Buscar

APA-ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Prévia do material em texto

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Fonoaudiologia
Aluna: 
· Quando um paciente chega ao consultório com queixa de dor nos músculos mastigatórios e da ATM, restrição ou abertura assimétrica da boca, ou ruídos articulares (crepitação, estalos), devemos realizar a avaliação para descobrir se esses sintomas levam a um diagnóstico de DTM.
Descreva o processo de avaliação que devemos seguir para este paciente.
O principal alvo da reabilitação das DTMs refere-se à viabilização funcional e estabilidade das funções estomatognáticas, dentro dos limites impostos por possíveis modificações estruturais, retirando-se interferências negativas de compensações funcionais indevidas. Isso impede que estas interfiram de modo negativo na recuperação dos pacientes. 
A reabilitação fonoaudiológica depende da avaliação neuromuscular de todo o complexo estomatognático e suas relações funcionais. É um processo específico que engloba análise das estruturas de tecidos duros e moles associados a ATM, dos músculos tanto em repouso quanto em função. 
Envolve a escolha de aplicação de técnicas miofuncionais orofaciais para direcionar manobras de alívio e de organização dos movimentos mandibulares, assim como a funcionalidade associada aos procedimentos determinados pela equipe interdisciplinar, além do monitoramento dos resultados obtidos.

Mais conteúdos dessa disciplina