Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Centro de Biociências e Biotecnologia
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD
AD2 - 2020/2 – Botânica I
Nome: André Luis Soares da Cunha Junior
Polo: Resende
Questão 1 (1,0 ponto): Quais são os principais filos de algas? E como diferenciá-los?
- Filo Charophyta – Abriga algas como carofíceas e muito abundante em água doce e são multicelulares, possui clorofila a e b com coloração verde e castanho.
- Filo Chlorophyta – Contém algas verdes, podem ser unicelulares ou multicelulares e encontrado em ambientes aquáticos e terrestres úmidos, contem clorofila a e b porem podem muda diferentes tons de verde.
- Filo Chrysophyta - A maioria dos organismos encontrados em água doce ou salgada são unicelulares. Os organismos têm clorofila a e c e luteína, suas paredes celulares contêm celulose e algumas espécies também contêm sílica. A cor dessas especie é dourada.
- Filo Phaeophyta – Contém algas marrons, muito abundante em ambiente marinho, são multicelulares, apresenta uma estrutura semelhante a caules e folhas, além da celulose, a parede celular também contém algina e a cor varia entre bege e marrom.
- Filo Rhodophyta - contém algas vermelhas e são marinhas, são multicelulares, sua parede celular contém celulose, ágar e carragenina, além de acumular carbonato de cálcio e a cor dessas espécies varia entre vermelho e roxo.
- Filo Euglenophyta - A família Euglena consiste em algas unicelulares autotróficas ou heterotróficas com dois flagelos. Existem aproximadamente 900 espécies neste grupo que ocorre em ambientes de água doce e ricos em produtos orgânicos. Poucas pessoas vivem no meio marinho.
- Filo Dinophyta - A maioria dessas algas vem do ambiente marinho e apenas algumas espécies vivem em água doce. Flagelado é a causa da maré vermelha, que é um fenômeno natural que ocorre em ambientes marinhos e de água doce.
Questão 2 (1,0 ponto): Qual a importância ecológica das algas?
R = As algas são organismos aquáticos e fotossintéticos unicelulares ou multicelulares, que apresentam importante significado ecológico devido à sua capacidade de produção e armazenamento de oxigênio. As algas são muito importantes porque produzem muito oxigênio.
Questão 3 (1,0 ponto): A transição dos organismos clorofilados do meio aquático para o ambiente terrestre foi marcada por uma série de adaptações morfológicas e fisiológicas, para permitir a sobrevivência à nova condição ambiental. Desta forma, explique as principais adaptações desenvolvidas pelas briófitas e plantas vasculares para sobrevivência no ambiente terrestre.
Questão 4 (2,0 pontos): A absorção de água pelas plantas é um processo fisiológico que envolve todo o contínuo raiz, caule e folha. A água ao entrar nas raízes movimenta-se pelas vias apoplástica e simplástica até atingir os vasos do xilema, nesses segue pelo caule até alcançar as folhas. No entanto, sob condições de baixa disponibilidade de água no solo, esse movimento poderá ser afetado. Diante disso responda: 
a) Como as folhas atuam no movimento de água no xilema? Que momento do dia essa atuação é mais intensa? 
b) Que estratégia fisiológica pode ser desenvolvida pela planta para garantir a absorção de água mesmo sob condições de potencial hídrico reduzido no solo? Explique. 
c) Em condições de seca observa-se que as folhas de algumas plantas apresentam alterações morfológicas como, redução do tamanho, enrolamento foliar e movimento das folhas no sentido paralelo ao eixo do caule. Qual a importância das plantas apresentarem essas alterações?
d) Plantas adaptadas à condição de baixa disponibilidade de água desenvolvem raízes diferenciadas para lidar com essa limitação. Que tipo de raízes são essas? Quais as suas características. 
Questão 5 (2,0 pontos): As plantas são formadas por órgãos reprodutivos e órgãos vegetativos. 
a) Quais são os órgãos vegetativos da planta?
b) Qual é a origem de cada um?
c) Qual a função de cada um?
d) Explique como esses três órgãos se conectam.
Questão 6 (1,0 ponto): A raiz, assim como outros órgãos da planta é formada por três sistemas de tecido. O sistema de revestimento, o sistema fundamental e o sistema vascular. Explique como esses tecidos estão estruturados na raiz.
Questão 7 (1,0 ponto): As raízes apresentam diferentes tipos de adaptações, podendo ser subterrâneas, aquáticas e aéreas de acordo com o seu ambiente e sua adaptação. Dessa forma, sobre as raízes aéreas, podemos afirmar que todas elas são parasitas? Justifique sua resposta.
Questão 8 (1,0 ponto): As plantas são organismos sésseis e sobrevivem, por exemplo, em ambientes áridos com calor excessivo e água limitada e ambientes costeiros possuindo diferentes mecanismos que garantem sua sobrevivência sob condições ambientais contrastantes. Com isso, explique o processo pelo qual a água sobe pela planta e sai pela atmosfera.

Mais conteúdos dessa disciplina