Buscar

Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649722) ( peso.:1,50)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Modelagem (ART07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649722) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23831037
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em sala de aula, geralmente nos deparamos com um problema recorrente que afeta a criatividade de nossos alunos. Trata-se do uso abusivo dos estereótipos, ou seja, uma massificação das imagens em detrimento dos desenhos das crianças. Quanto ao problema do uso de estereótipos, analise as sentenças a seguir:
I- Estereótipos são figuras que se repetem indefinidamente de modo prolongado e idêntico: uma espécie de clichê.
II- Quase sempre os estereótipos são interferências do adulto e do meio no ato espontâneo de desenhar da criança. Isso repercute de maneira permanente se não percebido a tempo.
III- Os estereótipos mais comuns são as famosas gaivotas ou pássaros (num repetido v) que pairam nos céus infantis. Outras manifestações são as estrelas e corações ou ainda gatos, peixes e borboletas simplificados.
IV- Os estereótipos enfraquecem e retiram a riqueza de um trabalho artístico infantil cuja gestualidade e imaginação são pontos fortes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	2.
	Com representações de figuras femininas em variadas poses e indumentárias, essas pequenas estatuetas feitas em argila, na Grécia Antiga, foram produzidas em molde, sendo, portanto, ocas. Após a cozedura, a estatueta era mergulhada num engobe branco (uma solução líquida de argila) e posteriormente pintada. O resultado final era bastante diferente do atual, como vemos na figura anexa, que são com cores pálidas e desvanecidas. As originais apresentavam-se bastante alegres e coloridas. Do que se trata essas estatuetas?
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.metmuseum.org/toah/hd/tafg/hd_tafg.htm>. Acesso em: 15 jul. 2017.
	
	 a)
	Vênus gregas.
	 b)
	Deusas gregas.
	 c)
	Tanagras.
	 d)
	Heroínas gregas.
	3.
	Quando deixamos uma peça feita em argila secar completamente, a peça fica frágil. Quando riscamos a peça, solta somente um pó de argila seca. Como é chamado este estado seco da argila?
	 a)
	Argila firme.
	 b)
	Ponto de osso.
	 c)
	Ponto de couro.
	 d)
	Argila sabão.
	4.
	Na modelagem, as mãos do artista são o principal instrumento e os materiais mais comuns são a argila, a cera e o gesso. Através da modelagem em argila, pode-se realizar trabalhos interessantes com os alunos, utilizando, por exemplo, os relevos sobre as placas de barro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para os relevos em argila, utiliza-se geralmente placas no formato oval e circular.
(    ) Os temas para o relevo em argila são diversos, podendo ser figurativos ou abstratos, com base em alguma obra de artista ou, ainda, como um estudo das formas puras: geométricas e orgânicas.
(    ) Com placas, é possível criar impressões por meio de objetos diversos, como folhas e rendas.
(    ) Pressionam-se os elementos na placa de argila com a ajuda de uma máquina impressora e as mãos ou com a ajuda do rolo de massa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Em fevereiro de 2003, o Brasil recebeu aquele que é considerado um dos grandes tesouros arqueológicos da humanidade, os Cavaleiros de Xi´An, que estavam na mostra China: Guerreiros de Xi´An e os Tesouros da Cidade Proibida aberta para convidados no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera. Além de 13 das milhares de peças feitas em terracota a mando de Qin Shi Huangdi, o primeiro imperador chinês, que unificou a China em 221 antes de Cristo, também foi trazida ao país uma seleção de centenas de peças arqueológicas, objetos históricos e obras de arte, que revelam em todo o esplendor como é sólida, estável e impressionantemente rica a cultura chinesa. As peças mais antigas da exposição têm 7 mil anos de existência, mas o núcleo central da mostra refere-se apenas aos cinco milênios que já duram a civilização chinesa. Para conseguir traçar esse panorama - que evidentemente é bastante genérico e pontuado por escolhas, às vezes aleatórias, às vezes imprescindíveis, feitas pela equipe de curadores chinesa e brasileira -, foram necessários três anos de trabalho intenso, várias viagens e a colaboração indispensável de duas instituições museológicas da China.
Sobre os Cavaleiros de Xi´An, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: ESTADÃO. China expõe seus guerreiros de terracota. 20 de fevereiro de 2003. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,china-expoes-seus-guerreiros-de-terracota,20030220p3508. Acesso em 22 jun. 2018.
FONTE DA IMAGEM: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2015/03/bos-guerreiros-de-terracota-de-xib-foram-descobertos-por-mero-acaso.html. Acesso em 22 jun. 2018.
	
	 a)
	Cada peça de terracota é decorada de maneira diferente. Segundo os arqueólogos, a tinta vermelha e amarela foi confeccionada à base de minerais e fixadores, tais como sangue animal ou clara de ovo. Outra análise mostrou que as peças foram cozinhadas em fornos de até 1.000° C de temperatura, demonstrando uma grande habilidade na arte da cerâmica.
	 b)
	Os guerreiros formam onze colunas na direção leste. As figuras humanas são de tamanho natural e variam de 1,72 a 2 metros de altura. Cada soldado tem uma fisionomia diferente: alguns sorriem, outros são mais sisudos. Uns possuem barba, outros bigodes. O adorno na cabeça identifica o status: quanto mais sofisticado, maior a posição.
	 c)
	Ao lado dos guerreiros, encontravam-se também miniaturas de cavalos feitos em bronze, que parecem estar vivos, com suas bocas abertas sugerindo relinchos.
	 d)
	Qin Shihuangdi, primeiro imperador da dinastia Qin e responsável pela unificação inicial da China no ano 221 a.C., começou a construir seu mausoléu logo que entronado, no ano 246 a.C., com apenas 13 anos de idade. Quando morreu em 210 a.C., com 49 anos, toda uma hoste de guerreiros em terracota, em tamanho original, acompanhou-o para a seguinte vida.
	6.
	"O primeiro artesão foi Deus que, depois de criar o mundo, pegou o barro e fez Adão" (ditado popular paraibano). A cerâmica é a mais antiga das indústrias, nascida do barro endurecido pelo fogo. As primeiras cerâmicas da Pré-História, vasos de barro, sem asa, tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. Sobre a cerâmica marajoara, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo, em cerâmica dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
(    ) Nas imagens em cerâmica marajoara são comuns imagens de figuras humanas ou humanoides, representando possivelmente deidades daquele período.
(    ) Representações femininas são recorrentes não apenas nos potes funerários, mas também nas estatuetas, podendo aparecer figuras ancestrais ou míticas, simultaneamente com traços animais e humanos.
(    ) Não são frequentes, na cerâmica marajoara, as estatuetas que combinam traços masculinos e femininos, sem a cabeça.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://br.pinterest.com/pin/83668505550871756/. Acesso em: 22 jan. 2020.
	
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Por meio de sua arte e dos ritos nos quais se inserem, as máscaras revelam as profundidades da alma e os limites da condição humana. Como observa-se na imagem anexa, um dos materiais mais apropriados para a manufatura de máscaras artísticas é a argila, que pode ser feita a partir de uma placa. Acerca dos aspectos
técnicos da manufatura de uma máscara em argila, analise as sentenças a seguir:
I- Para criar volume nas máscaras, deve-se fazer ranhuras e usar a barbotina para acrescentar argila em partes como o nariz, os olhos e a boca.
II- Para evitar rachaduras, não se pode apoiar a máscara sobre uma telha curva ou sobre bolas de jornal, por exemplo.
III- Pode-se realizar desenhos, incisões e acabamentos através do uso de palitos de madeira ou estecas.
IV- Pode-se usar uma faca ou estilete para fazer o contorno da máscara.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://carlosgamaartes.blogspot.com/2011/10/esculpindo-busto-sol-biga-romana-teatro.html>. Acesso em: 15 jul. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Como proposta temática para trabalhar a modelagem entre crianças e jovens, pode-se realizar placas de argila para moldar as máscaras. Como tema para as máscaras, pode-se estudar a cultura africana, que possui uma forte menção escultórica, com elementos geométricos. No caso da confecção de máscaras, analise as sentenças a seguir:
I- Para criar volume nas máscaras, acrescenta-se argila em partes como o nariz, boca e olhos, não se esquecendo das ranhuras e barbotina.
II- Se não quiser que a máscara fique plana, basta moldá-la sobre os joelhos, apoiando a máscara sobre o colo.  
III- Nunca use as estecas ou palitos de madeira para as incisões, desenhos ou acabamentos, pois estas podem partir a argila.
IV- O contorno da máscara pode ser feito com um estilete, faca ou palito de madeira, para retirar o excesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	Ao fazer um desenho sem intenções, na maioria das vezes sempre se desenha a mesma paisagem e com os mesmos elementos, e ainda encontramos a presença dele no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estereótipos são figuras que se repetem indefinidamente de modo prolongado e idêntico: uma espécie de clichê.
(    ) Os estereótipos quase sempre são interferências do adulto e do meio no ato espontâneo de desenhar da criança.
(    ) Os estereótipos mais comuns são as gaivotas ou pássaros, estrelas, corações, ou ainda gatos, peixes e borboletas simplificados.
(    ) Os desenhos mimeografados são excelentes na contribuição da aprendizagem dos alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Em 1974, camponeses fizeram uma descoberta fabulosa na China, quando encontraram milhares de guerreiros de terracota enterrados. Descobriram, por acaso, o maior sítio arqueológico desde que Howard Carter achou os tesouros de Tutankhamon: a tumba de Qin Shi Huangdi. Carruagens, arqueiros e cavalos também estão presentes. Estima-se que haja, dentro do fosso, cerca de 6000 guerreiros e 180 bigas de cerâmica. Acerca desses guerreiros de barro, analise as sentenças a seguir:
I- Os corpos dos guerreiros foram modelados e esculpidos um a um.
II- As cabeças dos guerreiros eram feitas através de moldes, o que resultava em duas metades ocas.
III- Como eram feitos com os mesmos moldes, os artesãos criaram rostos com expressões iguais.
IV- Estes guerreiros em argila foram feitos em tamanho natural e são conhecidos como "os guerrreiros de Xian".
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.porto.pt/noticias/guerreiros-de-xian-invadem-a-alfandega_2>. Acesso em: 15 jul. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando