Buscar

APS MS

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi Morumbi
 Carolina Catarina Santana RA:20634969
 Karina Martins Tavares Alves RA:21462513
 Gabriela Quaresma RA:2112846
ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE MICROSSISTEMAS 
São Paulo
Há 50 anos, na década de 1900, fumar era visto como uma espécie de rito de passagem para a vida adulta e como a indústria do fumo criou esse mito por meio de investimentos, principalmente no auge da indústria cinematográfica de Hollywood, o cigarro tinha um Glamour todo especial, homens fumavam e as mulheres que fumavam eram vistas como mulheres elegantes. 
Com a evolução e o conhecimento médico, a descoberta dos malefícios do fumo, aos poucos foram se somando contra o tabagismo. Cálculos feitos começam a mostrar as perdas econômicas, além da saúde em função do cigarro.
Para a organização Mundial de Saúde – OMS, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a marca de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia (INCA, 2012). Com o passar dos anos a evolução do homem e suas noções de saúde começaram a ficarem mais atentas aos danos de tabaco e segundo o INCA (2012) as taxas do tabagismo no Brasil caíram quase pela metade nas últimas duas décadas graças ao rigor de políticas antitabaco.
As vantagens da terapia auricular para a redução de cigarros são várias, podemos citar a melhora do sistema respiratório com os sintomas de tosse, coriza e pigarro na garganta, no sistema digestivo houve uma grande melhora nos sintomas de gastrite e azia e no sistema emocional temos a melhora de irritabilidade e ansiedade.
Aprofundando mais nos protocolos de MTC, ao se tratar da grande Circulação de Enegia Qi podemos citar o ciclo de captação de energia que se concentra no período que vai de um pouco antes do nascer do sol até um pouco antes do meio do dia. 
Pertencem a esse ciclo o Pulmão (um dos órgãos mais afetados pelo consumo de tabaco), Intestino grosso, Estômago (outro órgão que também é afetado pelo consumo de tabaco) e o Baço Pâncreas, que estão ligados às fontes de manutenção de energia respiratória e alimentar. É importante nesse ciclo ou momento, como preferir, nos limparmos através das excreções e alimentos energéticos, e não ingerirmos substâncias tóxicas de nenhuma espécie, como por exemplo, tabaco. Neste momento estaremos em conexão com a energia macrocósmica e ficamos sensíveis e intuitivos. A assimilação de energia começa um pouco antes do meio dia e termina ao entardecer.
Na grande circulação de energia a cada 2 horas a energia predomina em um determinado meridiano. Em 4 horas, a energia flui por um par de meridianos acoplados, um Yin e outro Yang. O conjunto de quatro meridianos formam um ciclo de 8 horas. Período da manhã, ciclo de captação; período da tarde, assimilação; noite, utilização. Lembrando que no Relógio Cósmico cada meridiano integrante da Grande Circulação apresenta duas horas de máxima atividade diária, período em que o órgão correspondente se mostra mais propenso a manifestar sua condição de equilíbrio e desiquilíbrio. 
O P e IG são acoplados energéticos o que pode ser o mesmo para E e BP, ou seja, o que afeta um, acaba afetando o outro também, dizendo que eles são acoplados.
Quando estamos na hora de um órgão, nesse momento ele se retira da Grande Circulação para se auto nutrir e limpar, e nesse momento costuma surgir algumas manifestações patógenas.
A acupuntura é uma técnica de intervenção terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa– MTC que adota uma postura vitalista, uma vez que se fundamenta no primado da energia sobre a matéria, do doente sobre a doença e na idéia de tipos constitucionais humanos, característica de pessoas com determinados padrões físicos, estruturais, psicológicos e de comportamento (CINTRA, 2010).
Como a Auriculoterapia pode auxiliar no tratamento do Interagente que quer combater o Tabagismo? O tratamento vai reduzir a ansiedade, o vício por mediação de neuro-hormônios ao SNC e auxiliar na desintoxicação das vias da ‘’fumaça’’ (eliminação da nicotina).
Protocolo de pontos para Tabagismo:
- Shen Men, Rim, Simpático, Vício (bilateral), Pulmão (Bilateral), Fígado, Intestino Grosso, Ansiedade 1 e 2. 
Outros pontos que podem complementar o tratamento são: 
- Tensão, Coração, Fígado Yang 1 e 2, Tosse, Diafragma.

Continue navegando