Buscar

SAÚDE%20E%20SEGURANÇA%20NO%20TRABALHO%20parte%201

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Para a sociedade moderna a Saúde e a Segurança no trabalho são muito importantes no que se refere aos prejuízos sociais, físicos e econômicos reais ou em potencial. A engenharia de segurança do trabalho tem como princípio propor e assessorar a tomada de medidas de controle para eliminar ou reduzir acidentes no ambiente laboral e também é responsável por cuidar da saúde e integridade dos trabalhadores.
A segurança do trabalho não interessa somente aos trabalhadores, mas também às empresas e à sociedade em geral, pois um trabalhador acidentado, além dos sofrimentos pessoais provoca despesas ao sistema previdenciário quando passa a receber seus direitos, que são pagos por todos os contribuintes do sistema.
Lafraia (2011) a excelência em segurança, meio ambiente e saúde (SMS) traz vantagens para uma organização, melhorando a produtividade, os resultados dos negócios e as práticas gerenciais ao mesmo tempo em que previne acidentes, danos à saúde e reduz custos operacionais.
 Para manter um local seguro e saudável, a Marisa trabalha com uma empresa terceirizada para a prevenção de perdas e a segurança dos colaboradores. A organização possui padrões mínimos e adequados no ambiente de trabalho por meio de atendimento as legislações, Norma Regulamentadoras, Instruções dos Bombeiros, entre outros, tem uma prática eficaz de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, por meio de se atualizarem aos programas: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT e a Análise Ergonômica do Trabalho – AET; e os laudos de caldeira, compressor, elevador, entre outros.
Buscam realizar treinamentos de brigada de incêndio, CIPA, primeiros socorros e os treinamentos voltados para as atividades exercidas pelos colaboradores em seus postos de trabalho. Oferece também para as funcionárias gestantes, o Plano Gestante, que é conveniado com a rede Unimed, onde dão todo o suporte durante a sua gestação, os médicos e psicólogos acompanham e atendem cuidadosamente todos os casos. A Marisa mantém desobstruídos, sinalizados e carregado os extintores e hidrantes, produtos químicos inflamáveis estocados de forma correta e devidamente sinalizados. Mantém a manutenção preventiva das instalações elétricas e procuram manter atualizados os exames ocupacionais (ASO) de acordo com cada função e riscos pertinentes descritos no PPRA.
Fornecem quando aplicável, todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs), oferecem para os seus colaboradores como qualidade de vida: Dias de esporte; Maratona Marisa; Quadras Esportivas e Nutricionistas. Conscientizam através de treinamentos, cartazes e orientações os colaboradores e todos aqueles que possam exercer atividades em seu nome das consequências de suas ações para com a saúde e integridade física de todos.

Outros materiais