Buscar

Avaliando Aprendizado 3 Fundamentos de Estatística

Prévia do material em texto

Avaliando Fundamentos de Estatística 3 
Quest.: 1
1.
Em relação aos possíveis resultados numéricos do Coeficiente de Correlação Linear (r) de Pearson entre duas variáveis estatísticas X (variável independente) e Y (variável dependente), identifique a alternativa que contém a análise correta sobre o valor do Coeficiente r:
Se r = 1, as observações estão todas sobre uma linha reta no diagrama de dispersão.
Se r > 0, r = 0,89, por exemplo, há uma fraca correlação linear e a variável dependente aumenta quando a variável independente aumenta.
Se r = 0, não existe qualquer relação entre as duas variáveis
Se r < 0, r = - 0,23, por exemplo, a variável dependente decresce quando a variável independente decresce, pois r é negativo.
Se r < 0, r = - 0,52, por exemplo, há uma fraca correlação linear e a variável dependente decresce quando a variável independente decresce, pois r é negativo.
Quest.: 2
2.
Ao se estudar a ocorrência de Aids em relação aos anos, à partir do ano de 2010, foi verificado que o coeficiente de regressão linear foi igual a -0,01%, ao se ajustar aos dados uma equação da linha reta. Isso implica dizer que:
A reta é decrescente e a cada ano que passa a ocorrência da Aids aumenta 0,01%
A reta é crescente e a cada ano que passa a ocorrência da Aids aumenta 0,01%
A reta não é decrescente e muito menos crescente e a cada ano que passa a ocorrência da Aids diminui 0,01%
A reta é crescente e a cada ano que passa a ocorrência da Aids diminui 0,01%
A reta é decrescente e a cada ano que passa a ocorrência da Aids diminui 0,01%
Quest.: 3
3.
Uma parte da população retirada para analisá-la denomina-se:
Dados brutos
Amostra
Parte
Universo
Pedaço
Quest.: 4
4.
Em Epidemiologia, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descrever a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência.Sobre esses indicadores de morbidade são feitas as seguintes afirmações:
I Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (novos).
II A prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período.
III Casos prevalentes são os incidentes que persistiram em uma população.
IV A taxa de incidência (TI) é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmações são verdadeiras.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
As afirmações III e IV são verdadeiras.
As afirmações I e IV são verdadeiras
Todas as afirmações são falsas.
Quest.: 5
5.
Uma fábrica de tijolos realiza, através do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos empregados a cada 4 anos de atuação na empresa. A avaliação dos resultados durante 8 anos de implantação dessa rotina revelou que, dos 400 empregados examinados ao Raio X de tórax, 80 tinham lesões suspeitas de pneumoconiose (silicose). De acordo com o texto, a taxa que está sendo investigada se refere ao número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período, sendo chamada de taxa de:
Incidência.
Tendência.
Prevalência.
Letalidade.
Mortalidade.

Continue navegando