Buscar

Dissertação sobre Coronavirus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: - Turma: -
	Tema: 
Exposta na pandemia, a fragilidade humana pode fazer emergir uma sociedade mais solidária?
	Tese: ( x ) SIM ( ) NÃO 
	Título: CORONAVÍRUS E A EVOLUÇÃO HUMANA
	Momentos de crise sempre representam um grande desafio, por isso a pandemia vem obrigando diversos países a implementar medidas emergenciais e a vários novos hábitos à população. Situação essa também, que de forma impreterível, incorre na reflexão sobre as seguintes questões: O que essa crise nos diz? Quais as implicações dela para nossas relações com nós mesmos e os outros?
Estamos em um momento de distanciamento social, havendo picos da doença no mundo todo, a cada dia ouvindo notícias e recomendações diversas entre especialistas, tudo apresenta-se de uma maneira inédita para todos, entretanto, é necessário adaptação e um espírito de colaboração. Assim como nossas gerações passadas enfrentaram problemas que acabam nos remetendo ao atual cenário, outrossim, passamos por guerras, manifestações e desastres que causaram muitas perdas e sofrimento, mas gerou uma evolução em todos os níveis na existência do ser humano, nos fazendo reconhecer a conclusão de Dostoievski: “o homem é um ser que a tudo se habitua”.
A partir disso, podemos entender que já conhecemos o poder da empatia e gestos de generosidade com o outro, do contrário, a humanidade não poderia existir de tal forma. O que pode ser atualmente visto pelo simples, contudo crucial ato de manter-se recluso e o ato de usar a máscara de proteção, resguardando a si, a família e por consequência os demais. Pois, nestes momentos em que a vida se coloca em xeque, olhar a partir da perspectiva do outro e entender sua dor, nos coloca em um patamar que muito precisamos para enfrentar essa pandemia.
Em síntese, independentemente de sabermos que pessoas vivenciam de formas diferentes esse momento e apesar de cada um estar em seu barco, enfrentamos a mesma tempestade, navegando no mesmo mar, ou seja, partilharmos desta fase nos aproxima de alguma forma. Por fim, qual o meu lugar de fala? – Não sou uma médica ou especialista em saúde – Sou alguém diante desta inevitável pandemia, que procura entender o significado dessa crise em busca de um crescimento. Infelizmente, tragédias ocorrerão, logo, devemos negar utopias e ter razões para acreditar em um mundo melhor, tornar-nos humanos mais evoluídos e com novas convicções para o pós-pandemia.

Outros materiais