Buscar

ESTRATEGIAS FINANCEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Baseado nas simulações disponíveis acima responda as seguintes questões: 
I. Para a correlação de (-0,4), qual o mix de carteira é mais indicado para um investidor com perfil conservador e o outro arrojado? Justifique. 
II. Para a correlação de 0,25, qual o mix de carteira é mais indicado para um investidor com perfil conservador e o outro arrojado? Justifique. 
III. Analise a importância da correlação nessas simulações de carteiras, assim como o impacto de cada uma para o objetivo de mitigação de risco do portfólio. 
De acordo com a teoria de Markowitz, a carteira deve ser diversificada, assim maximizando o retorno para menores riscos. O melhor retorno do mix da carteira, por exemplo, seria 100% de Z e 0% de W). Vale ressaltar que independentemente do perfil ser conservador ou arrojado, o arrojado quer sempre o melhor retorno, considerando o seu grau de aversão a risco. 
Analisando o investidor com perfil arrojado: a carteira deveria ser composta por 20% da ação A e 80% da ação B, potencializando o retorno em 23%. 
Apesar de que o maior retorno seria pela opção de 100% em ação B, porém, não constituiria propriamente uma carteira, isto é, a carteira precisa ter 2 ativos no mínimo. 
Analisando o investidor com perfil conservador: a carteira deveria ser composta por 60% da ação A e 40% da ação B, minimizando o risco da carteira para 4,95%. 
II. Analisando o investidor com perfil arrojado: a carteira deveria ser composta por 20% da ação A e 80% da ação B, maximizando o retorno para 23%. Analisando o investidor com perfil conservador: a carteira deveria ser composta por 80% da ação A e 20% da ação B, minimizando o risco da carteira para 6,62%. 
III. A correlação compreende a relação que existe entre duas variáveis, ou seja, o comportamento entre dois ativos. Portanto, a correlação pode variar entre -1 e 1, sendo -1 a correlação perfeita negativa, ou seja, os ativos se deslocam de maneira completamente oposta e apresentam uma mitigação dos riscos; e 1 correlação perfeita positiva, isto é, os ativos se deslocam de maneira exatamente igual. Além disso, uma correlação 0, significa que não existe uma correlação entre os ativos.

Continue navegando