Buscar

trabalho responsabilidade

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
N1
Ivan A. Labanca Filho
As empresas, no caso a Visual Cosméticos tem em sua Identidade Organizacional a missão, a visão e os valores, todos interligados, e dentro desta ótica precisam desenvolver, constantemente, ações e iniciativas buscando contribuir com as questões éticas, de meio ambiente e de sociedade, acompanhando um mercado competitivo, que gera clientes cada vez mais exigentes.
Dessa forma, é necessário pensar e praticar a sustentabilidade e, ao adotar essa postura promove um engajamento importante dos clientes com a sua marca, assim sua responsabilidade social se torna positiva quando demonstra preocupação com a sociedade e o meio, em que seu negócio está inserido.
Daí a importância dos stakeholders internos e externos que podem influenciar de maneira positiva ou negativa, direta ou indiretamente, e que fazem parte ativa da gestão de comunicação sendo relevantes para o planejamento e execução de um projeto, além das mudanças culturais organizacionais. Assim é imprescindível conhece-los, entender seus reais interesses e cuidar para mantê-los. 
	Nesse contexto, a Visual Cosméticos precisa investir em inovação, explorando com responsabilidade, recursos naturais com base na preservação, apostando na produção de cosméticos orgânicos, no controle de matérias-primas, em embalagens recicláveis e na divulgação de seu comprometimento ético, com a qualidade, segurança e sustentabilidade ambiental, social e econômica, merecendo assim sua confiança.
BIBLIOGRAFIA
ALVES, R. R. Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. São Paulo: Manole, 2017.
ASHLEY, P. A. Responsabilidade social empresarial: um modelo genérico para análise e orientação estratégica. In: ASHLEY, P. A (Org.). Ética e Responsabilidade Social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 110-155.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E .R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2017.
DIAS, R. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ROCHA, T.; GOLDSCHMIDT, A. Gestão dos stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2011.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social e corporativa. São Paulo: Atlas, 2015.

Continue navegando