Buscar

TCC- INTRODUÇÃO - ACEIRO FLORESTAL

Prévia do material em texto

TCC – ACEIRO VERDE – Marcos Filho, Fernando Sora.
INTRODUÇÃO
Os incêndios florestais e queimadas, tem sido preocupação em todos os setores agrícolas e florestais do Brasil, entende-se como Incêndio Florestal, toda destruição total ou parcial da vegetação, em áreas florestais, ocasionada pelo fogo, sem o controle do homem ou qualquer que seja sua origem.
O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) levantou no dia 29 de setembro os índices de queimadas anuais, entre as datas de 01 de janeiro a 28 de setembro, nos anos de 2016 a 2020. Identificação realizada através do satélite de referência (AQUA_M-T), onde pode-se identificar um aumento de 61% nos índices de queimadas desde a última diminuição deles, ocorrido em 2018.
A prioridade do combate e prevenção a incêndios florestais, é proteger uma certa região de um ecossistema ou plantio, e com isso há a necessidade do aprimoramento das técnicas que fazem o mesmo, visando a segurança de quem as aplica e a prevenção dos incêndios florestais através da técnica de Aceiro Verde. Dessa forma, é necessário embasamento teórico sobre Incêndios Florestais, que auxiliaria na aplicação do Aceiro Verde, e para isso, será realizada uma revisão dos conceitos presentes na literatura referente aos incêndios em geral, destacando suas diversas formas de combate, orientações técnicas, avanços tecnológicos no monitoramento e combate, e relacionar a eficácia da aplicação de um Aceiro-Verde com as demais técnicas de prevenção a serem utilizadas.
Quando relacionamos os conceitos de incêndios florestais com a técnica de aceiro verde, como o triangulo do fogo, a propagação e transferência das chamas, os fatores de influência, foi possível estabelecer uma análise da técnica de aceiro verde, sendo possível visualizar fatores que implicam no sucesso ou no fracasso dela, dessa forma podendo ampliar as possibilidades de sucesso.
Na literatura, a presença de uma técnica que neutralize os fatores de incidência dos incêndios, está pouco presente, porém não é escassa. Tornando – se uma técnica pouco conhecida, os aceiros – verdes tem sido abordados como parte dos subtemas nos estudos, e de forma indireta, o que traz a necessidade de questionar a eficácia dessa técnica ainda em um estudo principal, destacando sua importância não só ecológica, mas também econômico-social. Com isto, é necessário relacionar os estudos sintetizados da literatura ao seguinte questionamento: “Aceiros – Verdes são capazes de atuarem na prevenção juntamente trabalhando no combate aos incêndios florestais?”, justificando a necessidade de uma revisão de literatura. 
Observou-se também que a literatura especificava uma grande diversidade de técnicas para prevenção de incêndios florestais, que não se resumem a remoção de cobertura vegetal do aceiro físico, ou na adesão de retardantes de chamas nos, nos chamados aceiros químicos. O fator de inovação está na forma de combate, que em todas as técnicas não se relaciona com a prevenção dos incêndios, sendo necessário a aplicação de outra técnica ou qualquer forma direta e indireta de combate. Com isto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a eficácia da aplicação da técnica de Aceiro Verde em Área Florestal, além de destacar os impactos que envolvem os incêndios florestais evidenciando os métodos de prevenção e combate aos mesmos presentes na literatura.

Continue navegando