Buscar

prova final metodologia cientifica

Prévia do material em texto

1.
	A Iniciação Científica (IC) é o ato de incentivar os acadêmicos da graduação a pesquisar, a conhecer esse mundo, que tanto contribui para o desenvolvimento como ser humano e também profissional. Desenvolver um projeto de IC significa estar diante de um problema, de qualquer natureza, e, diante deste, propor uma solução, e posteriormente mensurá-la para entender o seu alcance. No entanto, observa-se que muitas universidades não levam isso a sério. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A pesquisa não só forma um bom profissional, mas também contribui para o fortalecimento do elo entre a teoria e a prática.
(    ) Em projetos de Iniciação Científica não podem surgir ideias inovadoras e/ou novas descobertas.
(    ) De forma geral, a teoria é uma generalização que a prática aparece de forma muito particular, as vezes, incompreensível sem o ato da pesquisa.
(    ) No mundo contemporâneo, o bom profissional é aquele que qualifica o seu olhar para compreender a realidade, e neste aspecto, a pesquisa ajuda muito.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Uma citação torna o trabalho acadêmico mais científico e, para referenciarmos uma ideia, são várias as fontes possíveis para tal pesquisa. Nesse sentido, além de livros e revistas, a fonte de pesquisa pode ser eletrônica, com consulta on-line. Nesse contexto, quanto às fontes eletrônicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir:
I- Os documentos de pesquisa em fonte eletrônica em geral não são válidos para os trabalhos científicos.
II- Os livros e artigos científicos, bem como jornais, também podem ser publicados on-line.
III- Certos artigos de revistas, jornais e teses podem ser encontrados em fontes eletrônicas.
IV- Para as obras pesquisadas na internet, é preciso incluir as informações do endereço eletrônico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	3.
	Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
(    ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
(    ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
(    ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Com relação às citações bibliográficas, essas são essenciais para que o seu trabalho científico contribua de maneira significativa para geração de conhecimento. Para cada obra citada no seu trabalho de pesquisa, ao final, todos autores precisam ser referenciados. Outro aspecto que merece atenção, é com relação às citações diretas e indiretas. É muito comum utilizarmos citações diretas. Talvez esse recurso seja utilizado quando ainda temos maior dificuldade em amarrar os conteúdos das fontes com nossas palavras, referenciando os autores, mas a verdade é que as citações indiretas dão mais prestígio aos artigos. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas citações indiretas, o uso das nossas palavras para descrever determinado assunto dispensa a autoria das ideias que utilizamos.
II- Nas citações indiretas, você, como autor, constrói uma conversa, utilizando ideias de autores, comparando os resultados de diferentes artigos.
III- Construindo parágrafos, onde seus resultados são corroborados com as informações de outros autores, dando a devida autoria, é fundamental para construção de conhecimento.
IV- Ao fazer uso das citações indiretas, na construção de um parágrafo, podemos, para uma mesma ideia ou conceito, utilizar mais de um autor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
	 b)
	A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, está limitada somente às instituições de fomento à pesquisa.
	 c)
	A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
	 d)
	O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
	6.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
FONTE: MENDES, Leozenir. Métodos e técnicas de pesquisa. 2013. Disponível em: <http://fatifajar.com.br/blogadm/wp-content/uploads/2013/02/Material-1_MTP1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 2:
Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano (conhecimento cotidiano).
FONTE: CAMPELLO, Milena. Psicologia: ciência e senso comum. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2194119>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 3:
A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. A princípio, suas limitações lhe impuseram a ansiedade de um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade. O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O acesso ao conhecimento científico é relevante para a evolução da sociedade e do ser humano em si, pois através dele adquirimos novos conceitos, pontos de vista, técnicas, procedimentos e ferramentas. Isso nos faz avançar na construção do saber em uma área do conhecimento. Quem sabe, sem essa "sabedoria", ainda estaríamos na era da pedra, trabalhando com ferramentas rudimentares.
FONTE: LERMEN, Vanderlei. A importância do conhecimento científico, 2008. Disponível em: <http://www.blogdomaciel.com.br/2008/05/importância-do-conhecimento-científico.html>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Considerando as reflexões contidas nos textos 1, 2 e 3, bem como seus conhecimentos sobre o tema, relativas ao conhecimento científico, analise as sentenças a seguir:
I- Contribui para que o acadêmico produza argumentos que demonstremque o conhecimento oriundo da ciência permita uma maior compreensão dos fenômenos que ocorrem no dia a dia.
II- Desmitifica ações cotidianas e amplia a visão de mundo, reconfigurando comportamentos e, principalmente, estimulam o pensamento crítico-reflexivo, tão almejado na constituição de um cidadão consciente e atuante na sociedade.
III- Torna os cidadãos e, consequentemente, os países que neles vivem, menos competitivos, principalmente na implantação de novas tecnologias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Quando fazemos uma citação direta, utilizamos fragmentos de texto de autores que são transcritos literalmente para o nosso trabalho. Essa citação direta ainda pode ser dividida em citação curta e citação longa. Sobre as citações longas, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas citações longas, o fragmento ultrapassa três linhas.
II- Nas citações longas, não há fragmentos da obra.
III- As citações longas se apresentam em espacejamento simples.
IV- Nas citações longas, o fragmento é apresentado em parágrafo próprio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	Os filmes são pouco referenciados em trabalhos acadêmicos. Entretanto, eles podem representar uma excelente fonte de pesquisa de história e literatura e, como toda fonte de pesquisa, os filmes também têm seu modelo de referência. Nesse contexto, observe o exemplo de referência sobre o filme:
EU, robô. Direção de Alex Proyas. EUA: Fox: Videolar, 2004. 1 DVD.
Agora, analise as sentenças a seguir:
I- O exemplo de referência apresentado afirma sobre o filme cujo nome é "Robô" e que foi lançado no Brasil em 2004.
II- No modelo de referência de filme são necessárias informações como: formato do material, nome do filme, produtora, local, ano e direção.
III- O exemplo de referência citado segue o mesmo modelo para documentários, filmes, videoclipes e palestras disponíveis em DVD.
IV- Na falta de modelos, as referências para palestras, apresentações e debates seguem o mesmo modelo de filme.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Luckesi (1989, p. 13) afirma que:
É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmações de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
(    ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
(    ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
(    ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Há certa diversidade nos trabalhos acadêmicos, pois para cada curso que é realizado, é necessário apresentar tais trabalhos, até mesmo como forma de validar o conhecimento obtido, dando a ele um cunho científico e acadêmico. A respeito do tipo de trabalho acadêmico "Dissertação", analise as afirmativas a seguir:
I- As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
II- As dissertações devem expressar somente a vivência do autor da pesquisa.
III- As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação, na modalidade mestrado.
IV- As dissertações devem apresentar um estudo completo com relação ao tema escolhido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	11.
	As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem o seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens. As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o texto e o gráfico anexo (jornada média total de trabalho), avalie as afirmações a seguir.
I. O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independente do formato da família.
II. O fragmento de texto e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, o tempo médio dedicado ao trabalho e a remuneração recebida.
III. No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	I, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	II e III apenas.
Anexos:
enade MTA
	12.
	A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo assim umas das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversação com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais.
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado).A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma pessoa letrada digitalmente tem a capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
PORQUE
II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagnéticos e sonoros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Continue navegando