Buscar

Relatorio WebConferencias_Estagios educacao em tempos de pandemia'

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO
	Vanessa Aparecida Paliani da Silva
	RGM
	379149
	INSTITUIÇÃO
	
Universidade Braz Cubas
	DATA
	14/06/2020
	CURSO
	
Formação pedagógica em pedagogia licenciatura
	DISCIPLINA
	Estágio Supervisionado II
	
RELATÓRIO DAS WEBCONFERÊNCIAS - PROJETO DE ESTÁGIO
Após ter assistido e/ou participado das webconferências, você deverá elaborar um relatório expondo os temas/conteúdos abordados em cada uma dessas webs, além de suas reflexões sobre as orientações e a aplicação da BNCC (2018), tendo em vista a educação básica, em seus aspectos curriculares e formador de estudantes-cidadãos, refletindo sobre as duas a seguir:
1 – Comente sobre a pertinência dos temas/conteúdos das webconferências e o que eles trouxeram como informação, que permitiu a construção de novos conhecimentos para a sua futura prática docente e formação como educador.
2 – De que maneira as webconferências transformaram ou o fizeram refletir sobre sua maneira de pensar a realidade da sala de aula, a atuação do professor e a participação do aluno, no processo de ensino e de aprendizagem.
O relatório deve ter no mínimo 2 (páginas) páginas e no máximo 4 (quatro) páginas e deverá conter os seguintes tópicos: 
Atenção!
Você NÃO deve responder às questões, elas servem apenas para orientar o texto, que deve ser descritivo/analítico/reflexivo e abordar as questões sugeridas. Você não deve fazer em formato de questionário (perguntas e respostas), elabore um texto que aborde todos esses pontos e tenha embasamento teórico.
Antes de enviar seu texto, faça uma boa revisão tanto da escrita quanto do atendimento aos itens desse roteiro. Para citações e referências bibliográficas (se necessário), aplicar as normas da ABNT, para trabalhos acadêmicos. Lembre-se de que o relatório é um momento importante de reflexão sobre a sua prática e o que você fará cotidianamente como profissional da educação. Aproveite, portanto, mais esse momento de aprendizagem!
Bom trabalho!
	
Tema da Webconferência
	Educação em Tempos de Pandemia.
	Data da Realização 
	14/06/2020
Digite, a seguir, o seu relato:
A pandemia de COVID-19, assim como qualquer outra, prejudica diversos setores da sociedade, um deles é a educação que, independentemente do ciclo básico ou superior, tende a ser afetado de forma abrupta. No início da Web conferência a professora Márcia Cabral deu ênfase a alguns pontos que foram abordados pela professora Fernanda, dando continuidade ao assunto de reflexão da prática docente nesse momento pandêmico que estamos passando, os professores vem tendo muitos desafios durante esse período, e em qualquer outra fase, pois é uma profissão de muita responsabilidade, que é necessário estar em constante aperfeiçoamento e se atualizando sempre, as mudanças sempre serão necessárias, a buscando nós adaptar da melhor forma possível, e sempre enfrentando desafios e obstáculos políticos educacionais, que nem sempre atendem nossas necessidades, participando de um grupo profissional ao qual nem sempre é valorizado em diversas situações. No início desse ano letivo os professores já se preparavam, com seus planos de aulas prontos, entre outras especificidades que a profissão exige, porém se depararam com a pandemia, e tudo mudou em pouco tempo, encarando uma nova realidade a qual não estávamos preparados, sala de aula já não existia mais, e uma readaptação é necessária, adaptação essa que tem sido difícil, pois a falta de habilidades e domínio de tecnologias e recursos, situações que professores não se sentem confortáveis, e talvez não tenham amparo suficiente para trabalharem, mas se é necessário passar por cima disso e se reinventar para uma nova forma de ensino para os alunos. 
A muitos desafios a serem enfrentados, ao qual os educadores não tem o controle, que é a impossibilidade de acesso do alunos nas plataformas de ensino criada para dar apoio nesse momento. Alguns possuem acesso livre a recursos tecnológicos, outros já não tem essa facilidade, muitos estudantes não têm acesso a condições básicas para o ensino presencial, quem dirá para o estudo remoto. Crianças e adolescentes que nunca tiveram a experiência do ensino a distância são obrigadas a se ajustarem para tais mudanças, isso impede que o aluno tenha ensino de qualidade, e mesmo assim os professores são responsáveis pelo ensino dos alunos. Nesse período pandêmico, além de impedir que os estudantes estejam presentes fisicamente nas instituições escolares, reforça, de forma clara, as inequações educacionais decorrentes de outras inequações socioeconômicas existentes. Esse momento que estamos vivenciando revelou muitos outros problemas que já existiam, e que precisam ser revisto, a desigualdade e a precariedade de investimentos nas redes públicas de ensino, além disso, pais e responsáveis necessitam estar à frente do ensino na maior parte do tempo, diversas situações precisam ser revistas para uma melhor qualidade do ensino. Existe muita falta de apoio na área da educação, e esse momento tem mostrado a precariedade do ensino no nosso país, é um descaso com a classe mais pobre e dizem que a educação é um direito de todos, mas somente a elite sai privilegiada. Falta investimento na educação pública, uma realidade triste de enxergar, a educação vem pedindo socorro a muito tempo, e a pandemia deixou tudo mais claro e exposto, é preciso valorização e conscientização de todas as partes. 
Esse momento tem nos transformado, quando as aulas voltarem ao novo normal, eu acredito que muita coisa terá mudado, e enfrentará desafios ainda maiores, para a readaptação dos professores e dos alunos, não somente na questão de ensino, mas para uma questão social, psicológica e afetiva, a esperança de que esse momento trará coisas novas e boas, e que o futuro será melhor, com uma qualidade de ensino melhor, e que o recomeço trará também com ele novos conhecimentos e vontade de ser melhor a cada dia.

Continue navegando