Buscar

Adg2 PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg2 - Prevenção e Combate a Sinistro
1) As características do comportamento dos materiais construtivos frente ao fogo podem desempenhar papel preponderante na evolução de um eventual incêndio, dificultando ou contribuindo para que um estágio crítico seja alcançado.
A respeito dos materiais construtivos frente ao fogo, julgue as alternativas abaixo:
a) Tais características dizem respeito à facilidade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de sustentar a combustão, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, a quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de combustão, ao desprendimento de partículas em chamas/brasa e ao desenvolvimento de fumaça e gases nocivos.
b) Tais características dizem respeito à dificuldade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de sustentar a combustão, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, a quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de combustão, ao desprendimento de partículas em chamas/brasa e ao desenvolvimento de fumaça e gases nocivos.
c) Tais características dizem respeito à facilidade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de se inflamar, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, a quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de combustão, ao desprendimento de partículas em chamas/brasa e ao desenvolvimento de fumaça e gases nocivos.
d) Tais características dizem respeito à facilidade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de sustentar a combustão, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, a quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de oxidação, ao desprendimento de partículas em chamas/brasa e ao desenvolvimento de fumaça e gases nocivos.
e) Tais características dizem respeito à facilidade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de sustentar a combustão, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, a quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de combustão, ao desprendimento de partículas de CO2 e metano.
2) A Reação ao fogo é denominada a contribuição que os materiais combustíveis incorporados aos sistemas construtivos podem oferecer para o desenvolvimento de uma situação de incêndio (através da ignição e sustentação da combustão, do desenvolvimento de calor, da propagação das chamas, do desprendimento de partículas em chamas/brasa e do desenvolvimento de fumaça e gases tóxicos).
As variáveis inerentes a um material, as quais se interrelacionam diretamente com o fogo são: 
a) combustão espontânea, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
b) queima em profundidade, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
c) incombustibilidade, poder de transmitir calor, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
d) incombustibilidade, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
e) incombustibilidade, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de oxigênio.
3) Edifícios resistentes ao fogo são aqueles que não têm sua estrutura comprometida, quando exposta a uma situação de incêndio, e que não oferecem riscos de propagação para as edificações vizinhas.
Caracterize os materiais não-combustíveis ou incombustíveis:
a) são aqueles que, quando submetidos a uma fusão,  apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem baixa quantidade calor.
b) são aqueles que, quando submetidos a pirólise ,apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem elevada quantidade de fumaça e gases.
c) são aqueles que, quando submetidos a uma combustão, não apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem elevada quantidade de fumaça e gases.
d) são aqueles que, quando submetidos ao calor,  apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem elevada quantidade de fumaça e gases.
e) são aqueles que, mesmo submetidos ao calor,  apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem elevada quantidade de gases.
4) A Norma Regulamentadora Nº 23 – Proteção Contra Incêndios, que destaca as medidas de proteção contra incêndios, visando à prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores (que deve ser realizada em todas as empresas).
Assim, todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis, sendo elas:
a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para os brigadistas nos locais de trabalho e dispositivos de alarme existentes.
b) utilização dos equipamentos de EPI; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.
c) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de sprinklers.
d) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.
e) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e extintores de incêndio.

Continue navegando