Buscar

PERGUNTAS FERNANDO

Prévia do material em texto

1- Um novo paradigma de organização da economia e da sociedade tem surgido diante de tantas transformações: a economia do saber. A sociedade do conhecimento na “qual o recurso controlador não é mais o capital, a terra ou a mão de obra, mas, sim, a capacidade e experiência dos indivíduos”. Esse profissional vai buscar o melhor aproveitamento desse capital promovendo desenvolvimento do individuo como um todo. Nasce um novo campo de trabalho onde o pedagogo se enquadra, surgindo então a pedagogia empresarial. O pedagogo, por ter como objeto de trabalho a educação, é o profissional mais indicado para atuar neste campo, e pode contribuir com esse desenvolvimento social, humano e intelectual do indivíduo.
2- Optamos neste estudo utilizar a pesquisa qualitativa etnográfica, com entrevista direta no contexto empresarial, pois entendemos que para analisar é necessário estar em contato direto com o objeto de estudo. A pesquisa qualitativa etnográfica tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e os pesquisados como seu principal instrumento
3- - O presente Artigo busca discutir a atuação do pedagogo dentro de uma organização empresarial, e como as práticas pedagógicas podem contribuir para o processo de construção da gestão de pessoas. Utilizamos para esse estudo uma abordagem etnográfica com observação direta ao ambiente estudado, com a análise das entrevistas refletimos sobre a real importância deste profissional na gestão de pessoas, assim como, na estrutura organizacional empresarial tendo como parâmetro o clima organizacional circunstanciado promovido e gerenciado pelo pedagogo empresarial.
4- A empresa atua no mercado a mais de vinte anos, ela esta em ascensão e conta com um espaço atualmente pequeno com uma nova área em construção. Está organizada em setores:
5- Todas as mudanças ocorridas contribuíram para o desenvolvimento tecnológico, entretanto, salientamos o quanto as reformas tecnológicas aumentaram as desigualdades sociais. Com esse novo cenário, o mercado empresarial busca sobreviver e potencializar as questões em torno da produtividade, qualidade e competitividade.
6- Neste novo tempo notamos que as organizações, de modo geral, buscam a todo o momento alcançar metas, atender as demandas do mercado, se manter competitiva, porém, as mesmas, na sua maioria, não têm entendido que neste novo cenário o bem mais valioso numa empresa é o capital humano, e esse capital como a própria palavra diz é “humano”, visto que necessita ser enxergado como um todo, buscando o desenvolvimento profissional, individual e social desse colaborador.
7- A atuação do pedagogo se dá como um todo, desde a admissão do colaborador, ao processo contínuo que o levará a evoluir como ser humano e profissional galgando novas funções dentro da empresa. Nesse aclive o profissional pedagogo entra para contribuir traçando planos de ação, elaborando projetos, formulando hipóteses que possam atender a essa nova demanda.
8- O pedagogo seria um fator importante no sentido de reorganizar o trabalho em torno da gestão de pessoas, buscando atenuar as questões citadas pelos colaboradores quando perguntado sobre “o que mais te incomoda na empresa?”, já citado anteriormente. Entendemos que a empresa alcançaria um avanço maior, visto que reorganizando o trabalho ambos se aproximam do objetivo da empresa que consequentemente também atende o objetivo individual. OU . pedagogia com práticas voltadas para capacitação, onde o pedagogo volta sua direção para as dificuldades do indivíduo e não somente para as técnicas mecanicistas.
9- Com esse novo cenário, o mercado empresarial busca sobreviver e potencializar as questões em torno da produtividade, qualidade e competitividade.
10- A empresa alcançaria um avanço maior, visto que reorganizando o trabalho ambos se aproximam do objetivo da empresa que consequentemente também atende o objetivo individual.

Continue navegando