Buscar

AP1- Produção e Gestão da Informação 2 2020 (1)-convertido (2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Disciplina: Produção e Gestão da Informação em Segurança Pública
AP1 1.2020 - Data:02/10/2020 Polo:São Gonçalo
Nome do/a estudante: 
 (
Orientações Gerais:
 
O/a estudante deve responder 3 questões propostas.
 
O/a estudante
 deve responder as perguntas com base no conteúdo das 
aulas, 
porém com suas próprias palavras. O uso de exemplos é bem avaliado 
desde 
que tenha relação com a pergunta.
As respostas devem ter entre 05 e 10 linhas e o número da questão deve 
ser 
indicado no início de cada resposta.
Não serão permitidos acessos à internet, consultas ou comunicações 
entre 
os/as estudantes, assim como consultas a quaisquer tipos de materiais impressos, eletrônicos ou digitais.
)
1. Nas aulas 1 e 2 analisamos como os registros administrativos correspondem a fase inicial da produção de estatísticas oficiais e como esse processo é inerente a regimes democráticos, que tem a transparência e a publicidade como princípios. Com base nesse conteúdo responda, indique a alternativa correta e justifique sua resposta (2,5 pontos):
a) A Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) atendem às mesmas funções na administração pública;
b) A Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) afirmam que o acesso aos documentos só será autorizado, em caso de solicitação pela, sociedade mediante justificativa fundamentada;
c) A Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) atendem a funções distintas e complementares da administração pública;
d) Lei de Transparência e Lei de Acesso à Informação abrangem dois objetivos distintos, que não podem ser efetivados de forma conjunta.
Resposta: Letra C pois as duas trabalham em questões distintas, porém precisam ser cumpridas em conjunto para que cada municipio exerça de forma completa siuas obrigações com a comunidade. A Lei da transparência 131/2009 foi elaborada para que se fosse divulgada em tempo real toda a receita e despesas de orgãos públicos tendo como prazo maximo de 24 horas e seguir todas as exigências do ministerio público, onde a Lei 12.527/2011 prevê que é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.
2. A França foi o país pioneiro na coleta regular de dados oriundos de documentos policiais/judiciais como auxílio à administração pública e divulgação para a sociedade, no século XIX. A estatística surgiu como um instrumento de administração do Estado, mas se transformou ao longo do tempo para se constituir numa ciência da descrição, ou seja, uma fonte de informação que serve ao registro e análise dos fatos.
No Brasil a criação da Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização – Rede Infoseg – ocorreu em 2007 (Decreto nº 6.138/2007), tendo sido complementada posteriormente pela criação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e sobre Drogas (Sinesp) (Lei nº 12.681/2012). (5 pontos)
Discuta qual o objetivo da Rede Infoseg e do Sinesp em termos de gestão da informação e do conhecimento, apontando seu público-alvo e algumas de suas limitações.
Resposta: O objetivo é dispor a todos os agentes e servidores da pasta de segurança pública um veiulo para a solução que estará disponivel diariamente em na internet e no sistema mobile, para que seja permitido por um unico comando realizar a pesquisa em diversas bases de dados, podendo até utilizar possiveis dados simultâneos, de uma maneira facilitada, recebendo informações criminais e de verás outas particularidades de individuos, armas e até mesmo de veiculos, seu público-alvo como já falado, todos os servidores da area da segurança pública seja ele do ambito federal, estadual ou até mesmo municipal, controle e fiscalização, e orgãos do poder judiciário e ministério público. Uma de suas limitações são que diversas informções ficam fora do sistema comoas que são produzidas pela policia federal e a rodoviaria federal.
3. A primeira pesquisa nacional de vitimização realizada no Brasil foi desenvolvida pelo IBGE em 1988, sendo que somente em 2009 a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) incorporou novamente as questões referentes à vitimização, que tratavam do sentimento de segurança.
Discuta como os resultados dessas pesquisas possibilitam compreender o que é a
“percepção sobre a violência” e a “experiência sobre a violência”, destacando como isso pode afetar uma política de segurança pública (2,5 pontos).

Continue navegando

Outros materiais