Buscar

Eutanásia e Parvovirose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eutanásia e Parvovirose
A eutanásia é para a medicina veterinária, "causar a morte humanitária de um animal em seu próprio benefício’’. Ela se torna necessária no caso do animal estar doente, sofrendo, nesse caso viria para o benefício do próprio animal. Quando feita, o animal não sente dor, sofrimento, além ser sempre acompanhada por um médico veterinário responsável. 
Iremos ver o caso de um cachorro SRD, chamado Rocky, ele foi resgatado aos 3 anos de vida aproximadamente. Rocky tinha o costume de fugir quando o portão da sua era aberto, e, em uma dessas vezes acabou sendo infectado com o vírus da Parvovirose, os tutores de Rocky perceberam alguns sintomas estranhos como perda de peso, vômito e diarreia, além dele quase não interagir mais com a família. Acharam que ele havia comido algo que não fez bem, então tentaram fazê-lo melhorar por algum tempo, sem surtir efeito, decidiram levá-lo ao veterinário, onde tiveram o diagnóstico da doença. O médico veterinário responsável pelo caso de Rocky explicou os caminhos que poderiam seguir e as consequências de cada uma das decisões. Rocky precisou ficar internado e iniciou o tratamento da doença, acabou não apresentando melhora. A eutanásia foi discutida com os tutores, que não aceitaram. Queriam mantê-lo vivo com tratamento paliativo, o médico veterinário seguiu com a preferência dos tutores, após algumas semanas Rocky ainda sentia muita dor, e tinha dificuldade de realizar coisas básicas da sua rotina, o tratamento paliativo não estava sendo tão eficaz quanto imaginavam. Novamente a eutanásia foi discutida com os tutores que optaram por seguir, visto que o animal estava sofrendo mais do que podia suportar, algo que poderia até se enquadrar em maus tratos. A eutanásia foi feita seguindo todos os protocolos: 
· Foi explicado novamente por que a eutanásia seria necessária nesse caso
· Os tutores assinaram uma autorização para realização do procedimento
· Na clínica veterinária tinha uma sala especializada para ele, confortável, para Rocky com a presença dos tutores e do médico veterinário responsável
· Os prontuários com as técnicas e métodos empregados estavam disponíveis para a fiscalização dos órgãos competentes
· A morte de Rocky foi atestada observando a ausência de seus parâmetros vitais 
Após a eutanásia ter sido realizada, os tutores ficaram um tempo para se despedir do animal, mas entenderam que nesse caso seria a melhor maneira para seguir, assim Rocky não sofreria mais com a doença que o acometia.

Outros materiais