A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I Planejamento e Administração em Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Jocelma
	
	Disciplina:
	Planejamento e Administração em Serviço Social (SES35)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650494) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23765942
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O gestor, seja ele da área pública ou privada, precisa ter perspicácia para perceber, refletir, decidir e agir em consonância com a finalidade da empresa. Isto evidencia que os gestores necessitam principalmente de aprimoramento ininterrupto das metodologias e técnicas administrativas. Desta forma, considerando os objetivos da organização, analise as sentenças a seguir:
I- A organização preza pela satisfação do empregado e do cliente, pois depende de ambos para lucrar.
II- A organização espera retorno dos investimentos, caso contrário não continuará no mercado.
III- A responsabilidade social e ecológica é atribuição do Estado, não tendo o gestor dever sobre isso.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	O processo de tomada de decisão envolve pessoas (gestores e equipe de trabalho), conhecimento (empírico e científico) e informações (advindas de dentro da organização e fora dela ? o mercado). Articulando estes três elementos, chegaremos a um processo de tomada de decisão por meio do conhecimento adquirido através de sua capacitação profissional e sua vivência organizacional que, atreladas com as informações internas e externas da organização, podem realizar um diagnóstico da realidade e assim tomar uma decisão. Sobre o processo de tomada de decisão, analise as seguintes sentenças:
I- Decisões Rotineiras acontecem constantemente, ou seja, diariamente se deve tomar decisões sobre os mesmos elementos ou fatores.
II- Decisões de Emergência acontecem quando algo não foi programado e, por isso, deve-se tomar uma decisão urgente para solucionar um problema ou uma oportunidade repentina.
III- Decisões Estratégicas não são programadas em prol dos objetivos organizacionais.
IV- Decisões Operacionais são aquelas decisões tomadas no intuito de realizar as operações produtivas com eficiência, eficácia e efetividade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Um plano é um "documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir um plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a sua definição, pois somente desse modo é que se pode responder às questões indicadas", ou seja, um plano são as diretrizes mestras de um programa ou projeto social (ALVES, 2013, p. 2). Sobre os componentes necessários para a elaboração de um bom plano, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se formular uma síntese dos fatos e das necessidades que motivam o plano, capazes de formular e explicar os objetivos deste.
II- É necessária a formulação da política de prioridades de maneira explícita, que informe a razão das escolhas tomadas.
III- É imprescindível a elaboração de um quadro, ordenado por itens, de mudanças a operar, estrutura e  conteúdo dos setores e dos níveis os rendimentos previstos.
IV- Deve-se elaborar o quadro cronológico com metas ou resultados a alcançar ao término do período ou em etapas.
V- É importante, porém dispensável, a distribuição das responsabilidades de execução e de avaliação dos resultados, podendo ser eles, informados ao final das atividades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVES, Sigridi. Tipos e níveis de planejamento. 2013. Disponível em: <https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/>. Acesso em: 8 ago. 2018.
	 a)
	I, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	I, II e III estão corretas.
	 c)
	I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	I, II, IV e V estão corretas.
	4.
	Sabemos que o líder é uma figurante importante para uma organização, este deve tomar decisões de forma coerente para que se obtenha os resultados esperados. Sendo assim, qual postura o líder deve apresentar?
	 a)
	Agir sem pressa quando as decisões falharem.
	 b)
	Evitar a avaliação do impacto das decisões sobre seus colegas.
	 c)
	Decidir questões vitais com rapidez, sem adiá-las.
	 d)
	Tomar decisões em situações de pressão extrema.
	5.
	Observamos que o processo de gestão participativa, como novo paradigma conceitual e empresarial, demanda, portanto, a importância do comprometimento ativo das pessoas envolvidas no desenvolvimento e aplicação de metodologias mais participativas e humanizadoras. Desta forma, que tipo de consciência organizacional deve ser desenvolvido?
	 a)
	Consciência ecológica e ambiental.
	 b)
	Consciência participativa e integradora.
	 c)
	Consciência econômica e social.
	 d)
	Consciência conservadora e crítica.
	6.
	Estudamos que as instituições, indiferente dos setores em que atuam, necessitam ser administradas adequadamente para obter o sucesso esperado. Assim, a gestão de uma empresa deve consistir de um processo sistemático dos pontos positivos e negativos da empresa, como também da viabilidade ambiental. Sobre os demais aspectos do processo de gestão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As transformações ambientais não precisam ser levadas em consideração pelos processos de gestão.
	 b)
	O processo de gestão deve compor objetivos, táticas e atuações que possibilitem um aumento da disputa empresarial.
	 c)
	A gestão deve compor-se de um processo que constantemente identifica os pontos neutros da organização.
	 d)
	A gestão de empreendimentos públicos não precisam de inovação, pois a coisa pública não é mutável.
	7.
	Existem aspectos fundamentais no processo administrativo que as organizações devem seguir para obter eficiência, eficácia e efetividade em seus negócios. Nesse sentido, ao fazermos a coisa certa, de maneira adequada, obtemos bons resultados. Desta forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Controle.
II- Organização.
III- Planejamento.
IV- Liderança.
(    ) Ação gerencial que abarca quais trabalhos devem ser realizados, quem e como irá concretizá-los, a quem cada pessoa se dirige e em que lugar as decisões devem ser tomadas.
(    ) Papel gerencial que envolve a definição das metas de uma organização e uma estratégia completa para alcançá-las, como também o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar atividades.
(    ) Comando que abrange a motivação dos funcionários, direção das atividades dos outros, seleção do canal de comunicação mais eficaz e solução de tumultos entre os membros.
(    ) Manejo do processo de monitoramento das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e alinhamento de quaisquer desvios expressivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	III - I - II - IV.
	8.
	Para um bom desenvolvimento organizacional, é primordial que as funções sejam desempenhadas com eficiência, eficácia e efetividade. Como as empresas conseguem que seus colaboradores desenvolvam suas atividades dessa forma?
	 a)
	Garantindo a satisfação e motivação dos empregados.
	 b)
	Preocupando-se somente com a responsabilidade social.
	 c)
	Proporcionando a satisfação exclusiva do cliente.
	 d)
	Adotando métodos e atitudes da ?velha administração?.
	9.
	A participação é um dos princípios da democracia, pois sem ela não é possível transformar em realidade nenhum dos outros princípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade. Trata-se de um direito de todos, sem restrições de cor, raça, etnia, religião, partido político etc. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ir

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.