Buscar

Plano de Contas (Pesquisa)

Prévia do material em texto

O que é um plano de contas?
Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. 
Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.
Consequentemente, o plano também norteia a elaboração das demonstrações contábeis e informações financeiras da empresa (Demonstrativo de Resultados do Exercício, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial).
A estrutura ideal de um plano de contas
· A modelagem pode ser personalizada por empresa. 
Isso porque é preciso atender as necessidades de análises e suporte a tomada de decisão pelos gestores.
Entretanto, é fundamental que o plano de contas atenda pelo menos quatro grandes grupos:
Ativos
As contas ativas são os bens não palpáveis da empresa e representam as contas que fazem parte do patrimônio da empresa, como empréstimos, créditos e investimento. Inclusive, a sede da empresa é considerada um ativo, pois também contribui para o patrimônio empresarial.
Passivos
Os passivos representam as contas que são devedoras de uma empresa, ou seja, suas obrigações e compromissos. Contas que se encaixam na categoria passivos são pagamentos para terceiros, como fornecedores de materiais e empréstimos financeiros. Boa parte das contas ativas, portanto, acabando entrando também na categoria passiva. Se um bem foi comprado, por exemplo, ele será um ativo. E o seu pagamento, um passivo.
Receitas
As receitas são todas as entradas no caixa da empresa. Representam, então, qualquer venda de produto ou serviço. A renda, no entanto, pode surgir de outros lugares que não as vendas de produto, como um aluguel feito, por exemplo.
Despesas
As despesas, como o nome sugere, são os pagamentos feito a fornecedores, funcionários e compra de novos equipamentos. Aqui, portanto, é a documentação das contas passivas.
Referências:
· https://www.treasy.com.br/blog/plano-de-contas/#:~:text=Plano%20de%20contas%20%C3%A9%20um,cont%C3%A1beis%20de%20registro%20das%20opera%C3%A7%C3%B5es.
· http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
· http://www.berbel.pro.br/plano_de_contas.htm

Continue navegando