Buscar

Estudo transvesal V

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal V (17603)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649162) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23236170
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Gestão do Conhecimento vem adquirindo uma importância notória dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. No que se refere a sua implantação na última década, percebemos que diante do contexto atual de globalização e avanços tecnológicos busca-se cada vez mais desenvolver meios para criar, captar disseminar e aplicar o conhecimento nas suas diversas formas de expressão dentro das organizações. A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
	 b)
	Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
	 c)
	A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
	 d)
	A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.
	2.
	A tecnologia da informação é gerada e explicitada devido ao conhecimento das pessoas, e tem sido cada vez mais intensamente empregada como instrumento para os mais diversos fins. É utilizada por indivíduos e organizações para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo, para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos, além de servir como suporte à análise de mercados e tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com competidores. Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: TERRA, José C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.
	 a)
	Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização.
	 b)
	Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, ontologias e web semânticas.
	 c)
	Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal.
	 d)
	Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e Data Warehouse.
	3.
	A troca de informação é um processo que envolve os conhecimentos dos indivíduos e as interações sociais entre eles. Desse modo, as organizações necessitam adaptar sua cultura, processos e equipe de profissionais para fortalecer este tipo de compartilhamento do conhecimento, não só internamente, mas ultrapassando os limites dela própria. Sobre o termo "Compartilhamento do Conhecimento", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ocorre através da interação relacional entre pessoas que partilham conhecimento tácito e explícito por meio de processos formais ou informais, criando mecanismos ou procedimentos para identificar e codificar o conhecimento.
	 b)
	Forma de colocar o conhecimento em prática, preparando e treinando melhor as pessoas para enfrentar esse novo desafio da era do conhecimento.
	 c)
	É utilizado para manusear, transformar, aprimorar e difundir informações entre as pessoas transpondo várias barreiras da comunicação sem a necessidade de deslocamentos.
	 d)
	É reconhecido pelo uso intenso da informação e do conhecimento tácito na vida do indivíduo e da sociedade em suas diversas atividades, tendo como principal suporte as tecnologias de informação e da comunicação (TICs).
	4.
	Os dados são fatos, e a informação é interpretada de dados. Já o conhecimento é criado e organizado por fluxos de informação, em forma lapidada pelos gestores. O importante é obter o conhecimento certo, para as pessoas certas e no tempo certo, além de ajudá-las (com incentivos) a aplicar o conhecimento de modo que faça com que elas se esforcem para melhorar o desempenho organizacional. No que se refere à Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As organizações devem reconhecer que as pessoas operam e se comunicam através de aprendizagem que inclui os processos sociais de colaborar e compartilhar conhecimento, além de construir sobre as ideias uns dos outros.
	 b)
	Os gerentes devem estar comprometidos em acumular, explorar e renovar a base de conhecimento dentro da organização e serem capazes de criar sistemas de gestão que facilitem o processo.
	 c)
	O processo de Gestão do Conhecimento Organizacional alimenta a inovação sobre forma de produto, serviços e sistemas, além de o conhecimento não precisar ser necessariamente compartilhado com os outros.
	 d)
	Atividades de gestão do conhecimento podem ser descritas em várias disciplinas e abordagens diferentes, mas quase todo o foco está em cinco atividades básicas: identificar, criar, armazenar, compartilhar e usar.
	5.
	A criação do conhecimento tácito ou explícito está diretamente relacionada com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha este conhecimento. Para melhor demonstrar como o conhecimento se materializa, ou seja, se concretiza, Nonaka e Takeuchi (2008, p. 43) sugerem quatro padrões básicos para a criação do conhecimento em qualquer organização: de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. Sobre a definição destes quatro padrões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
	 a)
	De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento e habilidades através da observação, imitação e prática.
	 b)
	De explícito para explícito: adquirir conhecimento através de estudos e reformular seu próprio conhecimento através do que foi aprendido.
	 c)
	De tácito para explícito: quando consegue fundamentar seu conhecimento tácito através de artefatos, atividades e documentação.
	 d)
	De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento ao coletar dados e informação de muitas fontes diferentes.
	6.
	As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
	 b)
	Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
	 c)
	Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
	 d)
	Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
	7.
	As organizações estão adotando iniciativas para gerenciar o conhecimento em busca de vantagem competitivasustentável. A gestão do conhecimento pode ser considerada um conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração do conhecimento dentro da organização. Para refletir os resultados estratégicos ou operacionais destas organizações, existem diversos indicadores voltados às iniciativas de gestão de conhecimento e capital intelectual. Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
	 b)
	Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
	 c)
	Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.
	 d)
	Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
	8.
	Diante da era da informação e do conhecimento, ampliar a participação dos colaboradores nas capacitações tem sido um dos principais objetivos das organizações, a fim de contribuir com seu aprimoramento profissional. O Ensino a Distância (EaD) é um recurso tecnológico de grande utilização em treinamentos e na prática da gestão do conhecimento entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, suprindo as deficiências diárias dos funcionários. Sobre o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesse em um único local.
	 b)
	São sistemas que se adaptam de acordo com o perfil de cada usuário (professores, tutores e alunos) através de diversos estilos cognitivos de aprendizagem durante o processo de ensino.
	 c)
	É um ambiente que estabelece relações através de meios de comunicação a distância, caracterizando-se pela aglutinação de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual que promove a criação de conhecimento coletivo.
	 d)
	É um instrumento de articulação composto por professores, tutores e alunos em comunidades virtuais de aprendizagem, em que é necessário apresentar uma infraestrutura adequada, profissionais capacitados para a realização das atividades de planejamento, elaboração de materiais, avaliação e serviços de apoio aos alunos e professores.
	9.
	Todos os colaboradores de uma organização e, de forma especial, sua alta administração, vêm utilizando com mais frequência o conhecimento voltado aos conceitos práticos de que há organizações que utilizam aprendizagem com feedback loop, ciclos de conversão do conhecimento tácito e explícito, entre outros. Sobre os benefícios da gestão do conhecimento em uma organização, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Desenvolver novas capacidades entre os funcionários, tornando-os mais inovadores e competitivos.
	 b)
	Minimizar a colaboração entre os funcionários e seu acesso às fontes de informações e de aprendizagem.
	 c)
	Eliminar a realização de atividades burocráticas e de baixo valor, a fim de reduzir custos e retrabalhos.
	 d)
	Construir processos organizacionais que possam proteger os ativos da informação e do conhecimento existente na empresa.
	10.
	Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	 a)
	Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	 b)
	Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	 c)
	Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	 d)
	Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando