Buscar

Estudo Transversal IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Transversal IV (17602)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649161) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23538521
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Nesse sentido, há pouca serventia em ter habilidade refinada de compreender as emoções de outras pessoas, se não souber manobrá-las ou usá-las. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as habilidades sociais:
	 a)
	Representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros. Revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias, coerentemente. Englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	 b)
	Diz respeito à capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas.
	 c)
	É imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal (íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica. Corresponde à sensibilidade para detectar os sinais externos que mostram o que os outros querem ou precisam.
	 d)
	Representam as capacidades de poder manipular as decisões das pessoas. Corresponde à sensibilidade em compreender o que está passando na cabeça das pessoas para poder solucionar problemas.
	2.
	Segundo a perspectiva do psicólogo Daniel Goleman, o indivíduo possui "duas mentes", ou seja, nosso cérebro é formado por uma parte mais emocional (sistema límbico) e por uma parte mais racional (neocórtex). Goleman propõe cinco aptidões para desenvolver a Inteligência Emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as cinco aptidões propostas por Goleman:
	 a)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); lidar com as emoções (confortar-se); motivar-se (autocontrole emocional); reconhecer emoções nos outros (empatia); lidar com relacionamentos (relacionar-se).
	 b)
	Conhecer a si mesmo; ser autossuficiente; lidar com as emoções; se colocar no lugar do outro; ter disposição.
	 c)
	Reconhecer emoções nos outros (empatia); saber lidar com as próprias emoções (reconhecer-se); ter relações saudáveis (relacionar-se); confiar em si (confiança).
	 d)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); saber lidar com as emoções; compreender as situações adversas; ser resiliente; ter confiança em si.
	3.
	A Inteligência Emocional não é uma habilidade exclusivamente mental/intelectual, mas refere-se ao autocontrole e à gestão das próprias emoções, buscando adaptar-se às circunstâncias do dia a dia. No mercado de trabalho, ser emocionalmente inteligente está se tornando requisito imprescindível para todo profissional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que expressa as vantagens de um profissional emocionalmente inteligente:
	 a)
	Os profissionais emocionalmente inteligentes conseguem discernir e calcular com maior precisão as tarefas e metas de uma empresa; são autossuficientes.
	 b)
	Os profissionais emocionalmente inteligentes conseguem compreender como se efetuam os mecanismos de manejo relacionados ao controle, estabilização e utilização das emoções.
	 c)
	Os profissionais com inteligência emocional elevada são mais proativos e tem maiores chances de ganhar gratificações, entretanto são mais propícios à manipulação.
	 d)
	Os profissionais com inteligência emocional elevada são capazes de gerir a própria empresa, sem a colaboração de outros profissionais.
	4.
	A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
	 a)
	John Mayer e Peter Salovey.
	 b)
	Salovey e Peter Singer.
	 c)
	Jean Piaget e Peter Salovey.
	 d)
	Gardner e John Mayer.
	5.
	Sabe-se que a inteligência não é uma habilidade de teor exclusivamente cognitivo, isto é, intelectual/mental. Portanto, não basta o indivíduo se destacar em habilidades e competências intelectuais e não conseguir controlar as próprias emoções. Sobre o uso da inteligência emocional no desenvolvimento profissional do indivíduo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ser emocionalmente inteligente não é vantagem para o desenvolvimento profissional do indivíduo.
	 b)
	As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional dificilmente terão sucesso na sua vida profissional.
	 c)
	O uso da inteligência emocional possibilita que o indivíduo anteveja seu futuro desempenho profissional. Por isso, as empresas têm procurado analisar as habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais, antes de efetuar a contratação de profissionais.
	 d)
	As pessoas que investem no desenvolvimento de sua inteligência emocional não apresentam um diferencial, e têm poucas chances de empregabilidade.
	6.
	Para que as pessoas sejam competentes socialmente, é necessário que as habilidades sejam praticadas e desenvolvidas nos contextos sociais em que estão inseridas. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla as áreas de conhecimento que têm como objeto de estudo o relacionamento interpessoal:
	 a)
	Pedagogia e Ciências Sociais.
	 b)
	Psicologia e Sociologia.
	 c)
	Arqueologia e Serviço Social.
	 d)
	Filosofia e Teologia.
	7.
	As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
	 a)
	Consciência de si; autorregulação e motivação.
	 b)
	Amor próprio; determinação e coragem.
	 c)
	Autorregulação; empatia e respeito.
	 d)
	Consciência de si; autoestima e motivação.
	8.
	Sabe-se que parte do corpo humano possui funções específicas que controlam e permitem o nosso bom funcionamento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a parte cujas bases neurais estão associadas às emoções:
	 a)
	Sistema nervoso central.
	 b)
	Sistema nervoso periférico.
	 c)
	Sistema límbico.
	 d)
	Sistema linfático.
	9.
	No ano de 1995, o professor e psicólogo Daniel Goleman publicou o livro intitulado Inteligência Emocional. Entretanto, ele não foi o pioneiro a pesquisar sobre essa temática. Em 1990, na primeira vez que utilizaram o termo "Inteligência Emocional", Peter Salovey e John Mayer partiam dos estudos do psicólogo Howard Gardner acerca das "Inteligências Múltiplas", com o intuito de questionar a supremacia da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência. Sobre a supremacia da inteligência cognitiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Até os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 b)
	Até 1985, com os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 c)
	Até os estudos de Daniel Goleman, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 d)
	O psicólogo israelita Reuvem Baron, em 1985, foi o pesquisador que criou a denominação "quociente emocional", questionando a supremacia da inteligência cognitiva.
	10.
	Embora sejamos seres relacionais em nossa essência, a conivência humana apresenta um certo grau de complexidade. Para que possamos aperfeiçoaros nossos relacionamentos interpessoais, são necessárias duas competências muito importantes: as habilidades sociais e a empatia. Sobre a empatia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São capacidades melindrosas formadas por vários elementos e aspectos que permitem ao sujeito a emissão de comportamentos interpessoais relativos à expressão adequada de sentimentos.
	 b)
	É a capacidade para induzir respostas desejáveis nos outros. É a habilidade em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	 c)
	É a capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas. Para desenvolver essa competência social, é essencial saber ouvir e ter capacidade para observar outrem atentamente.
	 d)
	É a capacidade de reparar nas outras pessoas suas emoções para poder julgá-las do melhor modo possível. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, com o objetivo de humilhá-lo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando