Buscar

2 O PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO - SEUS FILÓSOFOS E SUAS RESPECTIVAS TESES



Continue navegando


Prévia do material em texto

FILOSOFIA 
O PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO - SEUS FILÓSOFOS E SUAS RESPECTIVAS TESES
FILOSOFIA
ANTIGA
OS PRÉ-SOCRÁTICOS
VIERAM ANTES DE SÓCRATES.
ESSES PENSADORES GREGOS BUSCAVAM EXPLICAR A ORIGEM DO UNIVERSO, O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS. QUERIAM ENTENDER A RAZÃO, A ORIGEM DAS MUDANÇAS DA NATUREZA E A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO. ALGUNS ABANDONARAM OS MITOS E RELIGIÕES QUE EXPLICAVAM TUDO NA ÉPOCA, BUSCANDO TEORIAS MAIS RACIONAIS. 
TALES DE MILETO (624 a.C.- 558 a.C.) 
  
TALES DE MILETO (624 a.C.- 558 a.C.) 
CONSIDERADO O PRIMEIRO FILÓSOFO OCIDENTAL, NASCEU ONDE HOJE É A TURQUIA, E NA ÉPOCA ERA UMA COLÔNIA GREGA. EM UMA VISITA AO EGITO, TALES TERIA APRENDIDO REGRAS DE GEOMETRIA, E ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA DEDUÇÃO, CHEGOU A CONCLUSÕES IMPORTANTES PARA ÉPOCA, COMO, POR EXEMPLO, A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE TEMPO NAS COLHEITAS DE ALIMENTOS.
ATRIBUI-SE A ELE A PRIMEIRA PREVISÃO OCIDENTAL DO ECLIPSE TOTAL DO SOL, POIS O FILÓSOFO TAMBÉM SE INTERESSAVA POR ASTRONOMIA. ELE ACREDITAVA NO MONISMO, TEORIA QUE TUDO NO UNIVERSO PODERIA SER REDUZIDO, E ERA ORIGINADO DE UMA MATÉRIA PRINCIPAL, NO CASO, A ÁGUA. 
FUNDOU A ESCOLA DE TALES, QUE SE FIXOU COMO A PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE ESCOLA DE CONHECIMENTO GREGA.  
ANAXIMANDRO (610 A.C. - 546 A.C.)
  
ANAXIMANDRO (610 A.C. - 546 A.C.)
DISCÍPULO E ASSESSOR DE TALES DE MILETO, ANAXIMANDRO TAMBÉM NASCEU EM MILETO, COLÔNIA GREGA NA ATUAL TURQUIA, E FREQUENTOU A ESCOLA DE MILETO, FUNDADA PELO PRIMEIRO FILÓSOFO OCIDENTAL PARA PROCURAR UMA RAZÃO NATURAL PARA O MUNDO. 
ESTUDANDO NOS CAMPOS DE CONHECIMENTO DE ASTRONOMIA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E POLÍTICA, ANAXIMANDRO ACREDITAVA QUE O NOSSO MUNDO ERA APENAS UM ENTRE VÁRIOS OUTROS, QUE SE DESENVOLVIAM, EVOLUÍAM E DESTRUÍAM, EM UM PROCESSO INFINITO E INEVITÁVEL. 
PARA ANAXIMANDRO, TUDO TINHA INÍCIO NO QUE ELE CHAMAVA DE APEIRON, ALGO QUE NÃO TEM FIM, NEM COMEÇO, E É A ORIGEM DE TODAS AS COISAS. NELE CONTINHA TODA A NATUREZA. ELE TAMBÉM ACREDITAVA QUE O SOL AGIA SOBRE A ÁGUA, CRIANDO SERES QUE EVOLUÍAM PARA VÁRIAS COISAS QUE CONHECEMOS HOJE, PENSAMENTO QUE SE ASSEMELHA AO QUE HOJE CONHECEMOS COMO TEORIA DA EVOLUÇÃO. 
PITÁGORAS (582 a.C. - 497 a.C.) 
  
NASCIDO NA ILHA DE SAMOS, NO MAR EGEU, GRÉCIA, PITÁGORAS CHEGOU A ESTUDAR NA ESCOLA DE MILETO TAMBÉM, MAS SEUS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ERAM TÃO AVANÇADOS, QUE O FILÓSOFO ULTRAPASSOU O MESTRE E SEGUIU EM VIAGENS PARA ADQUIRIR NOVOS SABERES.
CONHECIDO POR SER UM MATEMÁTICO BRILHANTE E TAMBÉM MÍSTICO, PITÁGORAS AFINOU O SEU CONHECIMENTO MATEMÁTICO QUANDO SE FIXOU POR MAIS DE VINTE ANOS NO EGITO, EXAMINANDO OS CÁLCULOS AFRICANOS. A PARTIR DE ENTÃO CRIOU O FAMOSO TEOREMA DE PITÁGORAS.
O PENSADOR VIA NAS PROPORÇÕES GEOMÉTRICAS EXPLICAÇÕES PARA TUDO QUE ACONTECIA NA NATUREZA. PARA ELE, OS NÚMEROS EXPLICAVAM DESDE PORQUE UMA MÚSICA É AGRADÁVEL AOS OUVIDOS (ESCALAS TONAIS DE MÚSICA) A, POR EXEMPLO, O FUNCIONAMENTO DOS SERES VIVOS, PLANTAS, ETC. INCLUSIVE, ELE E SEUS DISCÍPULOS ERAM MÍSTICOS E ACREDITAVAM QUE O SER HUMANO TINHA CICLOS, REENCARNANDO ESPORADICAMENTE PARA VIVER TUDO DE NOVO. 
PITÁGORAS (582 a.C. - 497 a.C.) 
HERÁCLITO (540 a.C. - 470 a.C.)
  
NASCIDO EM UMA FAMÍLIA NOBRE EM ÉFESO, HERÁCLITO É CONHECIDO POR AFIRMAR QUE TUDO ESTAVA EM CONSTANTE ESTADO DE TRANSFORMAÇÃO. SUAS IDEIAS ERAM A GÊNESE DO QUE CONHECEMOS HOJE POR METAFÍSICA.
AO CONTRÁRIO DOS SEUS ANTECESSORES, O FILÓSOFO SUPOSTAMENTE FOI AUTODIDATA, APRENDENDO SOZINHO SOBRE AS QUESTÕES DE CIÊNCIA, TEOLOGIA E RELAÇÕES HUMANAS. O MOVIMENTO ERA PARA ELE O PRINCIPAL FUNDAMENTO DA NATUREZA, A VERDADE ENTÃO SERIA DIALÉTICA, SEMPRE COM DOIS OPOSTOS SE RELACIONANDO. 
O FOGO É O ELEMENTO FUNDADOR DA NATUREZA PARA O FILÓSOFO, CONSIDERANDO QUE O TEMPO TODO SE AGITA, SE TRANSFORMA E ORIGINA TODA A NATUREZA. 
HERÁCLITO (540 a.C. - 470 a.C.)
 
https://www.youtube.com/watch?v=z5N_tmJ-hT8
HERÁCLITO (VÍDEO) 
PARMÊNIDES (510 a.C. - 445 a.C.)
PARMÊNIDES (510 a.C. - 445 a.C.)
PARMÊNIDES NASCEU NA COLÔNIA GREGA DE ELEIA, NO LITORAL SUDOESTE DA ATUAL ITÁLIA, NA MAGNA GRÉCIA. FREQUENTOU A ESCOLA QUE PITÁGORAS FUNDOU NA ITÁLIA E ERA DE FAMÍLIA RICA E INFLUENTE. 
ELE CONCLUIU QUE O MUNDO ERA UMA ILUSÃO, BASEADO EM SUAS IDEIAS DO QUE ERA O SER. NÃO HÁ NADA ALÉM DO SER, POIS TUDO O QUE EXISTE É, E TUDO QUE O EXISTE NÃO É. A NATUREZA PARA PARMÊNIDES ERA IMÓVEL, NÃO SE DIVIDIA, NÃO SE TRANSFORMAVA E ESTAVA PRESENTE EM TUDO, ELA SIMPLESMENTE "ERA". SE "TUDO" ERA COMPOSTO PELO SER, QUE NÃO SE ALTERAVA, MAS CLARAMENTE O MUNDO QUE VIA COM OS SEUS OLHOS MUDAVA, ENTÃO ESSE "TUDO" SE TRATAVA DE UMA MENTIRA. 
SUAS IDEIAS INFLUENCIARAM O PENSADOR PLATÃO, QUE VEIO A SER UM DOS MAIS IMPORTANTES DA FILOSOFIA GREGA. 
ZENÃO DE ELEIA (488 A.C – 430 A.C.)
DISCÍPULO DE PARMÊNIDES, ZENÃO CONTRIBUIU PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO FORMULANDO DIVERSOS PARADOXOS.
ZENÃO NASCEU EM 488 A.C. NA CIDADE DE ELEIA, LOCALIZADA NA MAGNA GRÉCIA, ATUAL ITÁLIA.
ZENÃO DE ELEIA (488 A.C – 430 A.C.)
DISCÍPULO DE PARMÊNIDES, ZENÃO CONTRIBUIU PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO FORMULANDO DIVERSOS PARADOXOS.
ZENÃO NASCEU EM 488 A.C. NA CIDADE DE ELEIA, LOCALIZADA NA MAGNA GRÉCIA, ATUAL ITÁLIA.
ZENÃO DE ELEIA (488 A.C – 430 A.C.) 
PARADOXO DE ZENÃO
ESTAVA RELACIONADO COM A CORRIDA DE AQUILES E DE UMA TARTARUGA. NA MITOLOGIA GREGA, AQUILES FOI UM HERÓI GREGO MUITO VELOZ. NO ENTANTO, NO PARADOXO DE ZENÃO, ELE PERDERIA A CORRIDA PARA A TARTARUGA.
ZENÃO DE ELEIA (488 A.C – 430 A.C.)
ZENÃO DE ALEIA (488 A.C – 430 A.C.)
PARADOXO DE ZENÃO
COM ISSO, ELE QUIS DEMONSTRAR A INEXISTÊNCIA DO MOVIMENTO BEM COMO DO ESPAÇO, DO TEMPO E DA VELOCIDADE.
A PARTIR DA LÓGICA, ELE COMPROVOU O EQUÍVOCO DAS COISAS, O QUE NOS LEVA A UMA CONCLUSÃO ERRÔNEA, QUE POR SUA VEZ, PARECE SER VERDADEIRA.
OU SEJA, A ILUSÃO GERARIA ESSE PENSAMENTO ERRÔNEO SOBRE O MUNDO. ASSIM, PROCUROU DEMOSTRAR O ABSURDO E A FALSIDADE GERADA PELAS IMPRESSÕES HUMANAS.
A PARTIR DA DIALÉTICA, ELE CRIOU DIVERSOS ARGUMENTOS DEMOSTRANDO A INEXISTÊNCIA DO MOVIMENTO. FOI CONTRA O PENSAMENTO DESENVOLVIDO PELOS PITAGÓRICOS, EM QUE A MULTIPLICIDADE DO SER E DO MUNDO FORA EXPLICADA ATRAVÉS DOS NÚMEROS.
SENDO ASSIM, ZENÃO ACREDITAVA NA UNIDADE DO SER EM DETRIMENTO DA PLURALIDADE. NAS PALAVRAS DO FILÓSOFO: “O VERDADEIRO É APENAS O UM, TODO O RESTO É NÃO-VERDADEIRO”.
EMPÉDOCLES (490 A.C. –
430 A.C.)
NASCIDO EM AERAGAS, NA MAGNA GRÉCIA (ATUAL SICÍLIA, ITÁLIA), NO ANO DE 490 A.C., EMPÉDOCLES TEVE UM PAPEL PREPONDERANTE NA POLÍTICA DEFENDENDO O SISTEMA DEMOCRÁTICO E AJUDANDO OS MENOS FAVORECIDOS.
NASCIDO NO SEIO DE UMA FAMÍLIA ABASTADA E INFLUENTE, EMPÉDOCLES FOI UM GRANDE ORADOR E UMA FIGURA MULTIFACETADA. CONTRIBUIU COM DIVERSOS ESTUDOS NA ÁREA DA FILOSOFIA, LITERATURA, MEDICINA, ASTRONOMIA, FÍSICA E POLÍTICA.
EMPÉDOCLES (490 A.C. –
430 A.C.)
SUAS AÇÕES O LEVARAM A SER MUITO ADMIRADO E CONSIDERADO UM GRANDE PROFETA. ESCREVEU ALGUMAS DE SUAS TEORIAS, ENTRETANTO, ACABARAM SE PERDENDO COM O TEMPO.
DE SUA OBRA POÉTICA DESTACA-SE OS LONGOS POEMAS: PURIFICAÇÕES E SOBRE A NATUREZA. FALECEU COM APROXIMADAMENTE 60 ANOS EM 430 A.C.
EMPÉDOCLES (490 A.C. –
430 A.C.)
PARA EMPÉDOCLES, A ORIGEM DO UNIVERSO SOMENTE PODERIA SER EXPLICA PELA UNIÃO DE VÁRIOS ELEMENTOS.
ASSIM, SEGUNDO ELE, OS ELEMENTOS PRIMORDIAIS E INDESTRUTÍVEIS QUE GERAM TODAS AS COISAS SÃO O FOGO, A ÁGUA, O AR E A TERRA.
NA TEORIA DO FILÓSOFO, CUNHADA DE “TEORIA DOS QUATRO ELEMENTOS”, ESSES ELEMENTOS SERIAM MISTURADOS DE ACORDO COM DOIS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS OPOSTOS: O AMOR (PHILIA), QUE LEVA A HARMONIZAÇÃO; E O ÓDIO (NEKOS), ASSOCIADO COM A SEPARAÇÃO.
ASSIM, O AMOR SERIA RESPONSÁVEL PELA FORÇA DE ATRAÇÃO, ENQUANTO O ÓDIO, PELA FORÇA DE REPULSÃO. ESSAS DUAS FORÇAS CÍCLICAS, ANTAGÔNICAS E CÓSMICAS GERADAS PELOS DOIS PRINCÍPIOS REVELARIAM TODA A REALIDADE E AS COISAS EXISTENTES NO MUNDO.
DEMÓCRITO (460 a.C. - 370 a.C.) 
DEMÓCRITO (460 a.C. - 370 a.C.) 
NASCIDO EM ABDERA, DEMÓCRITO FOI QUEM DESENVOLVEU A TEORIA DO PENSADOR LEUCIPO SOBRE O ATOMISMO, QUE AINDA FAZIA PARTE DA MISSÃODOS PRÉ-SOCRÁTICOS EM DEFINIR A ORIGEM DO MUNDO. SÃO CONHECIDOS COMO OS PAIS DA FÍSICA POR DESCOBRIREM O ÁTOMO. 
SENDO MUITO RICO, DEMÓCRITO USAVA O SEU DINHEIRO EM EXPEDIÇÕES, PRINCIPALMENTE PARA PAÍSES AFRICANOS COMO O EGITO E A ETIÓPIA, NA ÉPOCA DETENTORES DOS CONHECIMENTOS MAIS AVANÇADOS DO MUNDO. AO VOLTAR PARA A GRÉCIA, EM ATENAS, NÃO FOI MUITO NOTADO, SENDO APENAS CITADO POSTERIORMENTE POR ARISTÓTELES. 
ERA INTERESSADO POR VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO E TINHA UMA VISÃO MATERIALISTA, ONDE TUDO ERA FORMADO PELO ÁTOMO. ASSIM, PARA ELE, QUANDO O CORPO HUMANO PERECIA, A ALMA PERMANECIA, FORMADA POR ÁTOMOS. 
PROTÁGORAS (481 A.C. – 410 A.C.) 
PROTÁGORAS DE ABDERA FOI UM DOS GRANDES FILÓSOFOS SOFISTAS NA GRÉCIA ANTIGA. É CONHECIDO POR SUA CÉLEBRE FRASE “O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS”.
ESSA FRASE REPRESENTA SEU PENSAMENTO SOBRE A SUBJETIVIDADE E PARTICULARIDADE DE CADA INDIVÍDUO. OU SEJA, PARA ELE, TUDO É RELATIVO E NÃO EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA.
SUAS IDEIAS ATEÍSTAS O LEVARAM A DUVIDAR DA EXISTÊNCIA DOS DEUSES E POR ISSO, FOI PERSEGUIDO.
PROTÁGORAS (481 A.C. – 410 A.C.) 
NASCIDO POR VOLTA DE 481 A.C. NA CIDADE GREGA DE ABDERA, REGIÃO DA TRÁCIA, PROTÁGORAS PASSA A VIVER EM ATENAS E DESENVOLVER SUAS IDEIAS AO LADO DOS FILÓSOFOS SOFISTAS.
EM ATENAS FOI MUITO ADMIRADO E TALVEZ TENHA SIDO O PRIMEIRO FILÓSOFO A RECEBER DINHEIRO EM TROCA DE ENSINAMENTOS.
SEGUNDO SEUS PENSAMENTOS BASEADOS NO SER, O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS E, PORTANTO, DEVE DESENVOLVER SEUS PENSAMENTOS E OPINIÕES.
ASSIM, ATRAVÉS DE SEU SUBJETIVISMO RELATIVISTA E INDIVIDUALISTA ENSINOU SEUS SEGUIDORES A CONSTRUÍREM SEU MUNDO E SEREM PRODUTORES DE SUA HISTÓRIA E DESTINO. VIAJOU POR DIVERSAS CIDADES GREGAS ENSINANDO CERCA DE 40 ANOS.
FOI UM AGNÓSTICO E UM HOMEM CÉTICO, DUVIDANDO DA EXISTÊNCIA DOS DEUSES. ESSE FATO O LEVOU A SER PERSEGUIDO, PROCESSADO, CONDENADO E RECHAÇADO POR MUITOS. POR ISSO, TEVE MUITAS OBRAS QUEIMADAS EM PRAÇA PÚBLICA.
APÓS ESSE EVENTO, MUDOU-SE PARA A SICÍLIA, NO SUL DA ITÁLIA. FALECEU ALI EM APROXIMADAMENTE 410 A.C.
PROTÁGORAS (481 A.C. – 410 A.C.) 
GÓRGIAS (487 A.C. – 380 A.C.) 
IMPORTANTE SOFISTA DA FILOSOFIA ANTIGA. REPRESENTA UM DOS MAIORES ORADORES DA GRÉCIA ANTIGA.
NASCEU EM LEONTINI, NA REGIÃO DA SICÍLIA (ATUAL ITÁLIA) EM 487 A. C. MUDOU-SE PARA ATENAS COM O INTUITO DE DEFENDER A CIDADE DA INVASÃO DE SIRACUSA.
FOI ALI QUE COMEÇA A TER ENORME ADMIRAÇÃO PELO PÚBLICO POR MEIO DE SUA GRANDE ELOQUÊNCIA E PODER DE ARGUMENTAÇÃO.
ALÉM DE PROFESSOR DE ORATÓRIA E RETÓRICA, GÓRGIAS FOI EMBAIXADOR EM ATENAS. VIAJOU POR DIVERSAS CIDADES ESPALHANDO SEUS CONHECIMENTOS.
GÓRGIAS (487 A.C. – 380 A.C.) 
ERA MUITO CRIATIVO, HABILIDOSO E UTILIZAVA DA IMPROVISAÇÃO EM SUAS APRESENTAÇÕES. O GRANDE FOCO DELE FOI ENSINAR TÉCNICAS DE PERSUASÃO.
NAS PALAVRAS DO FILÓSOFO: “A ARTE DA PERSUASÃO ULTRAPASSA TODAS AS OUTRAS, E É DE MUITO A MELHOR, POIS ELA FAZ DE TODAS AS COISAS SUAS ESCRAVAS POR SUBMISSÃO ESPONTÂNEA E NÃO POR VIOLÊNCIA.”
FALECEU EM LARISSA, TESSÁLIA, POR VOLTA DE 380 A. C. COM APROXIMADAMENTE 107 ANOS.
GÓRGIAS (487 A.C. – 380 A.C.) 
OS PENSAMENTOS DE GÓRGIAS ESTIVERAM CENTRADOS NOS TEMAS DO SUBJETIVISMO, DO RELATIVISMO, DO ASCETICISMO E DO CETICISMO ABSOLUTO.
ASSIM, ELE SE DEMOSTROU CÉTICO EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E À RAZÃO. EM RELAÇÃO AO RELATIVISMO SUBJETIVO APLICADO À SUA FILOSOFIA, GÓRGIAS AFIRMOU: “O QUE PARECE A MIM É PARA MIM, E O QUE PARECE A TI É PARA TI.”
DEFENDEU PONTOS DE VISTA PARADOXAIS E POR VEZES, ABSURDOS. ASSIM, FOI CONSIDERADO UM NIILISTA.
SEU NIILISMO PODE SER REVELADO PELA AFIRMAÇÃO REALIZADA NUMA DE SUAS OBRAS MAIS RELEVANTES INTITULADA “SOBRE O NÃO SER”:
GÓRGIAS (487 A.C. – 380 A.C.) 
“O SER NÃO EXISTE; SE EXISTISSE, NÃO PODERIA SER RECONHECIDO; 
MESMO QUE FOSSE CONHECIDO, NÃO PODERIA SER COMUNICADO A NINGUÉM”.
GÓRGIAS ACREDITAVA QUE NÃO EXISTIA UMA VERDADE ABSOLUTA, CHEGANDO A CONCLUSÃO SOBRE A ILUSÃO GERADA PELOS SENTIDOS.
GÓRGIAS (487 A.C. – 380 A.C.) 
FIM