Buscar

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA - AULA 8

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	GST1996_A8_201903034337_V1
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 201903034337
	Disc.: FORM.ECON.BRASILEIRA 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		 
Por volta dos anos de 1840 o império brasileiro implementou uma política que viria a favorecer o surgimento de fábricas têxteis, metalúrgicas e navais contribuindo para o início da industrialização no Brasil. Que medida foi essa?
 
	
	
	
	 
Tarifa Alves Branco
 
	
	
	 
Lei Áurea.
 
	
	
	 
Constituição de 1848.
 
	
	
	 
Tratado de Methuen.
 
	
	
	 
Lei Eusébio de Queirós.
 
	
Explicação:
 
A tarifa Alves Branco previa o aumento das alíquotas de importação, o que estimulou o surgimento de indústrias no Brasil.
 
 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 
Em 1850 um estaleiro instalado em Niterói chamou atenção dentre as indústrias primitivas do Brasil. Apesar do grande sucesso do empreendimento, por fatores econômicos e políticos, veio à falência. Fortemente influenciado pela teoria econômica clássica, o proprietário tornou-se símbolo do empreendedorismo no país dado o seu pioneirismo. Seu nome era:
 
	
	
	
	 
Deodoro da Fonseca.
 
	
	
	 
D. Pedro II.
 
	
	
	 
Visconde de Caravelas.
 
	
	
	Irineu Evangelista de Sousa.
	
	
	Marquês de Pombal.
	
Explicação:
 
Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, foi um grande empreendedor brasileiro na época do Brasil Império, proprietário do estaleiro em Ponta de Areia, Niterói.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		 
Durante o Segundo Reinado algumas indústrias primitivas surgiram no Brasil por volta de 1850. Um forte elemento motivador para que isso acontecesse foi:
 
	
	
	
	 
A promulgação da Lei Feijó.
 
	
	
	 
A Revolução Industrial na Inglaterra.
 
	
	
	 
Os investimentos de holandeses no Brasil.
 
	
	
	 
O renascimento agrícola no país.
 
	
	
	O fim do tráfico negreiro no Brasil.
	
Explicação:
Com o fim do tráfico negreiro em 1850 os capitais nele antes nele investidos foram direcionados para outras iniciativas empresariais, como a indústria.

Continue navegando