Buscar

A IMPORTANCIA DOS ZOO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Goiânia, 27 de abril de 2020.
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO-UNIESO
Curso: Psicologia
Prof.: Osvaldo José da Silveira Neto
Disciplina: Educação Ambiental 
Turma: PS1P29
Aluno: Gracielle Regina da Silva Oliveira Leonel
A IMPORTÂNCIA DO ZOOLÓGICO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Encontramos em algumas grandes cidades, um verdadeiro refúgio da Natureza em meio a tanto concreto, asfalto e poluição. São os Jardins Zoológicos.
 Neles encontramos diversas espécies de animais, assim como também, normalmente, uma vasta flora variada. 
Os zoológicos evoluíram juntamente com os princípios ambientais e hoje atuam em busca de técnicas eficazes para a preservação e conservação da fauna silvestre. Eles têm papel fundamental para a proteção da biodiversidade e para a preservação de animais ameaçados de extinção. 
Aliados a isso, realizam trabalhos de Educação Ambiental que, nos dias atuais, está incluída entre os principais objetivos dessas instituições. Sabemos que a conscientização das pessoas, mostrando a importância da conservação da biodiversidade, é essencial para implantação efetiva de um projeto atuante no âmbito da Educação Ambiental.
Em diversas cidades, os zoológicos são uma das principais áreas de lazer e recreação, onde as escolas realizam aulas práticas e, nos finais de semana, reúnem inúmeras famílias que lá encontram um lugar tranquilo para diversão. 
Atualmente, grande parte dos zoológicos brasileiros realizam programas de Educação
Ambiental e, muitas vezes, tais programas são responsáveis pelo aumento do número de visitantes, uma vez que passam a incentivar a visitação, principalmente de escolas.
Nesse contexto, os trabalhos de Educação Ambiental implantados nos zoológicos dinamizam as programações e tornam as visitas mais atrativas. É reconhecido que os zoológicos têm um enorme potencial educativo e cada vez mais, tem-se aproveitado disso pois existe a possibilidade de elaborar diferentes atividades promovendo, o envolvimento do público nas questões ambientais com o intuito de promover uma melhor relação entre o homem e a natureza. 
A implantação de um programa de Educação Ambiental em zoológicos pode ocorrer gradativamente e de diversas formas. Geralmente, um dos primeiros passos é a implantação de placas educativas que orientam os visitantes e dão noções de preservação ambiental. 
É interessante, para chamar a atenção dos visitantes, que as placas de identificação contenha uma foto do animal (particularmente importante quando o recinto contém mais de uma espécie) e informações acerca da condição da espécie quanto à ameaça de extinção. Além disso, é importante que essas placas tenham informações como o nome científico e popular da espécie, distribuição geográfica, tipo de alimentação e o hábitat onde a espécie ocorre.
Além dessas placas informativas, alguns Zoológicos promovem ações especificas, como palestras e visitações guiadas, visando muitas vezes a conscientização da preservação das espécies regionais que estão ameaçadas de extinção. 
Concluímos portanto, que os Zoológicos, são os lugares ideais para se promover a Educação Ambiental de uma maneira harmônica e natural, podendo ser melhor explorado seus recursos e projetos nesse ambiente.

Continue navegando