Buscar

Prova Gestao da Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO
	
	 
	NOTA:
	
	
	
	
	
	
	CURSO
	Administração | C. Contábeis
	DATA:
	DISCIPLINA
	Gestão da Inovação 
	TURMA
	PROF.
	Wagner de Paula Rodrigues
	AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 2º BIM
Car@ estudante, 
Esta avaliação foi desenvolvida especificamente para esta situação excepcional que estamos passando, de acordo com a modalidade de aulas remotas que você teve, e tem a finalidade precípua de representar mais um momento de aprendizagem na sua vida acadêmica. Por favor, fique atento às instruções abaixo: 
1. A avaliação tem o valor de 5,0 pontos e é composta por 5 questões; 
2. O prazo para realizar a avaliação é de 24 horas a partir do horário designado, conformecalendário que segue em anexo; 
3. O aluno poderá consultar quaisquer materiais, porém, o plágio de conteúdo de sites dainternet ou entre os estudantes será desconsiderado e atribuído o valor 0 à questão; 
4. Não é obrigatório você imprimir a prova, você poderá responder em uma folha em branco, amão, tirar uma foto (bem focada) e postar no AVA somente as respostas. De maneira LEGÍVEL, coloque seu nome e turma, identifique o número da questão para que seja possível a organização e correção da mesma.
5. Boa prova
1) Quanto aos tipos de relações entre universidade e empresa, AVALIE as alternativas a seguir e responda:
I. As parcerias devem ocorrer apenas em âmbito nacional.
II. Nas interações entre universidade e empresa não é aceitável a participação de outras instituições.
III. As parcerias devem ser formais com definição prévia dos objetivos sem instrumentos jurídicos ou ciência dos inventores.
IV. A interação entre a Universidade e Empresas pode se dar pelo apoio financeiro para alunos de pós-graduação, estagiários, operacionalizado por meio de bolsas de estudos, também patrocínio de cursos in company para seus funcionários.
Responda qual ou quais das assertivas acima estão corretas, justificando sua resposta. (1,0) 
R: Estão corretas as assertivas I e IV
R: Com o objetivo de promover o empreendedorismo no âmbito nacional, tais oportunidades são dadas para que o desenvolvimento das empresas e funcionários se expanda cada vez mais. Juntando a interação entre universidades e empresas para incentivo financeiro, fazendo com que a margem de crescimento dos profissionais cresça no meio empresarial, alavancando o conhecimento e capacidade de trabalho de seus colaboradores, aumentando os resultados da sua empresa e promovendo bons profissionais no meio empresarial, além de ser uma forma de incentivo aos colaboradores de sua empresa para que estajam sempre buscando o crescimento.
2) Fundado em 1958, este supermercado começou como uma pequena cadeia de lojas de conveniência. Hoje a proposta do Trader Joe's é atuar como um supermercado de vizinhança que oferece apenas o essencial aos consumidores, mas com um visual alternativo. Os funcionários não usam uniformes e sim camisetas ou camisas havaianas. Essa cadeia de supermercados utiliza poucas marcas nacionais; em vez disso, ela cria marcas próprias de “destino” cortando intermediários e procurando diretamente fornecedores que ofereçam alimentos, bebidas e utilidades domésticas usando as marcas Trader Joe´s.
A partir dos conceitos de inovação (processo, organizacional, marketing, produto), identifique QUAL dos tipos de inovação a Trader Joe´s está relacionada. A partir de sua identificação redija um texto dissertativo justificando sua escolha? (1,0)
R: Marketing, pois a proposta do Trader Joe´s é buscar um diferencial dos demais supermercados em seu ambiente de trabalho, utiliza poucas marcas nacionais e ainda criam suas marcas próprias transformando o que é convencional em uma fonte de lucro, nesse processo da empresa se diferencia com uma cadeia de supermercados de vizinhança selecionando os seus produtos e formas de aplica-los para seu público.
3) Acerca do financiamento público às atividades de inovação, assinale a opção correta. 
[ ] A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) incentiva não apenas o fomento à geração tecnológica nas empresas, mas também a implantação de parques tecnológicos e a incubação de novas empresas.
[ ] O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é o único banco nacional que fornece financiamento para empresas com interesse em desenvolvimento de inovações tecnológicas. 
[ ] A concessão de incentivos públicos ao desenvolvimento de inovações nas empresas é gerenciada de forma centralizada para todo o Brasil por meio de instituições federais, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 
[ V ] Os incentivos à inovação são oferecidos a todas as empresas brasileiras, sem distinção de tamanho ou setor de atuação. 
Justifique DUAS das questões que você identificou como INCORRETAS (0,7)
R: O BNSDES não é o único que fornece financiamento, a Finep concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A Finep apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012 a Finep também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.
R: As Condições Operacionais apresentam as diretrizes gerais para a atuação da Finep em sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social pelo fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, descrevendo setores e áreas prioritárias, as modalidades de apoio (financiamento reembolsável, financiamento não-reembolsável a ICTs, subvenção econômica, investimento) e suas formas de operação (direta e descentralizada).
4) A respeito dos indicadores empregados para mensurar a geração de inovações em empresas, assinale a opção correta. (0,3)
[ X ] Quanto à abrangência, as inovações são classificadas como novas para a empresa, novas para o mercado brasileiro ou novas para o mundo.
[ ] Segundo as versões mais recentes do Manual de Oslo, as inovações se dividem em duas categorias: de produto e de processo. 
[ ] No Brasil, adotam-se indicadores derivados do Manual de Oslo, no qual inovação é conceituada como a
implementação de produtos novos que obtenham sucesso de mercado. 
[ ] Por meio dos indicadores de inovação, analisa-se o impacto obtido por novos produtos ou processos no mercado. No entanto, esse procedimento não considera os esforços de inovação das empresas. 
Justifique UMA das questões que você identificou como INCORRETAS (0,7)
R: O manual de Oslo não é divido em 2 categorias e sim em 4: Processos, Produto, Marketing e Organização.
5) Ao longo de sua trajetória, o SEBRAE tem sido um aliado das microempresas e empresas de pequeno porte que buscam inovação. Em relação às ações do SEBRAE para incentivo à inovação nessas empresas por meio do SEBRAETEC, assinale a opção correta. (0,3)
[ X ] O SEBRAETEC possibilita que especialistas em demandas de mercado trabalhem de forma conjunta com especialistas em conhecimentos tecnológicos para geração de novas oportunidades para as empresas. 
[ ] O foco do SEBRAETEC é a geração tecnológica em empresas de regiões prioritárias no Brasil. 
[ ] O SEBRAETEC é um programa destinado à melhoria da gestão nas empresas atendidas, sendo a geração tecnológica um objetivo secundário.
[ ] Não há programas vinculados ao SEBRAETEC que promovam o desenvolvimento de ações de design ou qualidade junto às empresas. 
Justifique e fundamente sua resposta. (0,7)
R:O SEBRAETEC possibilita que especialistas em demandas de mercado trabalha de forma conjunta com especialistas em conhecimentos tecnológicos para geração de novas oportunidades para as empresas. Pois ele aproxima os prestadores de serviço de pequenos negócios, oferecendo consultorias de melhorias para as empresas,atuando na área de inovação, designer, produtividade, propriedade intelectual, qualidade entre outros, esse programa do SEBRAE também oferece ao empresário a participar de outros programas, auxiliando no seu desenvolvimento no mercado como um todo.

Continue navegando