Buscar

Contexto Histórico-Filosófico final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando falamos de sociedades ágrafas, ou sem escrita, é importante ter em mente algumas características que elas têm em comum. Apesar das diferenças culturais de cada grupo étnico, podemos, de modo geral, elencar tais características comuns. Sobre essas características, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As trocas econômicas são naturais, não sendo necessário o uso de moedas como símbolo econômico.
(    ) Grande parte da divisão do trabalho é sexual, assim como é bem presente e explícito a divisão de classes. 
(    ) Questões ligadas à caça e à pesca são normalmente atribuídas aos homens e de preparo do alimento e coleta de frutos e grãos às mulheres.
(    ) A baixa estatura dos membros das sociedades ágrafas é uma característica comum em praticamente todos os grupos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético.
(    ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
(    ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos.
(    ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	No Antigo Regime, os Estados Nacionais tinham controle sobre as Universidades e as produções intelectuais. O motivo era por estas instituições terem uma influência direta na divulgação de novas ideias políticas, filosóficas e científica. Em Portugal dos Quinhentos, havia uma disputa travada ente dois grupos sociais de grande influência no pensamento ocidental. Eram os Erasmianos e os Neoescolásticos, cujos representantes destas escolas de pensamento buscavam que suas ideias se tornassem hegemônicas. Sobre os Erasmianos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O platonismo agostiniano influenciou a concepção erasmiana.
(    ) Um dos principais intelectuais erasmianos foi Damião de Góis.
(    ) Erasmiano é um termo oriundo do intelectual do século XV, Heráclito de Eleia.
(    ) Os Erasmianos expulsaram os neoescolásticos em Portugal e na Espanha, ganhando como melhor método filosófico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Na concepção de educação de Paulo Freire, as palavras "autonomia", "humanização" e "libertação" são conceitos-chave na elaboração de uma teoria da educação para além da escolarização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É fundamental conceber a educação como um processo de humanização.
(    ) Humanizar o ensino significa envolver no processo o contexto social.
(    ) Reflexão e treinamento são características marcantes da educação bancária.
(    ) Freire defendeu a expansão do ensino com base na acumulação de informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	Ao ouvirmos a palavra "filosofia", imaginamos estar diante de um conjunto de teorias sem relação com o cotidiano. Estaria mesmo a filosofia distante do nosso dia a dia? A Filosofia tem seu início quando nos propomos a investigar o mundo, a humanidade e seus valores. A decisão é de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana, jamais aceitá-las sem antes haver investigado. Platão, Aristóteles, Sócrates, Kant e Descartes foram grandes filósofos da história e tiveram a preocupação de utilizar a filosofia como fonte de reflexão, de raciocínio lógico, de conhecimento e superação da ignorância. Sobre o papel da Filosofia, analise as sentenças a seguir:
I- É instrumento racional para despertar a humanidade do seu sono profundo da ignorância.
II- Resgata conhecimento através da fé e da crença nos mitos.
III- Comporta a missão de auxiliar as pessoas a saírem da ignorância para o pensar.
IV- Desenvolve a consciência crítica e a reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social. 
(    ) Os essencialistas acreditam que há um núcleo comum de conhecimento que precisa ser transmitido aos alunos de forma sistemática e disciplinada.
(    ) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
(    ) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinados o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Em 2003 foi aprovada e sancionada a Lei nº 10.639, que alterou o conteúdo da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996) e tornou obrigatório o ensino de certos temas nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio. Esta lei faz parte de outras atividades afirmativas por parte do governo. De acordo com essa lei, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os temas que passaram a ser obrigatórios no ensino:
FONTE: BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-norma-pl.html>. Acesso em: 22 ago. 2018.
a)
	Teoria de Gênero e Sexualidade.
	 b)
	História da África e Cultura Afro-Brasileira.
	 c)
	História das Religiões e dos povos indígenas.
	 d)
	Ética e valores espirituais.
	8.
	Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
(    ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
(    ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
(    ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	O educador Paulo Freire construiu uma concepção de educação que ultrapassa a escolarização. Sua teoria é uma proposta de humanização. Além disso, Freire questiona a educação bancária, pois esta concebe o aluno como um depósito, além de colaborar para a manutenção de uma sociedade opressora e injusta. Nesse sentido, Paulo Freire defende uma educação que:
	 a)
	Prioriza o conhecimento científico distante da realidade das classes inferiores, colaborando para a eficiência da realidade tecnológica.
	 b)
	Torna natural a opressão na sociedade, o comodismo diante das condições de dominação e as diferenças de classe.
	 c)
	Ajuda o oprimido, a partir de sua consciência crítica, a transformar a sua realidade num processo de libertação.
	 d)
	Destaca o educador como principal agente da educação, pois nessa concepção os seus conhecimentos devem ser priorizados.
	10.
	Os tempos modernos e, agora, os tempos contemporâneos são marcados por um estado de fusão líquida da sociedade humana, e a transformação se deu do estado sólido para o líquido. A metáfora "líquido mundo moderno" evidencia um dos principais conceitos propostos pelo pensador Zygmunt Bauman. Sobre o Amor Líquido, termo também cunhado pelo autor e aplicado aos relacionamentos humanos, e que foi título de uma de suas obras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sentido de que amar se tornou como um passeio no shopping center, tal como outros bens de consumo. Nesse contexto, a vida deve ser consumida instantânea e despreocupadamente.
	 b)
	O amor e o cuidado de si, a autovalorização e a autoestima, bem como o amor gratuito e incondicional que poderia ser oferecido aos outros, fazem mais sentido nesse contexto.
	 c)
	O sentimento do imediatismo e rapidez oferece consequências e custos à líquida, consumista e individualizada sociedade moderna, e o resultado de intensificação da velocidade globalizante é o de que a dimensão da solidariedade da vida e das relações humanas amplia o seu valor.
	 d)
	O autor pontua que o cidadão da líquida sociedade moderna constitui um homem com vínculos e inserido em um quadro e esboço perfeito e totalizado.
	11.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. 
Do direito de cada indivíduo a sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 b)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	 c)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 d)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns. você acertou!
	12.
	(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. 
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.) 
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. 
Este contraponto é expresso por: 
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino; 
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias; 
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. 
São corretos:
	 a)
	II, III e IV, apenas.
	 b)
	I, II e III, apenas.
	 c)
	III e IV, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais