Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO PEDAGODIA
DIDÁTICA
PROFESSORA: MARIA ALEJANDRA ITURRIETA LEAL
1° SEMESTRE
Prática como Componente Curricular (PCC)
Observar, Pesquisar e Concluir o Conhecimento
VICTÓRIA MARIA DE LIMA
MATRICULA: 202008532116
Outubro/2020
SUMÁRIO
Introdução -------------------------------------------------------------------- 03
Proposta de Abordagem de Ensino ------------------------------------------- 04 e 05
Conclução -------------------------------------------------------------------- 06
Introdução
Sabemos que o papel da escola é incluir o aluno independente de sua cor, gênero ou classe social. O professor tem uma tarefa muito importante e desafiadora de fazer essa inclusão desde o começo da vida escolar do aluno, começando pela aceitação da realidade e respeito do outro e também a auto aceitação.
O professor deve se policiar para não dizer certas expressões que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento e entendimento do aluno, como “você é uma mocinha, não faça isso” ou “homem não chora”, e até mesmo quando falamos “pega aquele lapis cor de pele”, afinal, existem muitos tons de pele e não há somente um lápis que simboliza isso. 
Existem várias formas de abordar todos esses temas de uma maneira leve e didática, podendo ensinar para os alunos não só as matérias básicas, mas também os ajudando na formação de caráter e como um indivíduo transformador. 
 Proposta de Abordagem de Ensino
Conteúdo: Filme Viva a vida é uma festa
Tema da Aula: Semana da Diversidade Cultural
Seguimento: 3° ano do ensino fundamental
Duração: 3hs
Objetivos: Formação de individuo, abrir suas mentes para que possam compreender que somos todos iguais, porem diferentes!
Metodologia: Os alunos irão assistir ao filme e logo após discutiremos sobre a Cultura Mexicana, o porque comemoram o feriado de finados e depois eles irão dizer a parte que mais gostaram com um desenho para ser colocado no mural. 
Recursos: Televisão, DVD, papel sulfite e lápis de cor
Toda semana serão abordadas uma cultura diferente no mundo. Trabalhando também questões como, racismo, desigualdade social, bulling. E sempre depois farão um desenho sobre o tema estudado e no final do ano farão um mural mostrando todas a culturas trabalhadas e irão se fantasiar do tema escolhido. 
 Conclusão
Cada aluno é único, e a forma que cada um aprende também. Abordando temas tão importantes de forma didática trazemos com mais facilidade o interesse do aluno e o colocamos em questionamentos constantes de como é o mundo e de como é maravilhoso sermos do jeito que somos, cada um com sua singularidade.
Referências Bibliográficas:
https://educacaoinfantil.aix.com.br/diversidade-na-sala-de-aula/
https://entretantoeducacao.com.br/professor/diversidade-em-sala-de-aula/
https://blog.estantemagica.com.br/oscar-viva-e-diversidade-cultural/

Mais conteúdos dessa disciplina