Buscar

fluido terapia em pequenos animais

Prévia do material em texto

Faculdades Metropolitanas Unidas
Curso de Graduação – Medicina Veterinária
APS
Clínica de Pequenos Animais I
Raquel Andreos, RA 2540091
São Paulo – SP
2020
 A fluidoterapia é composta de três etapas: reanimação, reidratação e manutenção. A reanimação geralmente é necessária em casos de emergência, onde devemos repor as perdas ocorridas causadas por uma patologia. Um exemplo são aqueles pacientes que estão em choque e necessitam de rápida administração de grande volume de fluido, para assim aumentar o espaço intravascular e corrigir o déficit de perfusão ou em pacientes com vômito e diarreia severa. Já a reidratação é uma etapa de reposição, onde se necessita repor a volemia, repor perdas dos compartimentos intracelular e extracelular. A fase de manutenção é utilizada em casos de pacientes com hidratação normal, mas que são incapazes de consumir volume de água adequado para manter o equilíbrio dos fluidos. 
Urinárias:
 Pacientes DRC podem ter agravamento do quadro clinico devido as alterações hemodinâmicas e qualquer tipo de desidratação deve ser corrigida. 
 Esses pacientes geralmente são submetidos à fluidoterapia por tem prolongado sendo assim recomenda – se utilizar via subcutânea, porém a intravenosa deve ser indicada no início da terapia e nos pacientes que estão mais graves. As soluções mais indicadas são: Lactato Ringer de sódio, Ringer Simples, Fisiológica (0,9% de NaCl), Glicofisiológica e Glicose 5%. A escolha vai depender condição clínica do paciente. Em casos de acidose metabólica usar Lactato Ringer de sódio. Pacientes DRA, a acidose metabólica é mais frequente sendo assim é melhor indicado fluidos alcalinizantes tal como Lactato Ringer de sódio.
Digestórias
Vômitos: 
 As principais alterações clinicas causada pelo vomito é desidratação, alcalose metabólica, hipercloremia e hipopotassemia. O tipo ideal de composição de fluido deve ser baseado na avaliação laboratorial dos níveis séricos de eletrólitos. A solução mais indicada é de Ringer Simples pois supre a reposição de sódio e cloro e pequena quantidade de potássio, já a solução fisiológica (NaCl 0,9%) é recomendada somente para reposição de sódio e cloro.
Diarreias:
 Em animais desidratados deve se fazer a correção do déficit hídrico o quanto antes, utilizando via subcutânea ou intravenosa conforme necessidade clínica. A solução Lactato Ringer de sódio contém a maioria dos elementos em falta que os pacientes em diarreia apresentam que são sódio, potássio e substancia alcalinizante por isso é o mais indicado. A solução Fisiológica (NaCl 0,9%) e solução de Ringer Simples podem ser utilizadas eventualmente, mas deve agregar outros elementos de acordo com a necessidade do paciente em questão.
 Em casos de obstrução intestinal, independente da causa também ocasiona ocorrências mistas e tem necessidade de avaliação laboratorial, podendo ser indicada o uso de Lactato de Ringer de sódio no início do processo e as soluções de Ringer Simples e Fisiológica (NaCl 0,9%) podem ser utilizadas em casos de alcalose metabólica.
 A quantidade de fluido deve ser calculada da seguinte maneira:
Grau de desidratação (%) x peso (kg) x 10= quantidade em milímetros. 
Ou
Grau de desidratação (decimal) x peso (kg) = quantidade em litros.

Continue navegando