Buscar

TCC Karin

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EQUIPE N.º271
Iraci Rodrigues Cunha
Karin Danielle Ragazzoni Xavier
Leda Pinheiro Alves
Leiziene Coutrim Silva
	
O FANTÁSTICO MUNDO DA LEITURA
	
1. APRESENTAÇÃO
 
O projeto apresentado visa grandes benefícios ao ensino aprendizagem e tem
como tema uma das maiores dificuldades do 1º ano do Ensino Fundamental que está na leitura, escrita e interpretação de texto em sala de aula.
Nossa escola localiza-se na periferia de um grande centro urbano, onde queremos promover o desenvolvimento da leitura e da produção de texto. A escola abrange:
1. Elevado número de salas de aula na unidade escolar.
2. Cada sala tem em média 40 alunos.
3. O professor atua sem auxiliares.
4. Público alvo: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
5. Em média um aluno de inclusão por sala.
6. Um estudo realizado verificou que existe uma média de 20% dos alunos que não foram alfabetizados plenamente.
7. Não há biblioteca.
8. Não há recursos audiovisuais.
9. A escola está inserida em uma comunidade com carências sociais e culturais.
10. Ausência de saneamento básico e atendimento deficitário, com poucos profissionais da saúde.
11. Associação de pais e mestres atuante. 
12. O gestor da escola, em parceria com uma ONG, promove eventos para a captação de verbas para melhorar os recursos didáticos.
	
2. JUSTIFICATIVA
Estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano, prazeroso e propiciar aos nossos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.
 
	
3. OBJETIVOS
Despertar o prazer da leitura; Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. Estimular o desejo de novas leituras; Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica.
3.1 OBJETIVO GERAL 
· Criar condições para que os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental desenvolvam sua competência comunicativa, discursiva,  sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações e práticas sociais, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades orais e escritas.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 • Desenvolver estratégias e procedimentos de leituras para ensinar os alunos;
• Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
	
4. PÚBLICO ALVO 
Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental
	I. 
5. METAS
· Inserir os alunos no mundo letrado ,desenvolvendo de forma ampla as habilidades de leitura e escrita durante o semestre deste projeto.
· Sistematizar os seus conhecimentos orais para atividades concretas de leitura e escrita.
· Ampliar a visão do aluno ,despertando o interesse para novas perspectivas de vida e futuro.
· Ao final do projeto 100 % dos alunos participantes tenham adquirido o hábito em leitura e escrita compatíveis com sua faixa etária.
· Criar o hábito de leitura.
· Proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.
	II. 
6. METODOLOGIA
  Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas atividades em grupos motivando os alunos sobre a importância da leitura. Oferecendo gêneros de leituras variados: poesias, piadas, contos e história em quadrinhos. O professor poderá observar as suas dificuldades, auxiliando e incentivando aqueles que tenham medo de errar e mostrar que com erros se aprendem.
 Proporcionar ao aluno o cantinho da leitura e deixar que  opinem qual livro a professora irá ler para eles.
 
	
7. ETAPAS DE REALIZAÇÃO 
· Elaboração do projeto: pensar em todas as possibilidades para uma ação voltada para a alfabetização e ao letramento, dentro da faixa etária escolhida.
· Apresentação do projeto: relatar aos alunos qual é o projeto, seu nome, sua finalidade, qual é o tempo de duração e como será executado.
· Dia da leitura :informar que teremos um dia na semana específico para a leitura individual ou coletiva, não deixando de ressaltar que devemos ler todos os dias.
· Leitura diversificada: apresentar vários temas, títulos e gêneros.
· Criação de uma mini biblioteca: Em um canto da sala faremos um varal com gibis, livros variados e revistas.
· Roda da leitura: mediante a criação da mini biblioteca, se dará a leitura de alguns gêneros e conversaremos sobre esse livro.
· Avaliação da aprendizagem: será contínua e se estenderá por todo o período do projeto didático.
· Confecções de cartazes: serão confeccionados cartazes mediante a leitura coletiva da roda da leitura.
· Exposições dos cartazes: faremos uma exposição nas paredes da sala aberta a visitação de pais e toda a escola.
· Dramatização das histórias: faremos votação entre as histórias mais solicitadas e a mais votada será dramatizada pelos alunos da sala no pátio da escola para os pais, comunidade e o restante da do corpo escolar.
	
8. RECURSOS 
Angariar fundos com a comunidade ,realizar festas,eventos como teatro e cinema,vendas de produtos confeccionados com recicláveis e rifas. 
8.1 HUMANOS 
Pais ,alunos,comunidade em geral,gestor escolar,coordenadores,professores,secretários e os demais componentes da escola.
8.2 MATERIAIS
· Papéis diversos;
· Lápis preto e colorido;
· EVA;
· Gibis;
· Livros variados;
· Revistas;
· Cola;
· Tesoura;
· Tintas;
· Vestuário apropriado para o teatro;
· Canetinhas;
· Rolo de varal e pregadores;
· Giz de cera;
· Borracha.
 
	
9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO
	CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	Item
	Atividade
	MÊS
	
	
	Fev
	Mar
	Abr 
	Mai
	Jun
	Ago
	Set
	Out
	Nov 
	Dez 
	1
	Elaboração do projeto
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2
	Apresentação do projeto
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3
	Dia da leitura
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	4
	Leitura diversificada
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	5
	Criação de uma mini biblioteca 
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	6
	Roda da leitura
	
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	7
	Avaliação da aprendizagem
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	8
	Confecções de cartazes
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	9
	Exposições dos cartazes
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	10
	Dramatização das histórias lidas
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
*Devem ser incluídos os itens que forem necessários.
	
10. AVALIAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO
A avaliação do projeto didático se dará de maneira contínua, a partir da participação e interação, trabalho em equipe e desenvolvimento individual, levando em consideração todos os aspectos da formação leitora e escrita.
	
	
 11.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Introdução:
· Este projeto didático foi elaborado a partir da situação problema escola urbana, sendo que 20% dos alunos não foram alfabetizados plenamente e tem o objetivo de colaborar com a formação dos mesmos para que sejam letrados, preparando-os para o mercado de trabalho e o convívio social.
Desenvolvimento:
 Hoje vem acontecendo mudanças em relação ao estudo dos textos na sala de aula e a sociedade está mais exigente. Muitos documentos oficiais e propostas curriculares na segunda metade do século XX foram reelaboradose começaram a trazer algumas dessas mudanças  teóricas uma desta mudança se referia á concepção da língua, agora compreendida como ação entre sujeito.
 O objetivo da escola era, então, que os alunos aprendessem a linguagem usada na sociedade para que tivessem uma participação social efetiva e para isso foram necessários trabalhos progressivos e aprofundados nos gêneros textuais orais e escritos. Alguns professores se veem na incógnita sobre quais gêneros devem escolher para trabalhos com seus alunos.
 O professor precisa conhecer muito bem quais são os conhecimentos que seus alunos já possuem e determinar quais são as almejados e fazer sempre um diagnóstico como primeira ação.
 Entretanto, devido a uma multiplicidade de gêneros textuais existentes em cada sociedade (e seu caráter mutável ),a escola não tem condições de ensinar todos eles.Diante disso,muitos professores se veem com várias dúvidas sobre quais gêneros escolher para seu trabalho em sala de aula.(PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Os gêneros textuais em foco: pensando na seleção e na progressão dos alunos.2012,p.07) 
 
 
 Pacto pela Alfabetização na Idade Certa:Planejamento escolar : Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa.
 O texto relata que a leitura faz parte do nosso cotidiano, a escola tem que estimular  o hábito  da leitura pois cada criança tem sua maneira de escrever pode ser culta ou coloquial, do jeito que acha que é. E é com a oralidade que os alunos percebem as diferenças das palavras.
 Bortoni-Ricardo (2004, p. 74)
 “[...] facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas.”
 
Conclusão:
· É preciso ensinar e aprender, sempre aproveitando os acontecimentos do cotidiano, buscando também novos recursos que devem ter sentido para o educando.
	
11. REFERÊNCIAS
 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração, Rio de Janeiro, 2002.
 FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico. Explicação das normas da ABNT. 12 .ed .Porto Alegre : s.n. ,2003
 GODOY, P.M. Exemplos comentados de referências – NBR 60231. (apostila) .
 SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
 UNIMES VIRTUAL. Universidade Metropolitana de Santos. Orientações do Trabalho de Conclusão - TCC – Curso de Pedagogia – Projeto Didático. Santos, 2015.
 UNIMES VIRTUAL.Universidade Metropolitana de Santos.Guia : Trabalho de Conclusão de Curso.Modalidade :Educação a distância. Santos, 2015.

Continue navegando