Buscar

APS PSICO SOCIAL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-APS
	Nome do Aluno: Carina Francislene, Estéfane Valadares, Tatiana Chafão da Silva
	Docente: Ana Claudia Yamashiro Arantes
	Curso: Psicologia
	Componente Curricular: Psicologia Social II
	Período: 4º Período
	Data: 17/09/2020
Diagnóstico do presente - O que a Psicologia Social tem a ver com isso
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é aborda e avaliar o que está ocorrendo no presente da sociedade. A partir do exame crítico dos vídeos e pesquisas bibliográficas com temáticas, que buscam mostrar o papel da psicologia social nas políticas públicas de combate à exclusão social; o racismo; a cidadania; a intolerância; a violência social; exclusão social; consumo e preconceito
sobre a Síndrome de Burnout nos profissionais da área da saúde, para a elaboração deste estudo foi utilizado busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas através dos artigos da SCIELO e PEPSIC, buscou conhecer o índice de Burnout com o intuito de atingir os objetivos propostos através de leituras de autores, que debatem a temática do esgotamento físico e mental na área da saúde. Quando o desempenho do profissional não é reconhecido gera sentimentos de desamparo, frustração e incapacidade de atingir metas no trabalho (SOARES e CUNHA, 2007). 
O presente projeto proposto buscou a possibilidade de aplicação de um plano de intervenção no ambiente hospitalar. Tal proposta para elaboração deste projeto surgiu durante as aulas de Psicologia Social I e favorecerá conhecimento na prática, dos acadêmicos do 3º de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Silva e Carlotto (2008) esclarecem que o ambiente hospitalar é um mecanismo que ligam profissionais a diversos estressores, devido à longa jornada de trabalho. O profissional tem que trabalhar com pacientes em estado grave e é uma demanda marcada por diversas exigências que acaba exigindo muitas condições desfavoráveis no trabalho. 
De acordo com Silva et al., (2015) a Síndrome de Burnout é uma enfermidade psicológica, no qual uma pessoa sofre de um distúrbio psíquico de caráter depressivo podendo ocasionar uma tensão emocional crônica que pode ser vivenciada pelo indivíduo dentro do ambiente de trabalho, precedido de cansaço físico e mental intenso, caracterizada por fadiga emocional, diante desse contexto busco avaliar com qual decorrência a Síndrome de Burnout são mais suscetíveis e quais são seus princípios e estágios nos funcionários da área de saúde, e por que esses trabalhadores da área de saúde são frequentemente propensos ao burnout.
Continuando com as idéias do autor, através destes conceitos este trabalho se dispõe a contribuir para uma reflexão teórica na área do esgotamento mental, buscando contribuir para a realização e criação de políticas públicas que embase uma importante questão ocupacional e social a fim de resolver questões psicossociais que prejudicam a qualidade de vida de profissionais da área de saúde e que gerem sugestões de medidas preventivas e interventivas, voltadas aos profissionais a fim de refletir em mais qualidade de vida a estes profissionais (SILVA et al., 2015). 
Diante disso, esse projeto tem a proposta de desenvolver com os profissionais da saúde uma intervenção relacionada sobre a síndrome de Burnout, as quais ainda são desconhecidas por alguns da área, para que sejam esclarecidas as principais dúvidas, angústias e esgotamento que levam a esse processo desmotivacional. A partir disso pode ofertar ferramentas para que este consiga construir um projeto de vida estabelecendo objetivos positivos dentro do local de trabalho. 
2 OBJETIVOS
Geral:
· Proporcionar aos profissionais da saúde a importância da prevenção e qualidade de vida no ambiente de trabalho, levando em consideração que a equipe é vulnerável a desenvolver a síndrome de burnout, por consequência das características de trabalho que os mesmos desempenham. 
Específicos: 
· Definir os conceitos da síndrome de burnout e a demanda do profissional no ambiente hospitalar; 
· Proporcionar estratégias de prevenções e métodos para minimizar o nível de esgotamento físico e mental;
· Compreender a importância da Psicologia social no ambiente de trabalho;
3 JUSTIFICATIVA
O tema a ser trabalhado se dá através em razão do índice elevado dos casos de esgotamento mental cuja profissão os expõe à tensão e estresse intensos provocados pelos fatores desgastantes no ambiente de trabalho atingindo consequências em nível individual e organizacional, pois, descreve um problema de saúde laboral com alta prevalência nos profissionais de saúde, por isso é preciso que os profissionais de saúde tenham conhecimento sobre a síndrome para poder se prevenir e tomar medidas preventivas como: Evitar o excesso de horas extras, proporcionarem condições de trabalho atrativo e gratificante, modificar os métodos de prestação de cuidados, reconhecerem a necessidade de educação permanente e investir no aperfeiçoamento profissional, com isso os profissionais terá suporte social no qual é preciso trabalhar em prol do bem-estar e da saúde do indivíduo no trabalho, pois, é aí que ele permanece grande parte da sua vida e a qualidade de vida está diretamente relacionada com as carências e expectativas humanas e com a devida satisfação destas. 
4 METODO DE INTERVENÇÃO 
Observação sistemática, palestras e acolhimento através de uma roda de conversa. Após momento da aplicação do questionário de avaliação motivacional e emocional, ocorrerá um novo encontro onde será desenvolvida a roda de conversa para a aplicação do plano de intervenção dentro do ambiente de trabalho. 
O objetivo refere-se à estruturação de um encontro onde será promovida uma roda de conversa com a participação de todos os funcionários e gestores da empresa com aplicação de alguns materiais como caneta, papel e questionário. 
Cronograma:
Reorganização:
Tempo estimado: 30 minutos no começo do dia.
Modalidade: Escrita.
Objetivo: Cada funcionário/gestor organizar em as suas tarefas diárias para que possa ser um dia mais tranquilo, evitando esquecer atividades importantes e evitar a sobrecarga. 
Material: Papel e caneta.
Descrição: Cada pessoa antes de começar o dia fazer uma lista de atividades a serem realizadas durante o dia.
*Feedback para saber se melhorou a rotina.
Atividade Brainstorming:
Tempo estimado: 1 hora.
Modalidade: Apresentação.
Objetivo: Apresentar as dificuldades e problemas no âmbito do trabalho, e auxiliando a uma visão mais realista adequada a profissão. 
Descrição: Realizar uma roda de conversa entre os funcionários e gestores do ambiente de trabalho para que cada um apresente a situação desejada. 
Questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout 
Tempo estimado: 30 minutos.
Modalidade: questionário.
Objetivo: proporciona identificar as relações ligadas ao trabalho avaliando a síndrome de burnout. 
Descrição: responder o questionário para que todos possam identificar se tem a síndrome de burnout. 
5 RESULTADOS A SEREM ATINGIDOS NA COMUNIDADE EM QUESTÃO
. 
O plano de intervenção tem a proposta de desenvolver com os profissionais da saúde conhecimentos e práticas com uma aplicação de técnicas para proporcionar uma reflexão sobre sua visão pessoal ou profissional no que condiz ao futuro em relação à síndrome de burnout. Esse método tem a finalidade de contribuir para que essas pessoas tenha uma boa qualidade de vida e prevenção da doença. O trabalho proposto contribui para o bem estar na vida dos profissionais mostrando bons resultados podendo minimizar os danos à saúde. 
No primeiro momento iremos iniciar nos apresentando e explicar a demanda da intervenção para trabalhar com a equipe, a importância da qualidade de vida relacionada à síndrome de burnout. 
Vamos orientá-los para que todos se reúnam para realizar uma roda de conversa para discutir sobre o esgotamento no trabalho, com um tempo estimado para que todos apresentem sua vida no dia-a-dia sobre esgotamento físico e mental e como podemos ver são sintomas relacionados à síndrome. Esperamos que esse fosse
o momento que todos relatam sobre a rotina no trabalho que pode ocasionar desapegos a familiar e amigos. 
A roda de conversa vai ser proposta para que todos possam participar de maneira igual com uma conversa agradável e que sejam todos sinceros com si próprios, pois muitos não esperam um momento como este ainda mais no ambiente hospitalar, mas claro não vai ser possível reunir toda a equipe devido os plantões que todos têm que seguir então pensou que pode ser feito dois encontros para que todos participassem. 
Logo vai ser entregue um papel e uma caneta com o objetivo de que equipe faça um cronograma semanal para organizar suas tarefas diárias com o intuito de proporcionar um dia mais favorável no ambiente de trabalho. Essa é uma estratégia fundamental na vida da pessoa e então esperamos deles feedbacks positivos. 
Depois dessa primeira demanda será utilizado um questionário com o tempo estimado de 30 minutos e nesse questionário todos devem ser sincero sem relação às respostas. O questionário tem 20 perguntas com 05 respostas, à pessoa teria que ler a pergunta e responder utilizado um número de 01 a 05. O questionário procura identificar o desgaste físico e emocional do indivíduo. E vai ser interessante passar este método, pois tem o intuito que todos possam avaliar o comportamento que eles estão passando. 
Após o termino das questões vamos perguntar de modo geral se eles já tinham conhecimentos da síndrome de Burnout, acreditamos que todos os profissionais já sabem, mas devido à correria do dia-a-dia deve ser muito difícil se organizarem a ter uma rotina apropriada para não prejudicar a saúde. Esperamos que fosse uma prática com muitos enriquecimentos de conhecimentos. 
6 REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Raquel Ayres de; MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. A prática da psicologia da saúde. Revista da SBPH, v. 14, n. 2, p. 183-202, 2011. (Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-08582011000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 10 de abril de 2020. 
CAPITÃO, Cláudio Garcia; SCORTEGAGNA, Silvana Alba; BAPTISTA, Makilim Nunes. A importância da avaliação psicológica na saúde. AvaliaçaoPsicologica: InteramericanJournalofPsychological Assessment, v. 4, n. 1, p. 75-82, 2005. (Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712005000100009). Acesso em 15 de abril de 2020. 
DALCIN, Larissa; CARLOTTO, Mary Sandra. Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 141-150, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013718. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100141. Acesso em: 14 abr. 2020.
FERRAR, Rogério; FRANÇA, Flávia Maria de; MAGALHÃES, Josiane. Avaliação da síndrome de burnout em profissionais de saúde: uma revisão integrativa da literatura. : Uma Revisão integrativa da literatura. Gestão & Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 868-883, set. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/NOT/Downloads/Dialnet-AvaliacaoDaSindromeDeBurnoutEmProfissionaisDeSaude-5555778.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.
KESTENBERG, Katia Vega. Síndrome de burnout: o que é, os sintomas e o tratamento. O que é, os sintomas e o tratamento. 2018. (Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/sindrome-de-burnout/). Acesso em: 14 abr. 2020.
ROCHA, Fabio Freitas; SANTOS, Gisele Simas. SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 2014. (Disponível em: https://www.corenmg.gov.br/documents/20143/1174580/Sindrome+de+Burnout.pdf/05f52eb2-5a57-f512-2e7c-571ae9a1da99?version=1.0). Acesso em: 16 de abril de 2010. 
SILVA, Salvyana Carla Palmeira Sarmento et al. A síndrome de burnout em profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Aracaju, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 3011-3020, 2015. (Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003011). Acesso em 10 de abril 2020. 
SILVA, Tatiana Detzel da; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout em trabalhadores da enfermagem de um hospital geral. Revista da SBPH, v. 11, n. 1, p. 113-130, 2008. (Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v11n1/v11n1a09.pdf). Acesso em 10 de abril de 2020). 
SOARES, Hugo Leonardo Rodrigues; CUNHA, Carlos Eduardo Camargo. A síndrome do" burn-out": sofrimento psiquico nos profissionais de saúde. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 19, n. 2, p. 505-506, 2007. (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v19n2/21.pdf). Acesso em: 10 d abril de 2020.
7 ANEXO
FONTE:https://www.corenmg.gov.br/documents/20143/1174580/Sindrome+de+Burnout.pdf/05f52eb2-5a57-f512-2e7c-571ae9a1da99?version=1.0

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais