Buscar

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
---
Resposta
A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e hoje está acessível a vários níveis da sociedade. Podemos perceber que existe uma grande necessidade e exigência de atualização e especialização que é requerido dos usuários que precisam possuir uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema, para que eles saibam analisar todos os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar na sua vida a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia.
Conhece algum adulto que não tenha celular? São poucos. Na verdade, estamos dependendo cada dia mais dos smartphones. Encontramos neles a sensação de companhia que precisávamos para nos sentir seguros, mesmo estando sozinhos e mergulhamos no mundo de funcionalidades sedutoras. Quem indica isso são os pesquisadores, que têm se debruçado sobre esta “recente” relação do homem com a internet. Mas além das pesquisas, vemos no dia a dia como o uso exagerado dos dispositivos eletrônicos tem causado consequências como isolamento, depressão, lesões e até a dependência.
Em relação a educação no meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino e aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até sala de aula os meios de comunicação são verdadeiras "extensões do homem", devemos usa-los desde a infância num sentido construtivo.
Já no aspecto sobre o meio ambiente apesar dos inúmeros benefícios produtivos das inovações tecnológicas, elas tradicionalmente contribuíram de maneira negativa para a conservação ambiental, intensificando a sua degradação e reduzindo drasticamente a biocapacidade do planeta, tanto por meio da geração de resíduos e emissão de poluentes, resultantes da dinâmica entre os agentes econômicos, quanto através do esgotamento dos recursos naturais não-renováveis.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes