ou contexto social.
03 – GENERO 
É a construção cultural coletiva dos atributos da masculinidade e feminilidade. Esse conceito foi proposto para distinguir-se do conceito de sexo, que define as características biológicas de cada individuo. Sendo determinado pelo processo de socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida. 
04 – PSICOLOGIA SOCIO HISTORICA
A Teoria foi desenvolvida no período da Revolução Russa por Vygotsky. É um fenômeno psicológico não é da natureza humana, mas foi criado pelo homem. Portanto, não é possível estudar o mundo psicológico da mesma forma em todas as culturas e épocas, pois não há natureza humana e sim condição humana.
Construímo-nos homens a partir do que já foi construído pelos homens. Somos produtos da nossa interação com o mundo, inclusive nossas funções superiores. O homem se constrói agindo no mundo para satisfazer suas necessidades, que são determinadas pelo meio que são: Desenvolvimento de Políticas Públicas, Trabalhos Comunitários que visam possibilitar maior autonomia do grupo social.

Continue navegando