Buscar

Etapa 03- Projeto integrador 01 Técnico em logística Senac EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
ROTINAS DE ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUE
1. OBJETIVO
 O processo e a rotina de estoque são fundamentais para o planejamento e o controle dos recursos armazenados em uma organização, visando gerenciar o volume adequado de produtos, para garantir o atendimento das demandas e o funcionamento do negócio. Gerenciar o estoque é uma forma de garantir as vendas e não ter gastos desnecessários, pois o armazenamento de mercadorias pode não ser convertido em receita, se você não tiver o controle sobre elas.
2. APLICAÇÃO 
Almoxarifado.: O gestor de estoque coordena, recepciona, confere e supervisiona o armazenamento dos produtos e materiais no estoque e também. Realiza os lançamentos da movimentação de entrada, saídas e controla os estoques. Controla e gerencia o inventário diário. Confere a chegada e saída do seu turno. 
3. DEFINIÇÕES 
Para que a gestão e controle de estoque seja executada de maneira correta, listaremos alguns pontos importantes, como.:
· Controle de inventário rotativo.: Um estoque bem organizado garante que tenhamos total segurança sobre os produtos armazenados e tendo uma base de informações correta e precisa. Feito com mais frequência identificamos itens com datas de vencimentos mais próximas, falta de produtos que estão registrados no sistema, entre outros.
· Otimizar os processos de compras.: É importante definir procedimentos de compras de acordo com dados gerados de entrada e saída de mercadorias, assim como o histórico de venda e os padrões de procura dos itens que nova empresa comercializa e/ou produz.
· Calcular e estabelecer volumes de giro.: Com esse cálculo, é possível observar quais os produtos que representam maior rentabilidade e quais acabam custando mais para a empresa. Além disso, teremos uma previsão de quanto tempo levará para comercializar determinados itens.
· Implementar a curva ABC/ Analise de Pareto.: Método de classificação de produtos que auxilia na redução de custos, melhor aproveitamento dos recursos, dentre outros pontos.
· Capacitação dos profissionais.: Investir em treinamentos para evitar gastos desnecessários ou danos de produtos, por exemplo, aplicar o método 5S (utilização, organização, limpeza e padronização). Com isso, tornando-os mais engajados com a empresa, e a empresa por sua vez imprimir uma forma de trabalho dentro de sua política organizacional.
Aluna.: Bruna R F Costa.
(Fonte.: https://www.catho.com.br/profissoes/gerente-de-estoque/
https://blog.bomcontrole.com.br/como-organizar-o-estoque/
https://www.microuniverso.com.br/controle-de-estoque-saiba-otimizar-essa-rotina-em-seu-negocio/)

Continue navegando