Buscar

Sistema muscular

Prévia do material em texto

Nome: Pamela Suelen Lopes Dos Santos
RA: 28290568 
Curso: Enfermagem
 SISTEMA MUSCULAR
 O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções.
 FUNÇÕES DOS MÚSCULOS
· Garantem a movimentação do corpo.
· Promovem a estabilização das posições corporais.
· São responsáveis pela movimentação do sangue pelo organismo, dos alimentos pelo sistema digestório e da urina pelo sistema urinário.
· Garantem a realização dos movimentos respiratórios
 PROTEÍNA QUE FORMAM OS MÚSCULOS
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
 TÔNUS
Estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tônus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
O tônus muscular pode apresentar-se alterado numa avaliação diagnóstica. Quando o tónus muscular estiver aumentado (musculatura rígida), denomina-se hipertonia e quando o tónus apresentar-se diminuído (musculatura flácida), denomina-se hipotonia.
É o estado parcial de contração de um músculo em repouso.
Os músculos mantêm-se normalmente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa, e é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Quando o nervo que estimula um músculo é cortado, este perde tônus e se torna flácido. Estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular, causando a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, gasta mais energia que o normal e isso causa a fadiga.
 TIPOS DE MÚSCULOS
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes:
o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente. O termo estriado está associado ao fato de que esses músculos apresentam bandas claras e escuras, que se dispõem de maneira alternada quando observadas em microscopia óptica.
Os músculos estriados cardíacos, como o próprio nome indica, são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas.
Os músculos não estriados, por sua vez, apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de estriações, o que é observado nos outros tipos musculares.
 MEMBRANAS QUE REVESTEM OS MÚSCULOS
No músculo encontramos 2 tipos de membranas de revestimento: o endomísio envolve cada fibra muscular que, em conjunto com outras fibras musculares, formaram os fascículos que são envolvidos pelo perimísio. O conjunto de fascículos musculares formaram o ventre muscular, o qual é envolvido por o seu epimísio.
· EPIMÍSIO: É uma membrana de tecido conjuntivo que envolve o músculo.
· PERIMÍSIO: Membrana de tecido conjuntivo que envolve um feixe de fibras.
· ENDOMÍSIO: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.
 CONTRAÇÃO MUSCULAR
O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.
As fibras musculares possuem filamentos de miosina e actina, que são proteínas com capacidade de contração. A actina e algumas outras proteínas que estão associadas formam os chamados filamentos finos. Já a miosina forma os filamentos espessos. Os filamentos finos e espessos alternam-se, formando bandas claras e escuras. 
Temos dois tipos sendo Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferior
Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou se sentar.
 INSERÇÕES MUSCULARES
As fixações musculares são descritas como origem e inserção. A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo).

Continue navegando