Buscar

Resenha-resumo M.O-DISFAGIA

Prévia do material em texto

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e Disfagia Orofaríngea: aspectos miofuncionais, respiratórios e coordenação neuromuscular oral e laríngea.
M.O X DISFAGIA
O sono é fundamental para a saúde física, emocional e social do indivíduo, dentre suas funções está a capacidade de regular processos hormonais, concretizar os processos de atenção e memória, relaxamento muscular, regulação da temperatura corporal etc. Os indivíduos que não possuem sono de qualidade ou têm algum distúrbio do sono, estão mais propensos a engordar, apresentar doenças cardiovasculares, além de prejuízos sociais e emocionais (ansiedade, depressão, problemas de humor, concentração).
Dentre os distúrbios do sono mais estudado e de alta prevalência está a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), que é definida como um distúrbio respiratório do sono, e que têm grande chance de mortalidade. Por sua grande predominância, muitas pesquisas são realizadas e diversas áreas da saúde (medicina, nutrição, odontologia, fonoaudiologia) vêm estudando suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos.
No que diz respeito a Fonoaudiologia, são realizadas avaliações do sistema estomatognático, adequando musculatura e funções.
 Além dos prejuízos já citados, outras evidências têm surgido trazendo relação da SAHOS com a deglutição. As pesquisas já vêm demonstrando que pacientes com SAHOS, podem apresentar escape anterior, deglutições múltiplas, resíduos em faringe e penetração laríngea, essas alterações podem estar relacionadas a troca gasosa ineficiente durante o sono, incoordenação deglutição-respiração, episódios de apneia que interferem no planejamento neuromuscular da deglutição e alteração da passagem de ar pelas vias aéreas superiores.
Por meio desta pesquisa, e com as avaliações realizadas em 12 indivíduos adultos com idade média de 43 anos e diagnóstico através de exame de polissonografia é possível verificar que à apneia obstrutiva do sono e ronco provocam alterações musculares e respiratórios que comprometem a deglutição, e podem causar uma disfagia orofaríngea, visto que o canal da faringe é compartilhado paras as funções de deglutição e respiração.
Já é evidenciado o quanto a atuação Fonoaudiológica em pacientes com SAHOS é de extrema importância para o equilíbrio da musculatura de lábios, língua, bochechas, parede posterior de faringe, véu palatino, adequação de funções e em relação à pesquisa aqui relatada melhora na deglutição, proporcionando melhor qualidade de vida, alimentação e sono aos indivíduos.
Referência: LUCCAS, Gabriele Ramos de. Síndrome da apneia obstrutiva do sono e disfagia orofaríngea: aspectos miofuncionais, respiratórios e coordenação neuromuscular oral e laríngea. 2017. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2017. doi:10.11606/D.25.2017.tde-22062017-204211. Acesso em: 2020-10-11.

Continue navegando