Buscar

FICHAMENTO: O papel da técnica no processo de produção cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

VENTURI, Luís Antônio Bittar. O papel da técnica no processo de produção cientifica. In: Praticando a Geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo, 2005.
José Geilson Lourenço de Lima[footnoteRef:1] [1: Aluno do curso de Geografia, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, Limoeiro do Norte, Semestre 3, disciplina de Oficina em Geografia I.] 
	Para qualquer tipo de trabalho que seja, as técnicas se farão necessárias. A técnica exerce um papel fundamental no processo de produção cientifica, auxiliando pesquisadores e estudantes na obtenção de organização das informações que irão subsidiar os seus argumentos, atribuindo a eles objetividade e consistência. (p.13)
	A técnica não está sozinha, apesar de muitas vezes a separarmos dos outros elementos. Pela técnica se obtém os dados que darão embasamento ao caminho percorrido pelo método. Este dispõe de fundamentação teórica e auxilia o sujeito na organização de suas ideias e as técnicas como dito anteriormente, auxiliam o método na organização das informações que o subsidiarão. Teoria e método são processos desenvolvidos no plano do pensar, enquanto a técnica é desenvolvida no plano do fazer. (p13)
	Venturi apresenta ainda a diferença entre trabalho técnico e trabalho cientifico. Ambos utilizam técnicas, e é nas técnicas onde acontecem a diferenciação dos trabalhos. Quando um trabalho é promovido por técnicas vinculadas a um processo produzido por um método, temos aí um trabalho científico. Por outro lado, se a técnica empregada tem um fim em si mesma, desvinculando-se de um processo de pesquisa, temos aí um trabalho técnico. (p13)
	“Em um trabalho cientifico, a obtenção dos dados nunca se fará de forma aleatória, mas está vinculada a um objetivo, a uma problemática preestabelecida.” (p13-14)
“Contudo, o trabalho cientifico que faz uso das técnicas produzirá um conhecimento revestido de um caráter empírico baseado, principalmente na observação dos fatos, no uso dos sentidos, na vivencia de situações reais e na prática.” (p14)
“As técnicas evoluem de acordo com as necessidades que surgem ao longo da história da humanidade, num percurso contínuo, embora não necessariamente linear. Quanto mais complexidade do mundo real o Homem consegue desvendar através de avanços técnicos, mais complexidade ele encontra.” (p14)
	“É necessário que o cientista seja muito criterioso na escolha das técnicas que irá utilizar e que esteja atento para que seus critérios não se esvaeçam diante da sedução da tecnologia.” (p15)
 	“A escolha da técnica deve levar em consideração a relação custo-benefício. Não há porque gastar muito em um GPS de última geração para obter alguns dados de georreferenciamento, que podem ser obtidos de forma mais simples utilizando uma bússola.” (p15)
“Deve-se ainda, considerar na escolha da técnica sua viabilidade e acessibilidade. Ainda que a técnica seja adequada ao objeto e apresente uma boa relação custo-benefício, sua obtenção pode ser um obstáculo, seja pelo seu valor ou por sua disponibilidade.” (p16)
	“Os instrumentos mais simples tendem a ter uma vida útil muito maior. A utilização dos instrumentos mais simples, exige mais habilidades do observador e aproximam-no da maneira que os fenômenos ocorrem, enquanto os mais sofisticados oferecem resultados imediatos, mas não desvendam o funcionamento dos fenômenos.” (p.16)
	“A criação de diversos instrumentos e técnicas inspira-se na observação direta de fenômenos da natureza.” (p17)
	“Na escolha da técnica, a criatividade e o bom senso são aspectos que devem ser considerados com a devida seriedade. São fatores que favorecem uma melhor adaptação às condições materiais do ambiente de trabalho e ao contexto socioeconômico do lugar onde se vive, possibilitando ao cientista alcançar as soluções técnicas requeridas.” (p17)
	“E muitos casos, o uso da técnica pode ser dividido em dois momentos: o laboratório e o campo. O laboratório está sendo considerado um lugar de trabalho, este estando equipado com aparato próprio ou não.” (p17)
	“As técnicas de laboratório exercem três papeis fundamentais. Em primeiro lugar elas podem auxiliar no preparo do trabalho de campo. Depois auxiliam no tratamento das informações trazidas do campo. E finalmente, o uso das técnicas de laboratório pode criar simulações de situações reais cujo controle é mais eficiente do que no campo.” (p17)
“O laboratório promove um contato controlado com a realidade, muitas vezes intermediado por instrumentos.” (p18)
	“O momento do trabalho de campo representa o contato imediato do cientista com a realidade; é o momento de conhece-la melhor por meio de técnicas de observação e interpretação. É comum que o planejado em laboratório ou gabinete não ocorra exatamente como se esperava. Isto significa que o planejamento do campo da pesquisa requer certa flexibilidade por parte do pesquisador.” (p18)
“O laboratório e o campo apresentam caminhos que conduzem a objetivos específicos de obtenção de dados.” (p18)

Outros materiais