Buscar

AD1 HOSPITALIDADE 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO Á DISTÂNCIA – AD1
 Período - 2020/2°
 Disciplina: Hospitalidade
 Coordenador: Lélio Galdino Rosa Período 
Aluno: Rozilaine da Silva Gomes 
Matrícula: 19215100022
Pólo: São Gonçalo
 
1) (Aula 01; valor 1,5 ponto) A palavra Hospitalidade tem, em uma das vertentes, origem como sendo o ato de hospedar e, ainda, oferecer acolhimento afetuoso. Em conceitos atuais, como poderíamos identificar a hospitalidade?
Resposta: É a capacidade de receber as pessoas bem e de uma maneira agradável, com simpatia, oferecendo conforto e serviços que atendam as necessidades do visitante, sendo pagos ou não, fazendo com que a pessoa se sinta bem e a vontade pra voltar. 
 
2) (Aula 01 valor 2,0 pontos) “Uma postura hospitaleira, portanto, traduzia-se na constituição de um código informal de comportamento. Nesse código, mais do que educação e amabilidade, estariam as obrigações implícitas de acolher, proteger, entreter e alimentar, como uma conduta sagrada e uma obrigação moral e ética. Esse código de conduta, tão antigo quanto a humanidade, existe também na sociedade contemporânea, e m cada um dos contextos culturais, econômicos e políticos mundiais”.
Qual a melhor definição encontrada para hospitalidade? Cite o autor.
Resposta: Camargo (2004, p. 17-18) define hospitalidade como um conjunto de leis não escritas que regulam o ritual social cuja observância não se limita aos usos e costumes das sociedades ditas arcaicas ou primitivas. Esses usos e costumes continuaram a operar e até hoje se exprimem com toda força nas sociedades contemporâneas. Para o autor a observância ou não dessas leis é que define os conceitos de hospitalidade e hostilidade, colocando-os como opostos e pressupondo, sob essa perspectiva, que a hospitalidade deve traduzir-se em uma “atitude positiva, em qualquer código ético” (Camargo, 2004, p. 25). 
3) (Aula 01 valor 1,5 ponto) Para o autor Leonardo Boff a hospitalidade – no extremo oposto da hostilidade - possui alguns elementos característicos. Quais são estes elementos?
Resposta: 1- Deve ser exercida nos contextos mais adversos; 2- deve ser praticada por toda e qualquer pessoa; 3- deve ser dirigida ao outro seja ele quem for; 4- deve pressupor, tanto da parte de quem a oferece como de quem a recebe, uma atitude compassiva e solidária, generosa e aberta, sensível e desprovida de preconceitos.
4) (Aula 02, valor 1,5) A hospitalidade envolve diferentes práticas sociais, essas práticas podem ocorrer em diferentes espaços, como nos ambientes público, comercial e ou doméstico. Em qual ambiente podemos compreender e entender a essência da hospitalidade enquanto fenômeno social e por quê? 
Resposta: No ambiente doméstico, pois envolvem as relações e interações que ocorrem entre visitantes e visitados. Tais relações sociais são cercadas de controles de impressões, rituais e situações que necessitam ser bem gerenciadas para que tudo corra bem até o final da visita.
 
5) (Aulas 02 e 03 valor 2,0 pontos) Dentre um dos estudos mais relevantes para a compreensão do importante fenômeno da hospitalidade, destaca-se o clássico ensaio de Marcel MAUSS, denominado o “Ensaio sobre a dádiva e dom” de 1974, que aborda uma relação mística na circulação do dom.
Em que, precisamente, este estudo se pauta?
Resposta: Seus estudos estão pautados nas análises do círculo da dádiva que envolve o dar- receber- retribuir. Segundo o autor, a dádiva produz alianças e dentre todas as alianças está uma aliança diplomática, onde se inclui as relações pessoais afetuosas e de hospitalidade. Em sua perspectiva, a vida social estabelece relações contínuas de troca, apoiadas no misticismo que envolve o dar- receber- retribuir.
 
6) (aulas 03 e 04, valor 1,5 ponto) No decorrer da história, a hospitalidade como prática social viu-se alterada e influenciada por vários elementos de ordem filosófica e sociológica, o que resultou em diferentes formas de acolhimento, em diferentes formatos de meios de hospedagem e em diferentes domínios. Cite 03 empreendimentos turísticos que podem expressar o ato de hospitalidade.
Resposta: Hospedagens, pousadas, hotéis; atrativos históricos, centro de informações turísticas, parques, aeroportos...

Continue navegando