Buscar

Balanço Energético e Fontes Renováveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um balanço de energia é um sistema de contabilidade que descreve o fluxo de energia de uma economia (regional, estadual ou nacional) durante um dado período, geralmente um ano. Esse conjunto de informações é uma fonte importante de estatísticas de energia oficiais sobre produção, conversão e consumo, assim como sobre exportação de vetores de energia. Nesse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
	
	
	
	O nome ¿balanço¿ se refere ao fato de que as quantidades de energia primária produzidas devem ser necessariamente iguais às quantidades consumidas, depois de contabilizadas por mudanças nos estoques, importações e exportações, além da parcela utilizada para conversão em produtos de energia secundária, não incluindo perdas.
	
	
	O balanço energético pode ser feito através de uma matriz, também chamada de matriz energética, na qual todas as formas de energia, suas conversões, perdas e usos em um dado período são registradas em uma mesma unidade de medida.
	
	
	Um balanço de energia pode ser expresso em termos de energia útil, agregando dados referentes a eficiência do uso final energético.
	
	
	O balanço energético também deve indicar onde realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento para usos mais eficientes, e mesmo modificações no mercado de energia.
	
	
	O principal objetivo de um balanço energético é prover informação para o planejamento de investimentos nos diferentes setores do sistema.
	
Explicação:
Um dos principais métodos para verificar o quão vantajoso é a utilização de um biocombustível é por meio do balanço energético.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um país, como o Brasil, de considerável extensão geográfica, relativamente rico em recursos naturais, deve tratá-los com atenção do ponto de vista econômico e, do ponto de vista estratégico, não pode descuidar dos aspectos relacionados a seu suprimento energético no cenário mundial.
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	O mundo viveu, nos últimos trinta anos do século passado, dois choques no preço do petróleo:O segundo choque foi resultado de uma ação, liderada pela Arábia Saudita, visando elevar o preço alvo do petróleo que se somou ao agravamento da conjuntura internacional pela ocorrência concomitante da revolução fundamentalista no Iran naquele ano.
	
	
	Deve-se recordar, porém que a penetração nuclear no mercado do terceiro mundo foi fortemente inibida pela adoção de políticas alimentadas pela crescente preocupação com a proliferação de armas nucleares que a expansão desta forma de energia poderia propiciar.
	
	
	Quanto à energia nuclear, cuja penetração inicial ultrapassou em muito o ritmo observado e antecipado para outras energias primárias, torna-se aparente que essa fonte estaria retornando à trajetória inicialmente prevista pelo modelo e, provavelmente, voltará a ter sua participação acrescida.
	
	
	O mundo viveu, nos últimos trinta anos do século passado, dois choques no preço do petróleo: O primeiro em 1973, desencadeado pela Guerra do Yom Kippur quando os produtores árabes resolveram suspender as exportações aos EUA, como punição pelo apoio do Ocidente a Israel naquela guerra.
	
	
	As participações do gás natural e do carvão na geração de energia em qualquer grande nação do mundo são insignificantes.
	
Explicação:
O gás natural e o carvão são fontes de energia grandes em muitos países.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A respeito das alternativas energéticas renováveis,escolha a única alternativa que não está correta.
	
	
	
	O bagaço da cana tem sido utilizado para geração de energia elétrica no Brasil.
	
	
	A energia eólica, no sistema elétrico brasileiro, seria uma opção complementar à fonte hidrelétrica, porque os ventos são mais fortes nos períodos de seca quando a produção das hidrelétricas tende a cair.
	
	
	Entre os recursos energéticos renováveis encontram-se a energia solar, eólica, hídrica, biomassa e geotérmica.
	
	
	No mundo o percentual de utilização das energias renováveis supera os 70%, sendo muito maior do que o uso das energias não renováveis.
	
	
	A energia solar é ainda pouco utilizada no Brasil.
	
Explicação:
Os valores não superam os 70%, giram em torno de 60%.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para a maioria dos analistas, a chave para fazer a transição para recursos energéticos e sociedades mais sustentáveis está na:
	
	
	
	comunidade e na economia
	
	
	política e na cultura
	
	
	na educação e na economia
	
	
	sustentabilidade e na prática familiar
	
	
	economia e na política
	
Explicação:
Nos acordos econômicos e políticos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao estufa e a produção energética, assinale a opção correta.
	
	
	
	O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra: parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre, e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor seria irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa.
	
	
	A energia termonuclear é produzida em regiões com poucos recursos hidrográficos, mas com elevadas reservas de óleo, carvão ou gás natural, cuja queima é fundamental no funcionamento das usinas termonucleares. Em relação à essa fonte, o Brasil tem investido de forma maciça em parceria com o governo italiano, e pretende construir 3 novas usinas na região Nordeste.
	
	
	À conferência Rio+20, realizada em 2012, estiveram presentes vários chefes de Estado, entre eles, o presidente Barack Obama, que surpreendeu o mundo ao afirmar, em discurso oficial, que os EUA ratificariam o Protocolo de Quioto.
	
	
	Existe um consenso entre os cientistas e os ambientalistas a respeito da ocorrência do aquecimento global. Esse fenômeno é natural e acontece pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da Terra, ocorrendo desde meados do século XX e permanecendo no século XXI.
	
	
	Uma das principais vantagens da energia eólica é o seu baixíssimo impacto visual e sonoro, pois a instalação dos parques eólicos é praticamente imperceptível na paisagem ao redor e quase não emite ruídos.
	
Explicação:
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As três principais fontes de energia (petróleo, carvão mineral e gás natural) em todo o mundo são combustíveis fósseis. Juntas, essas três fontes correspondem a 80% de todo o consumo mundial de energia.Essa configuração, a depender do critério de análise, pode ser considerada:
	
	
	
	positiva, pois tais combustíveis são a principal forma de poluição dos recursos hídricos do planeta.
	
	
	positiva, pois a substituição de outras fontes de energia por combustíveis fósseis favorece o combate ao aquecimento global.
	
	
	negativa, pois esses recursos são abundantes e economicamente vantajosos para os países em desenvolvimento.
	
	
	positiva, porque como são recursos não renováveis a sociedade deve fazer isso do mesmo até que se esgotem
	
	
	negativa, pois os combustíveis fósseis são altamente poluentes e apresentam uma disponibilidade limitada.
	
Explicação:
Os combustíveis fósseis geram gases tóxicos ao queimarem e são recursos finitos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Complete as lacunas da frase com a alternativa que contenha as palavras respectivamente: Tendo em vista a elevada taxa de _____________no Brasil e sua consequente concentração____________________, depreende-se queuma parcela significativa da oferta brasileira de energia é consumida nos centros urbanos ou no seu entorno próximo, onde estão concentradas as atividades industriais, comerciais, de serviços e uma parcela significativa do setor residencial nacional.
	
	
	
	industrialização; poluição
	
	
	politização; de recursos primários
	
	
	urbanização; populacional
	
	
	reorganização; de recursos renováveis
	
	
	ruralização; de recursos naturais
	
Explicação:
O aumento da urbanização e da população.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As perpectivas de crescimento mundial nos proximos cinquenta anos e a demanda energética associada, bem como os impactos ambientais impoem desafios a governos e empresas. Não representa uma tendência associada a esse cenário:
	
	
	
	O aumento dos impostos sobre a energia solar.
	
	
	As campanhas educativas de uso consciente da energia
	
	
	O projeto de sistemas cada vez mais eficientes energeticamente.
	
	
	O estimulo a utilização de fontes energéticas renováveis.
	
	
	O aumento da exploração das reservas de óleos não convencionais.
	
Explicação:
A proposta seria uma redução nos impostos.

Continue navegando