Buscar

Mercado de Capitais prova 1 2020

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Nelise Ivone Santin (2659390)
	
	Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648863) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23211796
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à Taxa Selic, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central poderia aumentar a taxa Selic para restringir o giro monetário na economia e assim reduzir a inflação.
II- Aumentando a Taxa Selic, o governo contribui para aumentar também o crescimento da economia uma vez que o setor bancário iria ser privilegiado.
III- Para que a atividade econômica nacional ultrapasse um período difícil, o Banco Central poderia reduzir as taxas de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	A partir da ideia de inflação é possível compreender por que uma nota de R$100,00 não tem a capacidade de comprar a mesma quantidade de produtos em um supermercado depois de 10 anos. Pois, a inflação representa a perda do poder aquisitivo ao longo do tempo. Deste modo, a leitura do PIB com base nos índices de inflação é crucial para a real compreensão da dinâmica produtiva. Avalie as asserções a seguir a respeito dos temas da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB):
I- É possível comparar o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em função direta do valor dele em real de um ano para o outro.
PORQUE
II- Conforme a compreensão dos conceitos relativos à inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) Real considera o Produto Interno Bruto (PIB) Nominal menos o fator inflação desse período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	3.
	O comércio internacional depende da compra e venda de moeda, sendo que o preço delas fica em função de muitos fatores. Dependendo destes fatores, as taxas de câmbio dos países podem oscilar para uma posição de valorização cambial ou para uma desvalorização. No contexto de uma perspectiva de aumento das importações, mantendo o volume das exportações sem variação, o que poderia vir acontecer com o saldo líquido das Reservas Internacionais do país e com a posição da taxa de câmbio?
	 a)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma tendência de Reserva Internacional menor também, isso irá trazer perspectivas negativas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de desvalorização.
	 b)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma Reserva Internacional maior, isso irá trazer boas perspectivas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência para valorização.
	 c)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma Reserva Internacional sem tendência nem de aumentar nem de diminuir, isso irá trazer perspectivas neutras ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de estabilidade relativa cambial.
	 d)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo maior, se refletindo em uma tendência de Reserva Internacional maior também, isso irá trazer boas perspectivas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de valorização.
	4.
	A Taxa Básica de Juros é uma ferramenta econômica que todo país utiliza para definição da sua política monetária. Ela costuma direcionar as taxas de juros usados em operações financeiras, como as cobranças em empréstimos e financiamentos, por exemplo. Portanto, a disponibilidade e o interesse de emprestar moeda por parte dos investidores tem dois grandes fatores. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nível de risco que o investidor esteja disposto a aceitar.
(    ) O nível de rentabilidade que o investidor esteja aspirando.
(    ) O nível de risco que o investidor esteja disposto a pagar.
(    ) O nível de prejuízo que o investidor esteja aspirando.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	Existem diversos tipos de alternativas de investimento no mercado de capitais, muito dependerá do perfil do investidor e se o interesse é de curto ou de longo prazo. Assim, dependendo desse perfil, o investidor escolhe sua Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Sobre a TMA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos elementos fundamentais de escolha da TMA é o nível de risco a ser definido pelos investidores.
(    ) O tipo de benchmark financeiro dependerá do nível de inflação, a maior inflação será a necessidade de mudar de benchmark financeiro estabelecido.
(    ) Para riscos maiores, o investidor deve escolher a Taxa Selic como a sua TMA.
(    ) A definição da TMA dependerá também do tipo de benchmark financeiro definido pelo investidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Para equilibrar o sistema financeiro, são emitidos títulos por instituições financeiras, com a função de transferir recursos de uma instituição para outra. Uma grande parte das operações financeiras entre as instituições financeiras são feitas durante um dia, garantindo, assim, a flutuação da taxa no mercado e mantendo a liquidez do sistema. Quando grandes empresas aplicam seus recursos nas instituições financeiras, elas, na maioria das vezes, negociam as taxas de juros com referências no "custo do dinheiro" usado pelos bancos entre si. Portanto, no caso dos bancos comerciais, há uma taxa que fica entre a taxa média com que os bancos emprestam recursos financeiros e a Taxa Selic definida pelo Banco Central. Qual é o nome dado para esta taxa?
	 a)
	Taxa SELIC.
	 b)
	Taxa - CDI.
	 c)
	Spread bancário.
	 d)
	Taxa dos títulos públicos.
	7.
	A Taxa Básica de Juros é reconhecida como a taxa básica da economia brasileira. Ela costuma direcionar as taxas de juros usados em operações financeiras, como as cobranças em empréstimos e financiamentos, por exemplo. O governo, por meio do Banco Central (Bacen), possui a capacidade de nortear a taxa mínima da economia brasileira em função de uma série de fatores macroeconômicos. Sobre esses fatores macroeconômicos,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pressões inflacionárias - o Bacen poderia aumentar a taxa Selic para restringir o giro monetário e, assim, reduzir a inflação.
(    ) Redução da atividade econômica e desemprego - o Bacen poderia reduzir as taxas de juros para incentivar o giro monetário e ajudar a atividade econômica a se recuperar.
(    ) Aumento da taxa de juros básica do FED (Federal Reserve) nos Estados Unidos - se a maior economia do mundo está prevendo pressões inflacionárias no seu país, esse país poderia aumentar sua taxa básica, logo, todas as economias do mundo deverão ponderar isso em função de sua própria dinâmica.
(    ) Aumento da atividade econômica e desemprego - o Bacen poderia reduzir as taxas de juros para incentivar o giro monetárioe ajudar a atividade econômica a se recuperar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V
	8.
	A política cambial afeta a vida dos cidadãos, mesmo daqueles que não costumam viajar para o exterior. Por meio de sua política cambial, um país pode controlar a valorização e a desvalorização de sua moeda frente aos demais países. Essa definição de como o país vai se relacionar no mercado de câmbio é feita por meio de três grandes modelos. Sobre os dois grandes fatores de forças da taxa cambial flutuante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pelo saldo líquido do Balanço de Pagamentos e o posicionamento das reservas internacionais, isto é, o saldo líquido de tudo o que entra no país menos o que está saindo.
(    ) Pelas expectativas econômicas da própria dinâmica desse saldo líquido do Balanço de Pagamentos. Essas expectativas possuem fatores tanto internos da própria economia e política nacional como fatores externos do resto do mundo.
(    ) Pelo saldo líquido do Balanço de Pagamentos e o posicionamento das reservas internacionais, isto é, o saldo líquido de tudo o que entra no país mais o que está saindo.
(    ) Pelas expectativas econômicas da própria dinâmica desse saldo líquido do Balanço de Pagamentos. Essas expectativas possuem fatores tanto externos quanto da própria economia e política nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	O Balanço de Pagamentos é um instrumento contábil que registra sistematicamente todas as transações econômicas feitas entre residentes e não residentes de um país com o resto do mundo em um determinado período. Ele sempre vai refletir na posição cambial do nosso país. Nesse sentido, com relação às Reservas Internacionais, analise as sentenças a seguir:
I- Se há saldo positivo no Balanço de Pagamentos, haverá melhora nas Reservas Internacionais, logo, pressão para uma valorização da moeda nacional.
II- Se há saldo positivo no Balanço de Pagamentos, haverá redução nas Reservas Internacionais, logo, pressão para uma valorização da moeda nacional.
III- Se há saldo negativo no Balanço de Pagamentos, haverá redução das Reservas Internacionais, logo, pressão para uma desvalorização da moeda nacional.
IV- Se há saldo negativo no Balanço de Pagamentos, haverá melhora das Reservas Internacionais, logo, pressão para uma desvalorização da moeda nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Cada investimento possui um nível de risco diferente, mas devido à infinidade de ativos, títulos e empresas disponíveis no mercado, muitas vezes o investidor não consegue analisar financeiramente cada um deles com precisão para orientar melhor o seu investimento. Para ajudar nessa situação, existe um tipo de instituição especializada em realizar essa análise, da forma mais profissional e independente possível: as agências de rating. Sobre a tabela de ratings para títulos de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A - é de certa forma mais suscetível aos efeitos adversos de mudanças nas circunstâncias e nas condições econômicas do que as obrigações nas categorias mais altas. No entanto, a capacidade do devedor de honrar seus compromissos financeiros relativos à obrigação ainda é forte.
(    ) BBB - apresenta parâmetros de proteção adequados. No entanto, é mais provável que condições econômicas adversas ou mudanças nas circunstâncias enfraqueçam a capacidade do devedor de honrar seus compromissos financeiros relativos à obrigação.
(    ) BB - é atualmente vulnerável ao não pagamento e dependente de condições favoráveis de negócios, financeiras e econômicas, para o devedor honrar seus compromissos relativos à obrigação.
(    ) AA - tem o rating mais alto atribuído pela S&P Global Ratings. A capacidade do devedor de honrar compromissos financeiros relativos à obrigação é extremamente forte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.

Continue navegando