Buscar

av1 TSP IV COGNITIVISMO

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Norte Shopping; 
Curso: Psicologia – 4° período – manhã; 
Disciplina: TSP IV COGNITIVISMO – 
1ª QUESTÃO (valor 2 pontos)
Alguns efeitos do condicionamento clássico são importantes para o entendimento da Psicologia Cognitiva e sua utilização nas Terapias Cognitivas. Podem ser identificado nesses estudos de casos:
1. Psicólogos e profissionais da saúde que trabalham em hospitais e com o tempo acabam se acostumando com cheiro de éter, com o “sofrimento”, com as ocorrências na emergência, com poucas horas de sono, chama-se: (habituação)
2. O aumento da percepção para músicos ou pessoas que tocam instrumentos: elas ficam sensibilizadas para a discriminação das notas musicais ou psicólogos para perceber situações diferenciadas de conflito, adoecimento. (potenciação)
3. Na situação de uma pessoa ter adquirido um trauma de andar de carro em razão da ocorrência de um acidente, se ela continuar a andar de carro, sem que haja a ocorrência de novos acidentes e dependendo da magnitude do trauma, é capaz de perder o medo de andar de carro, voltando a fazê-lo com tranquilidade. Esse tipo de tratamento é muito comum para medos ou fobias de baixa intensidade, em que a pessoa é colocada diante de seu estímulo aversivo para extinguir sua resposta inadequada e disfuncional. (extinção respondente)
4. Um caso de hábito de fumar e a pessoa estar querendo parar. Tal hábito pode estar vinculado ao controle da ansiedade, o que gera prazer momentâneo à pessoa até que ela tenha outro pico de estresse e recorra ao cigarro novamente para aliviar a ansiedade. Mascar uma goma que pode gerar alguma sensação ruim e aversiva, como enjoo e ânsia de vômito, o que, como consequência, produzirá o comportamento de afastamento do cigarro, denomina-se: (contracondicionamento)
 
2ª QUESTÃO (valor 2 pontos)
Leonardo é um rapaz de 25 anos que sofre de claustrofobia. Ele conseguiu um novo trabalho que o está deixando muito empolgado e apreensivo. O empolgamento deve-se ao fato de que, em sua nova função, ele terá autonomia e conseguirá produzir como sempre sonhou. Além disso, as possibilidades de crescimento profissional são enormes e o salário, mais benefícios, está acima da média para a função, de acordo com o mercado. Entretanto, sua apreensão decorre de seu transtorno e do fato do escritório ficar no último andar de um prédio de 25 pavimentos. Você, como psicólogo, indicaria que processo de tratamento para Leonardo?
1. (Dessensibilização sistemática)
2. Explique como deve ocorrer esse tratamento:
Leonardo deve ser exposto à experiência traumática pouco a pouco em pequenos passos até que ocorra o processo de extinção, deve ser construída uma escala da intensidade do estímulo do menor para maior em função da magnitude da resposta, pode-se começar apresentando a ele imagens ou vídeos de pessoas usando um elevador, conforme ele for se sentindo mais a vontade deve-se o expor a maiores estímulos, como ir até a porta do elevador, entrar no elevador com a porta aberta sem que ele saia do lugar, subir no elevador por apenas um andar, e assim ele vai se acostumando com o estímulo aversivo aos poucos até parar de emitir a resposta aversiva concluindo o processo de extinção feito pela Dessensibilização sistemática. 
3ª QUESTÃO (valor 2 pontos)
O zeitgeist, ou clima científico da época de 1950 estava muito propício para o surgimento de uma teoria psicológica sobre como as pessoas constroem seu conhecimento acerca da realidade e como esse conhecimento afeta seu comportamento: a Psicologia Cognitiva. Pergunta-se:
1. O que contribuiu para o surgimento da Psicologia Cognitiva?
Em meados da década de 1950 estudos de áreas transversais, como a Filosofia da mente, a Inteligência artificial e os avanços nas pesquisas com imagens no cérebro permitiram, de certa forma, relacionar e comparar o processamento humano e animal de informações com processos eletrônicos, como o de um computador, nessa época o campo psicológico dava grande ênfase nas Teorias Behavioristas e de Psicanálise e deixava poucas opções para os profissionais que não se identificavam com essas abordagens. Tudo isso contribuiu e impulsionou o surgimento da Psicologia Cognitiva.
2. Quais os processos cognitivos que interessam à Psicologia Cognitiva e as áreas de interface de estudos?
Estão entre os processos cognitivos que interessam à Psicologia Cognitiva os processos de sensação e percepção que são de fundamental importância para a construção da mente humana, bem como, a atenção, a memória, a imaginação, o pensamento, a linguagem, a emoção e a capacidade de julgamento. O Cognitivismo é uma síntese das formas anteriores de análise, como Behaviorismo e o Gestaltismo, ele não se limita a produzir conhecimento no campo da psicologia e reúne esforços científicos de várias áreas distintas fazendo interface de estudos com antropologia, sociologia, informática, matemática, neurociências, etc.
4ª QUESTÃO (valor 2 pontos)
A memória é um processo cognitivo fundamental, porque, além de dar suporte a outros processos cognitivos, em razão do armazenamento de todas as informações recebidas e processadas, ela também gera nossa própria existência como identidade e singularidade. Ela está na base de nossa personalidade, de nossas crenças e de nosso autoconceito.
Discorra a respeito dos tipos de memórias explícitas e a importância desse estudo para a psicologia cognitiva
Memórias explícitas são aquelas adquiridas com plena intervenção da consciência, são divididas em memórias de Curto-Prazo que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada, onde fica a nossa memória de trabalho, e a de Longo-Prazo que é dividida em memória episódica (eventos autobiográficos, tempo, lugar, emoções associadas, e se dividi em Anterógrada e Retrógrada); e a memória semântica (de palavras, símbolos e significados). O processo de cognição da memória é de extrema importância para Psicologia Cognitiva porque é com base na capacidade de armazenamento da memória que sabemos quem somos e que possuímos uma história de vida individual e coletiva, dentro de nossa família e dos grupos a que pertencemos.
 
5 ª QUESTÃO (valor 2 pontos)
Quando nos referimos à história e surgimento da Psicologia Cognitiva, quais as influências psicológicas foram mais determinantes? Discorra sobre elas.
As primeiras raízes da Psicologia foram identificadas em duas abordagens diferentes para a compreensão da mente humana são elas o Racionalismo e o Empirismo. Os Antecedentes psicológicos da Psicologia Cognitiva são o Estruturalismo que buscava entender a estrutura da mente pela análise das percepções em seus componentes constitutivos, o Funcionalismo que estudava o processo de como e por que a mente funciona, em vez de focar nos elementos estruturais da mente, o Associacionismo que investigava como os eventos e idéias podem se associar na mente propiciando a aprendizagem, o Behaviorismo que defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, e a Psicologia da Gestalt que afirma que se compreende melhor os fenômenos psicológicos quando se olha para eles como todos organizados e estruturados.

Continue navegando