Buscar

portfólio 1 biologia humana (3)

Prévia do material em texto

KAUANE JUSTINIANO SILVA, RA: 8080739
Bacharelado em Biomedicina
PORTFÓLIO ACADÊMICO
Orientador: Prof. Jessé Menezes Campanharo
Claretiano – Centro Universitário
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
2020
1. O campo das terapias e sua pesquisa: uma introdução a conceitos biológicos.
Foi introduzido o conceito de células-tronco, dito que a mesma é aquela com capacidade de auto renovação, capaz de produzir pelo menos um tipo de célula altamente diferenciada. Visto também que as células-tronco são pluripotentes, ou seja, são capazes de formar qualquer tecido, desde que não seja placenta, bolsa amniótica anexos embrionários e cordão umbilical. O artigo conta com a ajuda de entrevistas com estudantes, doutorandos e mestrandos. Um dos entrevistados ressalta o surgimento da possibilidade de transplante de células-tronco do próprio paciente para ele mesmo, sem que haja rejeição, um estudo polêmico, mas que pode trazer grandes benefícios. As células-tronco também estão ligadas a medicina regenerativa visando o reparo ou a substituição de tecidos que foram lesionados, pelo fato de as células se auto renovarem, isso propicia grande avanço a pesquisas na medicina regenerativa, também possibilita melhor compreensão quanto a função das células-tronco.
2. O início das pesquisas.
Em mais uma parte da entrevista com outros doutorandos e mestrandos, a autora os questionou a respeito da história do início das pesquisas com células-tronco, durante a pesquisa os entrevistados discorreram histórias distintas uns dos outros. Somente uma das entrevistadas respondeu corretamente qual a origem das células-tronco. As mesmas se originaram de tumores em camundongos na década de 1980, assim os pesquisadores adquiriram uma técnica para o cultivo das mesmas. Já as células-tronco humanas foram obtidas através de embriões descartados na fertilização in vidro no final dos anos de 1990. O que proporcionou inúmeras outras pesquisas que estudassem a fundo a função e os benefícios que as células-tronco proporcionariam a medicina.
3. Novas formas de vida “engenheiradas”.
Discorreu-se quanto ao uso da plasticidade das células-tronco em áreas distintas não cuidando somente de doenças hematológicas, mas podendo usá-las na engenharia de tecidos para a construção de órgãos, e regeneração de tecidos lesionados (medicina regenerativa), já que as células-tronco tem a alta capacidade de regeneração. O uso das células-tronco em outras áreas gera grande esperança, pois as células são vistas como células do “milagre”, por possuírem grandes pesquisas sobre elas, pesquisas inovadoras que visam grandes mudanças e avanços, como já dito, não somente avanços para desvendar doenças, mas em diversas outras áreas.
4. Gênese do fato científico: proto-ideias, fatos e artefatos.
A autora constatou que houve proto-ideias no que os entrevistados do artigo disseram sobre o conceito de células tronco, ou seja, os entrevistados fizeram comentários que não coincidem com as reais histórias de grandes estudos com as células-tronco, com isso a mesma veio a esclarecer o conceito, mostrando as proto-ideias existentes no decorrer das entrevistas. Um dos exemplos de proto-ideias visto foi em um comentário que o entrevistado não informou corretamente o século que as células-tronco foram descobertas. Com certos equívocos e proto-ideias a autora veio por meio de suas palavras corrigir as controvérsias que surgiram durante os comentários dos entrevistados, para que a criação dos fatos seja construída.
5. A célula-tronco existe? Definição da célula. 
Pode-se observar que os profissionais médicos e pesquisadores entrevistados nessa parte da entrevista, definem bem as células-tronco a respeito da multiplicação idêntica das mesmas. Foi discorrido durante as entrevistas o conceito de célula-tronco. Todas as células são células tronco? Segundo os entrevistados para dizer que uma célula é uma célula-tronco, vários fatores devem ser avaliados, alguns preferem o termo de “ terapia celular com células tronco “, pois em um procedimento com células-tronco é utilizado um “coquetel de células” juntamente com a célula-tronco. Os entrevistados acreditam que a célula-tronco necessita de outras células para ajudá-la nas devidas formulações e pesquisas a serem realizadas.
Comentário sobre a conclusão da autora
A autora Naara Luna em sua descrita conclusão apresentou novamente vários questionamentos feitos ao longo do artigo, discorrendo as respectivas respostas com seu conhecimento adquirido ao longo de suas pesquisas no presente artigo. Questionamentos como a existência das células tronco foram devidamente respondidos. Assim como ao longo do artigo, Naara Luna fez questão de voltar a ressaltar grandiosos pensamentos de autores e comentar sobre. A mesma diz que o estudo do fato científico para as células tronco indica impossibilidade de divisão entre o natural e o cultural, o que envolve a antropologia como dito no artigo. Ela ressalta as teorias que os pesquisadores têm, as mesmas levam a uma divisão de ação terapêutica das células-tronco entre os pesquisadores, ou seja, cada um tem uma teoria quanto ao uso das células-tronco e de seus benefícios para tornarem as mesmas os verdadeiros “milagres” esperados pela sociedade.
Definição de células tronco
Células-tronco são células que tem a grande capacidade de originar outras novas células. Existem 3 tipos de células-tronco, as embrionárias, as adultas e as induzidas. 
As células-tronco embrionárias são encontradas no interior do embrião, também são chamadas de células pluripotentes.
As células-tronco adultas são encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical.
As células-tronco induzidas também chamadas de células de pluripotência induzida, foram produzidas em laboratório no ano de 2006.
Referências 
LUNA, N. A construção do fato científico: representações sobre células-tronco. Revista de antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/64501>. Acesso em: 05 set. 2020.
R. CRIO. Células-tronco: onde são encontradas?. [s.l.].2017. Disponível em: < http://www.r-crio.com/blog/celulas-tronco-onde-sao-encontradas/>. Acesso em: 07 set. 2020.

Continue navegando