Buscar

projeto de operação logistica atividade 3

Prévia do material em texto

Quais são os aspectos fiscais e gerenciais que estão relacionados aos estoques e como  é realizado o Planejamento e o Controle de estoque; a gestão desses estoques;  a seleção de fornecedores; os  tipos de armazéns e almoxarifados; a finalidade e tipos de inventários; finalidades e tipos de inventários; equipamentos mais utilizados e identificados para cada tipo de trabalho?
Sabemos que o controle fiscal é uma ferramenta obrigatória nos estoques e nos processos que facilita o controle de estoque de forma total. Todavia além da obrigação muitas operações não usam de forma plena,, sendo passível a multa , pois se trata de sonegação fiscal. O controle de estoque é de suma importância para o andamento ,para que possa haver um estoque organizado levando em conta a qualidade dos materiais necessários e custos . Existem vários métodos de controle de estoque que uma empresa possa fazer um a gestão de compras com a seleção de fornecedores para que possa haver a redução dos custos da qualidade de estoque. Existem cinco tipos e armazéns todos precisam de inventários periódico para o controle eficaz do estoque , vejamos:
1. Inventário Dinâmico
2. Inventario cíclico
3. Inventário rotativo
4. Inventário geral
5. Inventário anual
1. Inventário Geral
Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário etc. Geralmente, é útil para contabilidade e avaliação do patrimônio da empresa.
2. Inventário Parcial ou Dinâmico
Refere-se à contagem de uma parte específica dos bens de uma empresa. É o caso do controle dos estoques de um armazém, em que o foco está direcionado para um conjunto predeterminado de mercadorias, por exemplo.
5. Inventário Cíclico3. Inventário Anual
Trata-se da contagem dos bens de uma empresa ao final do chamado ano fiscal. O que, no Brasil, coincide com o calendário de janeiro a dezembro.
4. Inventário Rotativo
Correspondem às contagens de estoques realizadas várias vezes, mensal, semanal ou diariamente. Isso ocorre em parcelas específicas do estoque e demanda uma avaliação cuidadosa quanto à periodicidade, uma vez que exige a disponibilização de mão de obra.
Levar o ajuste periódico entre a quantidade de bens em estoque e as informações utilizadas em lançamentos contábeis. Logo, enquanto o inventário rotativo atende a necessidades administrativas, como evitar extravios e controlar os níveis de estoque, o inventário cíclico procura dar segurança à base de dados da empresa. 
Vale ressaltar, por fim, que a criação dos processos e rotinas de inventário de estoque exige o auxílio de profissionais qualificados. Afinal, é preciso definir quais serão os tipos implementação e de que forma eles serão desenvolvidos.
Algumas empresas estão utilizando a tecnologia de RFID, uma tecnologia que usa ondas de rádio para fazer a comunicação entre uma etiqueta e um sistema de leitura. Algumas empresas estão utilizando a tecnologia de RFID, uma tecnologia que usa ondas de rádio para fazer a comunicação entre uma etiqueta e um sistema de leitura

Continue navegando