Buscar

Prova 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Pedro Oldair Toniolo (1627208)
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649458) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	23662402
Parte superior do formulário
	1.
	Antes da Constituição Federal de 1988 existiam apenas algumas leis isoladas, que tratavam da matéria consumerista, como, por exemplo, a lei que vedava a cobrança de juros sobre juros. Sobre essas leis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Foi criado o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor - CNDF, através de Decreto Federal.
( V ) O CNDF foi criado para auxiliar o Presidente da República na preparação da política nacional de defesa do consumidor.
( F ) A lei da ação civil pública foi tida como ineficiente na proteção ao consumidor.
( V ) O CNDF foi substituído pelo Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	2.
	Maria obteve panfleto de um determinado estabelecimento comercial no qual anunciava a venda de um televisor por R$ 500,00 (quinhentos reais). Ao se dirigir à loja, o vendedor lhe informou que houve um equívoco na digitação do valor, e que o televisor custava, na verdade, R$ 900,00 (novecentos reais). Maria, indignada, dirigiu-se ao Procon de sua cidade, a fim de obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Partindo dessa narrativa e levando em consideração os direitos básicos do consumidor, analise as seguintes sentenças:
I- Maria terá o direito de comprar o televisor pelo preço anunciado, pois está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
II- Como fora um equívoco de digitação, e não fora causado pela loja, Maria não poderá exigir o preço anunciado no panfleto.
III- O consumidor é protegido contra a publicidade enganosa e abusiva aplicada no fornecimento de produtos e serviços.
IV- O consumidor só pode exigir seus direitos em casos em que sua segurança está colocada em risco.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	3.
	Quando o legislador elaborou o código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, analise as sentenças a seguir:
I- É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final.
II- A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor.
III- Somente pessoa física pode ser tida como consumidor.
IV- A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	4.
	O século XX trouxe consigo a proposição de um Estado social, na lógica da desconstrução do processo de miséria a que os indivíduos estavam sendo submetidos. A política de proteção e informação dos consumidores reconheceu direitos fundamentais e os dividiu em categorias. Sobre essas categorias dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Proteção da ética e da moral.
	
	b) Comunicação e expressão.
	
	c) Informação e educação.
	
	d) Proteção dos interesses corporativos.
	5.
	O Brasil, assim como outros países, aderiu aos pressupostos instituídos pela Organização das Nações Unidas e, além destes, tem em seu território ordenamentos legais que organizam as situações de defesa do consumidor. Com relação à legislação disponível no território brasileiro, que trata da Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Sendo o Código do Consumidor norma de ordem privada, este não se relaciona com outros ramos do direito, reafirmando a situação vulnerável do fornecedor.
	
	b) Os primeiros registros encontrados no território brasileiro, que tratam da relação consumerista, são encontrados na Constituição de 1934.
	
	c) A defesa do fornecedor será executada pelo Estado, conforme previsão contida no texto constitucional de 1988, observadas as disposições legais vigentes no país
	
	d) O Código de Defesa do Consumidor reconhece a vulnerabilidade do consumidor, qualificando-se como norma de ordem pública.
	6.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
( V ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
( V ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
( F ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	7.
	Paulo, pessoa física, possui uma pequena marcenaria que funciona nos fundos de sua residência. Nela são fabricadas e vendidas tábuas de passar roupas. Necessitando de tal produto, João procurou Paulo e efetuou a compra. No dia seguinte, ao utilizar a tábua, essa quebrou-se e ocasionou lesões leves em João. Sobre a responsabilidade sobre o produto vendido, analise as sentenças a seguir:
I- Paulo poderá ser responsabilizado, pois o CDC prevê que fornecedor é toda pessoa física ou jurídica.
II- Paulo somente responderá pelos danos se sua empresa possuir CNPJ.
III- Paulo será responsabilizado por comercializar o produto, pois quem produz não é considerado fornecedor.
IV- João deveria ter tomado cuidado com o manuseio do produto, pois saiu da marcenaria intacto, portanto, Paulo não poderá ser responsabilizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Os direitos do consumidor contemplados no CDC foram criados como forma de proteger uma figura (consumidor) que se sentia amedrontada perante grandes empresas, que, muitas vezes, ditavam as regras em uma relação de consumo. Dentre os direitos básicos elencados no art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, encontram-se a proteção contratual e o direito à indenização. Sobre esses direitos citados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A proteção contratual contra cláusulas desproporcionais é restrita para pessoas físicas, pois as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
( V ) As cláusulas contratuais onerosas ou desproporcionais poderão ser anuladas.
( F ) A indenização só é devida no caso de reconhecimento da miserabilidade do consumidor.
( V) Os danos causados por defeitos nos produtos ou serviços serão indenizados pelo fornecedor ou prestador desses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - V.
	9.
	O Código do Consumidor, além de trazer descritos conceitos, prerrogativas, pressupostos, conceitua os elementos queintegram a relação de consumo. Igualmente são reconhecidos princípios norteadores para a consecução das relações consumeristas. Sobre os princípios mais importantes da relação consumerista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A vulnerabilidade do consumidor é reconhecida pela sua condição de superioridade em relação ao fornecedor.
( V ) A defesa do consumidor deverá ser promovida pelo próprio Estado, onde o código do consumidor é uma das referências.
(    ) O tratamento em igualdade de condições dos diferentes é uma condição para a harmonização de interesses.
(    ) A informação compreende, além das relacionadas a produtos e serviços, a informação quanto a direitos e deveres dos consumidores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	10.
	A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor ? CDC. Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
	
	b) Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
	
	c) Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
	
	d) Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando