Buscar

TRABALHO CONFORTO ACÚSTICO

Prévia do material em texto

FAVINCI – FACULDADE LEONARDO DA VINCI
ACADÊMICA: BRUNA CAROLINE BONATTI
TRATAMENTO ACÚSTICO EM AMBIENTES
Arquitetura e Urbanismo
Timbó - SC
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................03
2 AMBIENTES................................................................................................................04
3 LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO....................................................................04
4 MEDIÇÕES COM DECIBELÍMETRO.......................................................................05
4.1 Medição interna dos ambientes................................................................................. 05
4.2 Medição externa dos ambientes.................................................................................05
4.3 Mapeamento da fonte dos ruídos...............................................................................06
5 CÁLCULOS.................................................................................................................06
6 SOLUÇÃO................................................................................................................... 06
6.1 Determinação do tempo de reverberação recomendado.............................................06
6.2 Determinação de tratamento acústico........................................................................06
7 CONCLUSÃO..............................................................................................................08
2
1. INTRODUÇÃO
Desde a Grécia Antiga, a acústica é um dilema a ser resolvido por todos os profissionais da área construtiva. 
A fim de desproblematizar a situação acústica de três ambientes onde moro, estarei os apresentando, realizando cálculos e por fim, colocando soluções cabíveis para melhora acústica tanto interna, quanto externa.
3
2. AMBIENTES
Quarto 01: O ambiente está situado em frente à rua, ocasionando mais barulho.
É um quarto composto por uma janela de vidro com esquadria de madeira de frente à calçada e uma porta de madeira que direciona ao corredor. Tetos e paredes de reboco liso e chão vinílico em placas. Possui guarda-roupas, cama e criados mudos de madeira Canela e ar-condicionado.
Quarto 02: O ambiente está situado nos fundos da casa, sendo um ambiente mais calmo.
É um quarto composto por uma janela de vidro com esquadria de madeira e uma porta de madeira que direciona ao corredor. Tetos e paredes de reboco liso e chão vinílico em placas. Possui guarda-roupas, cama e criados mudos de madeira Canela, uma escrivaninha em MDF e ar-condicionado.
Banheiro: O ambiente está situado ao lado do muro, com barulho médio.
É um banheiro composto por uma basculante de vidro com esquadria de madeira e uma porta de madeira que direciona ao corredor. Teto de reboco liso, paredes e piso cerâmico. Possui chuveiro, box de plástico, vaso sanitário de porcelana, armarinho suspenso e bancada de MDF com granito, espelho e cuba de porcelana.
 
3. LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO
Quarto 01: Planta Baixa e Corte.
 
4
Quarto 02: Planta Baixa e Corte.
 
Banheiro: Planta Baixa e Corte.
 
4. MEDIÇÕES COM DECIBELÍMETRO
4.1 Medição Interna dos Ambientes:
Quarto 01: A primeira medição (próxima a porta) é de 34Db, a segunda medição (meio do quarto) é de 32Db e a terceira medição (próxima a janela) é de 35Db. 
Quarto 02: A primeira medição (próxima a porta) é de 37Db, a segunda medição (meio do quarto) é de 32Db e a terceira medição (próxima a janela) é de 35Db. 
Banheiro: A primeira medição (próxima a porta) é de 39Db, a segunda medição (meio do quarto) é de 39Db e a terceira medição (próxima a janela) é de 45Db.
4.2 Medição Externa dos Ambientes:
 A medição com decibéis mais altos foi entre as 18h e 18:30, horário de pico em grande parte da área Industrial da cidade.
5
 Todas as medições foram feitas nas respectivas janelas dos ambientes:
Quarto 01: 57Db.
Quarto 02: 48Db.
Banheiro: 51Db.
4.3 Mapeamento da fonte dos ruídos:
 Os maiores precursores de ruído são os automóveis saindo das empresas. Infelizmente como resido em uma área Industrial, é muito comum o barulho de automóveis e caminhões em horário de entrada e saída de turnos.
 Além da problemática citada anteriormente, os vizinhos falam mais alto do que é considerado saudável. É possível escutar do outro lado da rua com o ambiente fechado.
5. CÁLCULOS
6. SOLUÇÃO
6.1 Determinação do tempo de reverberação recomendado:
 O tempo de reverberação ideal é de 0,75s... O que está bem longe do Quarto 01 com 2,15s, o Quarto 02 com 1,72s e o Banheiro com 2,32s.
6.2 Determinação de tratamento acústico:
 Como as paredes são mais finas que o habitual, poderiam ter pelo menos 15cm de espessura. 
 Nos quartos valeria a pena estar investindo em cortinas mais grossas e maiores decorações, como tapetes e mais travesseiros e almofadas, além de uma cabeceira mais “fofa” e não de madeira.
6
 No banheiro poderia ser posto algum material que tenha melhor absorção do que o piso cerâmico, além de plantas e decorações nas paredes, como aparadores para colocar toalhas e outros objetos.
7
7. CONCLUSÃO
 Após estudos em três ambientes da minha residência, notei como é importante estar cuidando com todos os fatores antes da construção. Por exemplo, se tivessem feito 15cm de espessura nas paredes, já seria meio caminho andado para melhora acústica.
 Infelizmente como não é o caso, há vários outros métodos menos invasivos de realizar a melhora acústica. Decoração com objetos macios e de boa absorção, além de plantas, são elementos que cabem no orçamento e que trazem uma expressiva melhora na reverberação.
8

Continue navegando