Buscar

PERGUNTAS DO LIVRO - PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Seção 2 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTAS DO LIVRO - Pedagogia em Espaços não Escolares Seção 2.2
1. As Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia dão um redirecionamento ao profissional a fim de que ele atue em espaços não escolares que necessitem tanto da organização pedagógica como da ação direta do pedagogo em algumas ações.
Com base no que prevê as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, assinale a alternativa correta sobre o contexto de atuação do pedagogo em espaços não escolares.
a) Demonstrar consciência de alguma diversidade, mas respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras, que ocorrem esporadicamente no Brasil.
b) Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva no que se refere a realidades complexas no Brasil com o objetivo de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras. CORRETA
c) Desenvolver um trabalho individual estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, mas compreendendo que não é possível atuar em conjunto com outros profissionais tendo em vista que a infraestrutura das organizações não formais não permitem muitas possibilidades de 
trabalho integrado.
d) Trabalhar em espaços escolares e não-escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos na fase da educação infantil, em seu desenvolvimento humano, em processos educativos.
e) Entender as políticas educacionais e as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares, independentemente do contexto social e político que se estabelece.
2. Por se tratar de uma educação para um público diferenciado, o pedagogo social que atua em diversos espaços não escolares deve compreender o processo de constituição dos sujeitos em sua individualidade, desenvolvendo uma escuta atenciosa para que possa trabalhar de forma integral. Ele precisa agir pensando e refletindo no sujeito como um ser completo, íntegro.
Quanto à atuação do pedagogo social, é correto afirmar que:
I. A Pedagogia Social, como conceito da teoria educacional e como campo de estudo, originou-se como crítica à educação focada no desenvolvimento dos indivíduos sem considerar as dimensões da existência humana.
II. Uma das modalidades de educação não escolar de grande importância na conjuntura atual é a pedagogia social, em que o pedagogo atua como mediador de conflitos e estabelece as relações necessárias a fim de que os educandos recebam apenas atendimento assistencial.
III. A pedagogia social se constitui como um trabalho efetivo junto a grupos de excluídos, que sofreram diretamente as consequências da desigualdade, da marginalização, do conflito social e do abandono.
IV. Uma das características das instituições de educação não formais, como as ONG’s, é a flexibilidade quanto aos conhecimentos trabalhados e também referente à estrutura e organização do espaço.
A partir da análise do excerto acima, marque a alternativa correta.
a) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas. CORRETA
d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
e) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
3. “Os elementos econômicos, sociais, políticos e educacionais estão totalmente relacionados e configuram o contexto em que a sociedade se desenvolve. São questões indissociáveis, que podem contribuir no entendimento da constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira” (MACHADO, 2010, p. 146). Sabemos que há ainda grande abandono da escola por muitos estudantes, os quais acabam por educar-se nas ruas, sendo fundamental a organização de um trabalho pedagógico.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
I. As Diretrizes Curriculares do Curso de pedagogia não preveem a formação do pedagogo para atuar na rua, pois é competência do Conselheiro Tutelar.
II. As crianças e os adolescentes, sem exceção, abandonam a escola por preguiça de estudar e consideram a rua um ambiente mais divertido.
III. Cabe ao pedagogo organizar projetos para possibilitar o desenvolvimento educacional àqueles que, por algum motivo, deixaram de frequentar a instituição escolar.
IV. O trabalho educativo assim desenvolvido não possui a característica de sistematização dos conhecimentos científicos que são desenvolvidos na escola, mas de subsidiar os sujeitos a fim de que compreendam o mundo e construam uma filosofia própria.
Utilizando os conhecimentos, marque a alternativa correta.
a) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
d) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando