Buscar

Ginastica 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
A utilização de materiais na ginástica não é recente. Desde  o aparecimento dos métodos ginásticos (Sueco, Alemão e Francês), já haviam referências de materiais como suporte essencial para aulas de ginástica, principalmente as barras fixas, cordas, bolas,  mastros, entre outros. Hoje, na GPT, os materiais dão novas possibilidades às coreografias, além de permitirem diferentes movimentos e inovação nas aulas. Sobre a importância dos diferentes materiais no processo de ensino/aprendizagem da ginástica, analise as sentenças e assinale V para verdadeiro e F para falso:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Somente materiais diversificados nas aulas não são suficientes se a metodologia do professor for tecnicista e não instigar a criatividade dos alunos.
· 
· (   )A aplicação de diferentes materiais com alunos, promove a criação, socialização e resolução de problemas, aliando o aprendizado às competências de uma educação integral.
· (   )O professor deve ser idealizador dos movimentos que os diversos materiais permitirem realizar, partindo dele a indicação e finalização no processo de ensino/aprendizagem.
· (   )A utilização de materiais deve ser direcionada principalmente nos aspectos da "ação" e do "racional", já que o cunho artístico não é levado em conta nas aulas de Educação Física.
· (   )Se o professor estimular a criatividade aliada à diversificação de materiais na GPT, ele poderá promover a quebra de paradoxos e desenvolver a sensibilidade dos alunos.
A sequência correta é:
A - V - V - V - V – V
B - V - V - V - F – F
C - F - V - V - F – V
D - V - F- F - V – V
E - V - V - F - F - V
Questão 2 de 5
No processo educativo, os professores de Educação Física devem propor práticas que orientem e reforcem o respeito e também aquisição de habilidades motoras. Para uma educação eficaz, o professor precisa fomentar a  _______________ , construir vivências que permitam a experiência de distintas relações sociais e a  _______________ do conhecimento por meio de temas e conteúdos significativos. Isto que dizer que o processo deve buscar o desenvolvimento da  _______________ e de  _______________ interpessoais justas,  _______________ e solidárias.
A - Criatividade; Construção; Autonomia; Relações; Respeitosas
B - Repetitividade; Construção; Dependência; Relações; Respeitosas.
C - Criatividade; Construção; Dependência; Relações; Competitiva.
D - Repetitividade; Construção; Autonomia; Relações; Competitiva.
E - Criatividade; Construção; Dependência; Relações; Respeitosas.
Questão 3 de 5
O envelhecimento se trata de uma série de alterações que ocorrem no organismo ao longo da vida, sendo influenciado por fatores genéticos, estilo de vida e características sociais e psicoemocionais. O processo de envelhecimento está associado ao aumento da massa de gordura, redução da massa muscular, perda de massa óssea, do equilíbrio e da capacidade funcional. Quanto a esse sentido, a ginástica como exercício físico institui um papel importante, sendo ele:
A - Promoção da saúde, enfatizando grandes grupos musculares, capacidade aeróbica, resistência, flexibilidade, força e coordenação.
B - Promoção da força em apresentação, promovendo competitividade entre os mais idosos.
C - Promoção da flexibilidade, promovendo capacidade de grandes amplitudes de movimentos, fator imprescindível na terceira idade.
D - Promoção da potência de velocidade, tendo em vista que a maior parte do cotidiano do idoso exige grandes esforços em curto período de tempo.
E - Promoção da competitividade, promovendo assim maior expectativa de vida, sendo motivo de maior empenho e dedicação aos treinamentos.
Questão 4 de 5
BRASIL ENCERRA PARTICIPAÇÃO NA EDIÇÃO 2019 DO GYMNAESTRADA COMO UMA DAS POTÊNCIAS DA MODALIDADE 
Encerrada no último final da semana, a edição da 16ª World Gymnaestrada contou com uma expressiva participação do Brasil. O país esteve em Dornbirn (Áustria) com uma delegação de 603 integrantes, representando de oito estados. E o saldo deixado pelos ginastas brasileiros foi extremamente positivo, de acordo com Michele Carbinatto, coordenadora da Ginástica para Todos da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).
“O Brasil foi representado em praticamente todas as esferas do evento: momento científico, apresentações pelas cidades, apresentações nos Halls oficiais, Noite da União Pan-Americana e ofereceu workshops. A participação brasileira surpreendeu a todos quando, na cerimônia de abertura, entramos com nossos mais de 600 participantes. Foi a segunda maior delegação da América e a 10ª no geral. Acredito que o Brasil se firma como uma potência na modalidade”, disse Michele.
Segundo ela, as apresentações dos grupos brasileiros foram muito destacadas em jornais locais e contou com muita interação com a comunidade. Para Michele, todos os grupos mostraram apresentações de alto nível. (...)
A Ginástica para Todos é fundamentada nas outras atividades da ginástica (artística, rítmica, acrobática, aeróbica e trampolim), mas utiliza outros tipos de manifestações, como danças, expressões folclóricas e jogos. Não se trata de um evento de caráter competitivo, mas festivo, onde todos se apresentam em clima de harmonia e integração.
Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/noticia/1334/brasil_encerra_participacao_na_edicao_2019_do_gymnaestrada_como_uma_das_potencias_da_modalidade_https://www.cbginastica.com.br/noticia/1334/brasil_encerra_participacao_na_edicao_2019_do_gymnaestrada_como_uma_das_potencias_da_modalidade_
Data de Publicação : 17/07/2019
Sobre a história da Gymnaestrada e as participações brasileiras neste evento, assinale as sentenças corretas:
I. A Gymnaestrada é um evento mundial realizado a cada dois anos, com os objetivos de divulgar a GPT e de adquirir as tendências que vêm da GA (Ginástica Artística).
II. A Gymnaestrada é o evento mais importante da FIG (Federação Internacional de Ginástica), onde a coletividade, o prazer e divertimento prevalecem.
III. Por mais que a notícia revele uma grande participação da equipe brasileira nesta edição de 2019 da Gymnaestrada, ela ainda é pouco difundida no contexto brasileiro, já que a formação inicial do profissional de Educação Física não consegue contemplar a ginástica na sua totalidade.
Assinale a alternativa correta:
A - I, II e III
.
B - I, e II.
C - I e III.
D - II e III.
E - Somente III.
Questão 5 de 5
O ensino da Ginástica Para Todos nas escolas possibilita a experimentação de expressões e linguagens corporais, promovendo a autonomia motora e a formação humana e social. Ela rompe com a padronização de movimentos e tem como principais características a junção de diversos conteúdos da Educação Física, como da dança, do teatro, da capoeira, dos elementos circenses e de outros elementos da cultura corporal, com ou sem utilização de materiais e ainda permite a participação de todos e o respeito aos limites individuais e coletivos. Entre as práticas que podem ser realizadas para desenvolver a expressão corporal como linguagem em aulas de Ginástica Para Todos nas escolas, clubes e escolinhas de iniciação, é correto afirmar que:
A - São a melhor forma de desenvolver as competências e habilidades nos alunos, já que experimentações teóricas através de registros escritos não trazem benefícios concretos como resultado final.
B - Exercícios coreográficos novos, sem que a experiência anterior faça parte do processo de criação são mais utilizados nessas práticas.
C - A linguagem gestual deve ser desenvolvida de forma individual e única, sem a presença de outros elementos como jogos  e compartilhamento.
D - Exercícios que possibilitem a expressão de gestos, produção coletiva e contemplação da criação do outro são muito válidos para o desenvolvimento integral dos alunos.
E - Exercícios individuais são sempre mais válidos que as práticas em grupo, para buscar o real desenvolvimento da expressão e linguagem corporal.

Continue navegando